O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO: A IMPORTÂNCIA DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIDADE PARA O ENSINO

Autores

  • Marcel Pereira Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Araraquara
  • Luzia Sigoli Fernandes Costa Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Ciência, Tecnologia e Sociedade, Pesquis a Científica, Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia

Resumo

Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) correspondem ao estudo da inter-relação existente entre a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade. Os estudos de CTS surgiram há cerca de três décadas e se iniciaram a partir de novas correntes de investigação em filosofia e sociologia da ciência e de um incremento da sensibilidade social e institucional sobre a necessidade de uma regulação democrática das mudanças científico-tecnológicas. Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia foram criados em 23 de dezembro de 1909, por meio do Decreto nº 7.566, com a denominação “Escolas de Aprendizes Artífices”, destinadas ao ensino profissional, primário e gratuito. Em 1937, transformaram-se em “Liceus Profissionais”, destinados ao ensino profissional de todos os ramos e graus. Em 1942, passaram a denominar-se “Escolas Industriais e Técnicas”; em 1959, “Escolas Técnicas Federais”. No ano de 1994, a Lei nº 8.948 transformou as Escolas Técnicas Federais em “Centros Federais de Educação Tecnológica – CEFETs”. Em 1998, pela Lei nº 11.892, os Centros Federais de Educação Tecnológica transformaram-se em “Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia”; com esta última transformação, os popularmente conhecidos Institutos Federais passaram a ter status de universidade, trabalhando com a tríade: ensino, pesquisa e extensão. Este estudo discorre especificamente sobre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) sob o viés da CTS, portanto, pretende-se discutir a importância da CTS no contexto do IFSP.

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