MARCAS E TRAJETÓRIAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL PARTE 3: DOS ANOS 60 AO SURGIMENTO DOS INSTITUTOS FEDERAIS

Autores

  • Ana Clédina Rodrigues Monteiro Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
  • Ana Lúcia Braz Dias Central Michigan University - CMU/USA
  • Célia Maria Carolino Pires Pontifíca Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
  • Harryson Júnio Lessa Gonçalves Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

Palavras-chave:

Educação Profissional, História da Educação, Educação Brasileira

Resumo

Compreender a História da Educação Brasileira faz parte do processo de reconhecimento de sua evolução e das suas perspectivas futuras. Nesse sentido, este artigo tem como intuito caracterizar elementos da evolução da Educação Profissional no período compreendido entre os anos 60 ao momento atual, reconhecido como de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT). Para tanto, tem-se como eixo norteador das análises elementos sociais e pedagógicos. O estudo foi delineado comopesquisa qualitativa de natureza fenomenológica, no qual os dados foram coletados e organizados a partir de revisão da literatura especializada e de documentos históricos (legislações).

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Educação Profissional