MARCAS E TRAJETÓRIAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL PARTE 1: PRIMEIROS QUATROCENTOS ANOS DE HISTÓRIA DO BRASIL (1500 A 1900)

Autores

  • Ana Clédina Rodrigues Monteiro Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
  • Ana Lúcia Braz Dias Central Michigan University - CMU/USA
  • Célia Maria Carolino Pires Pontifíca Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
  • Harryson Júnio Lessa Gonçalves Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

Palavras-chave:

Educação Profissional, História da Educação, Educação Brasileira

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar os principais fatos históricos que antecederam o surgimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) no Brasil. Os dados apresentados originaram-se de uma pesquisa qualitativa denatureza fenomenológica, sendo coletados a partir da revisão de literatura especializada e de documentos históricos (legislações). O trabalho apresenta um recorte dos fatos queimpulsionaram o surgimento das Escolas de Aprendizes Artífices – marco histórico da institucionalização da Educação Profissional no Brasil. Tal recorte se insere em um projeto de maior amplitude, que se preocupou com a inserção do ensino de Matemática na Educação Profissional e nos currículos dos cursos de Matemática, com o intuito de contribuir com estudos que auxiliem na compreensão do ensino damatemáticaneste segmento de ensino.

Referências

BRANDÃO, Marisa. Da arte do ofício à ciência da indústria: a conformação do capitalismo industrial no Brasil vista através da educação profissional. In: SENAC. Boletim técnico do SENAC. São Paulo, vol.3, no 25, 1999. Disponível em: http://www.senac.br/informativo/bts/253/boltec253b.htm. Acesso em: 01 mar. 2011.
BRASIL. Decreto no 1.334-A, de 17 de fevereiro de 1854. Approva o regulamento para a reforma do ensino primário e secundário no Município da Côrte. Disponível em: http://www.camara.gov.br/Internet/InfDoc/conteudo/colecoes/Legislacao/1854%20pronto/leis%201854/dec%20n°1325%20à%201331A-pg12-p11.pdf. Acesso em: 01 mar. 2011.
_____. Lei de 15 de outubro de 1827. Manda crear escolas de primeiras letras em todas as cidades, villas e logares mais populosos do império. Disponível em: http://www.camara.gov.br/Internet/InfDoc/conteudo/colecoes/Legislacao/Legimp-J_19.pdf#page=1.Acesso em: 08 jan. 2012.
_____. Aviso no 49 do Ministério dos Negócios do Império de 26 de fevereiro de 1825. Pede informações sobre a instrução pública nas Províncias. Coleção das Decisões do Governo do Império do Brasil de 1825. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1885.
_____. Alvará de d. Maria I de 5 de janeiro de 1785. In: BRASIL. MINISTÉRIO DA JUSTIÇA. ARQUIVO NACIONAL (Org.) O arquivo nacional e a história luso-brasileira. Lisboa: Paço de Nossa Senhora da Ajuda, 1785. Disponível em: <http://www.historiacolonial.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=978&sid=107&tpl=printerview>. Acesso em: 19 fev. 2012.
_____. Alvará de d. João de 1º de abril de 1808. In: BRASIL. MINISTÉRIO DA JUSTIÇA. ARQUIVO NACIONAL (Org.) O arquivo nacional e a história luso-brasileira. Rio de Janeiro: Palácio do Rio de Janeiro, 1808. Disponível em: <http://www.historiacolonial.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=979&sid=107
>. Acesso em: 19 fev. 2012.
CUNHA, Luiz Antônio. O ensino de ofícios nos primórdios da industrialização. São Paulo: Unesp, Brasília: Flacso, 2000.
FONSECA, Celso Suckow da. História do ensino industrial no Brasil. Rio de Janeiro: SENAI, Vol.1, 1986.
GARCIA, Sandra Regina de Oliveira. O fio da história: a gênese da formação profissional no Brasil. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 23a, 2000, Caxambu. Anais.... Caxambu: Anped, 2000. p. 1-18. Disponível em: <http://www.anped.org.br/reunioes/23/textos/0904t.PDF>. Acesso em: 13 mar. 2011.
GOMES, Luiz Claudio Gonçalves. Imagens não contidas: Escola de Aprendizes Artífices de Campos (1910-1942). Dissertação (Mestrado em Educação). Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2004.
GONÇALVES, Harryson Júnio Lessa. A educação profissional e o ensino de matemática: conjunturas para uma abordagem interdisciplinar. 178 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo: São Paulo, 2012.
MANFREDI, Silvia Maria. Educação profissional no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002.
MATTOS, Selma Rinaldi de. O Brasil em lições: a história como disciplina escolar em Joaquim Manuel de Macedo. Rio de Janeiro: Access Editora, pp.33-57, 2000.
OHLWEILER, Otto Alcides. Evolução sócio-econômica do Brasil. São Paulo: Ortiz, 1990.
PINTO, Fernanda Bouth. Vendo vozes: a história da educação dos surdos no Brasil oitocentista. La Cultura Sorda. 2006. Disponível em: <http://www.cultura-sorda.eu/resources/Bouth_vendo_vozes.pdf>. Acessado em 12 mai. 2011.
ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da educação no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1980.
SAMPAIO, Juarez Silva. O componente curricular educação física no Ensino Médio integrado da Escola Agrotécnica Federal de Santa Inês/BA. 79 f. Dissertação (Mestrado em
Educação Agrícola), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro: Seropédica, 2010.
SOARES, Maria Aparecida Leite. A educação do surdo no Brasil. Bragança Paulista: EDUSF; Campinas: Autores Associados, 1999.
ZICCARDI, Lydia Rossana Nocchi. O curso de Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo: uma história de sua construção/desenvolvimento/legitimação. 2009. Tese. (Doutorado em Educação Matemática) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática. PUC/SP, 2009.

Downloads

Edição

Seção

Educação Profissional