A prática docente no ensino de português do Brasil para falantes de outras línguas (PBFOL): relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.47734/Palavras-chave:
Português como Língua Adicional, Monitoria Acadêmica, Formação docenteResumo
O artigo constitui um relato de experiência sobre a monitoria acadêmica realizada no curso de Português do Brasil para Falantes de Outras Línguas (PBFOL), ofertado pelo Campus São Paulo do Instituto Federal de São Paulo/IFSP, no segundo semestre de 2025. O objetivo é descrever as atividades desenvolvidas e analisar as contribuições dessa vivência para a formação inicial docente, especialmente no que tange ao protagonismo e à adaptação pedagógica em ambiente virtual. A fundamentação teórica ancora-se nos conceitos de Mediação Pedagógica (Moran, 2000) e Metodologias Ativas (Valente, 2018). As análises indicam que o suporte contínuo e o feedback individualizado são fundamentais para o engajamento de estudantes imigrantes e refugiados em modalidades remotas. Conclui-se que a monitoria antecipa desafios da regência de classe, consolidando a importância da prática desde o início da licenciatura.
Referências
DALTRO, M. R.; FARIA, A. A. Relato de experiência: uma narrativa científica na pós-modernidade. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, v. 19, n. 1, p. 223-237, 2019.
GARCIA, L. T. S.; SILVA FILHO, L. G.; SILVA, M. V. G. Monitoria e avaliação formativa em nível universitário: desafios e conquistas. Perspectiva, v. 31, n. 3, p. 973-1003, 2013.
GROSSO, M. J. Língua de acolhimento, língua de integração. Horizontes de Linguística Aplicada, Brasília, v. 9, n. 2, p. 61–77, 2010.
MORAN, J. M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo: Papirus, 2000.
ROJO, R.; MOURA, E. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.
VALADARES, F. B. Português do Brasil para hispânicos: percurso de ensino e relato de experiência. Revista (Con)Textos Linguísticos, Vitória, v. 14, n. 27, p. 398-413, 2020.
____________. Relatório global de oferta de cursos de extensão – 2025/2. São Paulo: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Paulo, 2025. Disponível em:
https://drive.google.com/file/d/1ToZUW2bvTcr2C6Sqm6nR7c3gFXE1DIAt/view. Acesso em: 26 ago. 2026.
VALENTE, J. A. A sala de aula invertida e a possibilidade do ensino personalizado. In: MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 26-44.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Revista Iluminart

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.