Educação e representatividade negra: FNB - Frente Negra Brasileira, da diferença a desigualdade.

Autores

  • Camila Gonçalves Lima Rosa Unesp Araraquara

Palavras-chave:

educação e ensino; escravidão; afro-brasileiro; frente negra brasileira

Resumo

Esse artigo partiu das inquietações e questionamentos gerados a partir dos estudos realizados nas aulas na disciplina de teoria e metodologia, do curso de pósgraduação de ciências sociais, confrontando, o mesmo, com a elaboração e o desenvolvimento do projeto de pesquisa do mestrado que se encontra em andamento. Com base nisso, esse artigo tem o objetivo de investigar os marcos históricos, políticos, filosóficos e educacionais que envolvem a luta desde 1931, onde a escravidão no Brasil havia sido abolida há menos de 50 anos e mesmo assim os negros continuavam sendo tratados como escravos. Neste contexto, os negros começaram a se organizar para terem os seus direitos respeitados, surgindo assim, o Movimento Frente Negra Brasileira (FNB) em São Paulo, com a proposta de desenvolver um trabalho socioeducativo e cultural com a população negra.

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Publicado

2024-11-18

Edição

Seção

Fluxo contínuo