Itinerário formativo “Formação técnica e profissional” do novo ensino médio: elementos basilares para a discussão curricular
Palavras-chave:
Reforma do ensino medio, Itinerário formativo, Formação técnica e profissional, Educação profissionalResumo
Explora a produção acerca do itinerário formativo profissionalizante na implementação do Novo Ensino Médio brasileiro após a Reforma ocasionada pela Lei nº13.415/2017, a fim de examinar as primeiras experiências documentadas, principalmente na modalidade que integra ao ensino médio o itinerário ‘Formação Técnica e Profissional’. A metodologia envolve a análise qualitativa desta produção acadêmica a partir de pesquisa bibliográfica, produzindo uma síntese sobre o período de 2017 ao primeiro semestre de 2023, sobre os 32 textos identificados e ligados à temática. Ressalvado o distanciamento temporal quase inexistente entre as primeiras experiências desta Reforma do Ensino Médio e as produções recentes, primeiramente foi possível mapear estas publicações, concentradas nas instituições superiores federais, seguidas das estaduais de São Paulo. Em segundo, a seleção de uma agenda de investigação é algo que poderá ser desenvolvido em pesquisas posteriores. Os trabalhos consultados sugerem que não há um projeto educacional de longo prazo no país – o que, sem adentrar no mérito do debate, seria reforçado pelas decisões mais recentes tomadas pelo Ministério da Educação em 2023 e início de 2024. Nas interfaces com a Educação Profissional e Tecnológica, os autores revelam preocupação com o impacto desta nova formação profissional, que seria precarizada quanto à forma e a oferta.Referências
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