O ensino inclusivo de língua inglesa na educação profissional e tecnológica: um levantamento bibliográfico

Autores

  • Valdéres da Silva IFSP
  • Eva Cristina Francisco IFSP - Avaré

Palavras-chave:

Inglês, Educação Profissional e Tecnológica, Inclusão

Resumo

A Língua Inglesa (LI), como ferramenta de comunicação, tem se mantido imprescindível para quem deseja alcançar destaque neste mundo globalizado. Assim, ela, enquanto componente curricular, está difundida nas unidades escolares, inclusive na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Nesses espaços educativos são notáveis as mudanças sofridas no decorrer do tempo, principalmente no que concerne ao público. Por meio de processos inclusivos e afirmativos, camadas – até então excluídas na sua totalidade e.g., pretos, deficientes físicos, surdos, entre outros – passaram a frequentar esses espaços e gozar de direitos outrora negados. Este estudo busca mapear, por meio de uma pesquisa bibliográfica, a literatura nacional referente ao Ensino de Língua Inglesa em cenário inclusivo na Educação Profissional e Tecnológica. Para tal, propomos investigar os bancos de dados do Portal de Periódico da CAPES e a SciELO por meio de três descritores de forma isolada, como também com suas intersecções com operadores booleanos. Os resultados destacam a existência de um número significativo de trabalhos com temáticas separadas, mas uma lacuna substancial no que tange aos trabalhos com intersecções de temas. A análise comparativa dos dados revela insights importantes para compreender o cenário investigado e sugere caminhos para aprimorar a produção científica com uma abordagem mais holística.

Biografia do Autor

Eva Cristina Francisco, IFSP - Avaré

Licenciada em Letras Inglês pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2004); Licenciada em Letras/Espanhol pelo Instituto Superior de Educação Alvorada Plus (2014); possui Especialização em Metodologia de ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira pelo Centro Universitário Internacional -UNINTER (2011); Especialização em Linguística Forense pela UNYLEIA (2022); Mestrado em Comunicação pela Universidade de Marília (2010), é Doutora com pós-doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2016 /2018) . Possui experiência como coordenadora de curso superior e de pós-graduação e consultoria/assessoria na construção de currículos do ensino superior. É docente do Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Avaré. Tem experiência na área de Letras, com concentração em Estudos Linguísticos e língua inglesa. É autora dos livros Os signos educativos em Felicidade por um fio: uma abordagem às relações étnico-raciais (2021) e Nos bastidores do cinema: a trajetória do papel às telas no filme Primo Basílio (2021) - indicado para o prêmio Jabuti 2022. Está entre as vencedoras do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques pela Fundação Carlos Chagas, edição de 2023. É embaixadora do Prêmio LED pela Rede Globo e Fundação Roberto Marinho, 2024. É docente permanente da pós-graduação stricto-sensu do IFSP (ProfEPT). No momento está atuando como docente visitante no Instituto Politécnico de Bragança- Portugal, enquanto missão no exterior.

Referências

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Publicado

2024-12-13

Edição

Seção

Fluxo contínuo