O ensino inclusivo de língua inglesa na educação profissional e tecnológica: um levantamento bibliográfico
Palavras-chave:
Inglês, Educação Profissional e Tecnológica, InclusãoResumo
A Língua Inglesa (LI), como ferramenta de comunicação, tem se mantido imprescindível para quem deseja alcançar destaque neste mundo globalizado. Assim, ela, enquanto componente curricular, está difundida nas unidades escolares, inclusive na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Nesses espaços educativos são notáveis as mudanças sofridas no decorrer do tempo, principalmente no que concerne ao público. Por meio de processos inclusivos e afirmativos, camadas – até então excluídas na sua totalidade e.g., pretos, deficientes físicos, surdos, entre outros – passaram a frequentar esses espaços e gozar de direitos outrora negados. Este estudo busca mapear, por meio de uma pesquisa bibliográfica, a literatura nacional referente ao Ensino de Língua Inglesa em cenário inclusivo na Educação Profissional e Tecnológica. Para tal, propomos investigar os bancos de dados do Portal de Periódico da CAPES e a SciELO por meio de três descritores de forma isolada, como também com suas intersecções com operadores booleanos. Os resultados destacam a existência de um número significativo de trabalhos com temáticas separadas, mas uma lacuna substancial no que tange aos trabalhos com intersecções de temas. A análise comparativa dos dados revela insights importantes para compreender o cenário investigado e sugere caminhos para aprimorar a produção científica com uma abordagem mais holística.Referências
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