Conceitos estruturantes da Química em projetos de Licenciatura Intercultural Indígena

Autores

  • Daiane Universidade de São Paulo
  • Marcelo Giordan

Palavras-chave:

interculturalidade, licenciatura indígena, química, formação de professores indígenas

Resumo

O artigo apresenta natureza qualitativa com foco na análise documental comparativa entre Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) de Licenciatura Intercultural Indígena (LII) de universidades brasileiras. O objetivo busca compreender como o conhecimento químico se manifesta em onze documentos de LII. A análise consiste em localizar um conjunto de conceitos estruturantes por meio de ferramentas de busca dos documentos e interpretá-los no contexto circundante à formação intercultural de professores indígena de modo a discutir como o conhecimento químico fundamenta os documentos. São propostos onze unitermos que expressam conceitos característicos sobre a composição, propriedade e transformação da matéria. A maior parte dos unitermos foi localizada em ementas e bibliografias de disciplinas e remete a uma visão eurocêntrica do campo de conhecimento, não tendo sido observado conhecimentos e práticas atinentes às culturas indígenas, indiciando proposições curriculares pouco contextualizada com a formação intercultural.

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Publicado

2024-07-29

Edição

Seção

Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química (EPPEQ)