A importância das informações em braile nos medicamentos e a necessidade de sua regulamentação: uma perspectiva CTS

Autores

Palavras-chave:

ensino de química, CTS, deficiência visual, medicamentos

Resumo

A despeito da existência de diversas leis no Brasil que deveriam assegurar os direitos da pessoa com deficiência, essa parcela da população continua sendo desrespeitada e tendo seus direitos negados e cerceados em aspectos fundamentais do cotidiano, como a falta de informações ou a baixa qualidade da escrita em braile nos medicamentos. No tocante à deficiência visual, isso se torna um agravante, pois, a forma de exclusão social pode acarretar danos à saúde, podendo levar inclusive à morte. Esse artigo, criado como trabalho final para uma disciplina de Ensino de Química, pretende, além de problematizar o tema, denunciar a ausência de políticas públicas para a regulamentação das informações em braile nos medicamentos. O Ensino de Química na perspectiva CTS tem muito a contribuir para o crescimento da temática dentro de perspectivas transdisciplinares, especialmente para a autonomia de todos e para interagir melhor com o mundo.

Biografia do Autor

Madeleine Bianca Rodrigues, IFSP

É formada em Licenciatura em Química (2022) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP, campus Matão. Tem experiência com a docência pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID (2021 - 2022). Atualmente, está cursando Engenharia de Alimentos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP, campus Matão.

Juliana Barretto de Toledo, IFSP, Campus Matão

É doutora em Ciências (2017) pelo programa de pós-graduação em Química da Universidade Federal de São Carlos-UFSCar, campus São Carlos, Mestre (2002), Licenciada (2002) e Bacharel (1996) em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP, campus de Araraquara. Tem experiência ampla experiência na área de Educação, sendo professora há 33 anos, dos quais 19 deles foram dedicados à Educação Básica e a Cursos Pré-Vestibulares. Suas pesquisas envolvem temas variados, como: Educação Química, Formação de Professores, Educação Inclusiva, Biocombustíveis, Química de Alimentos e Química de Materiais. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP, campus Matão, onde ministra aula para o curso superiores de Licenciatura em Química. Também atua como professora colaboradora no curso de MBA em Gestão Escolar, ofertado pela Esalq/PECEGE-USP. Ta Em seu campus coordena o Programa Institucional da CAPES Residência Pedagógica e é Coordenadora do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Escolares Específicas-NAPNE. Igualmente, compõe o Núcleo Docente Estruturante - NDE e o Colegiado do curso de Licenciatura em Química.

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Publicado

2024-07-29

Edição

Seção

Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química (EPPEQ)