Uma análise das influências da Contrarreforma do Ensino Médio na Rede Federal de Educação a partir do caso do IFF

Autores

Palavras-chave:

, Formação Humana Integral, Instituto Federal Fluminense

Resumo

Após a promulgação da Lei n° 13.415/2017, conhecida como a Lei da "Reforma" do Ensino Médio, inúmeros problemas foram trazidos para a educação pública brasileira, dentre eles uma nova disposição curricular. Nesse sentido, objetivamos analisar como a referida Lei e os dispositivos legais suscitados por ela influenciam direta ou indiretamente a rede federal de educação, que se acreditava estar "intocada" por essa "reforma". Para tanto, utilizando como base o materialismo histórico-dialético, realizamos uma breve contextualização sociopolítica e histórica da referida lei, a fim de entender sua construção e implicações. Além disso, nos debruçamos sobre o NEM e suas possíveis influências nas DCNEPT e, portanto, na reformulação dos PPC do Instituto Federal Fluminense, nosso locus de pesquisa. Como esperado, encontramos nos PPC analisados: redução de carga horária do Núcleo Básico com exclusão ou diminuição massiva da carga horária de disciplinas como Filosofia e Sociologia. Com esses resultados, percebemos influência do NEM na reformulação dos PPC e como isso já está se mostrando extremamente problemático: impedir a formação humana integral de nossos/as estudantes, promovendo a captura de suas subjetividades em prol do projeto societário do capital em tempos de crise em um contexto de capitalismo dependente.

Biografia do Autor

Matheus Rufino Castro, Colégio Pedro II

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011), Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2015) e Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2020). Atualmente, é Professor EBTT - Educação Física do Colégio Pedro II, Campus Duque de Caxias, e coordena o Núcleo de Estudos em Educação e Realidade Brasileira (NEEREBRA)/CPII.

Referências

ALVES, G. A. P. Trabalho e Subjetividade: o metabolismo social da reestruturação produtiva do capital. Marília: 2008.

ALTHUSSER, L. Ideologia e Aparelhos Ideológicos de Estado. São Paulo: Martins Fontes, 1980.

ALVES, U. A. et. al. Proletarização do trabalho docente e o notório saber: desafios e entraves para o resgate da valorização do professor. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 62-79, 2020.

ANDRADE, R. P.; SOUZA, R. A. A escola como aparelho ideológico do Estado na obra de Louis Althusser (1918-1990). Revista Communitas, v. 7, n. 15, 2023.

ANTUNES, R. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2018.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 01, de 05 de janeiro de 2021. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica. D.O.U, Brasília, 05 de janeiro de 2021. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-1-de-5-de-janeiro-de-2021-297767578. Acesso em: 27 mar. 2024.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução n° 6, de 20 de setembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Brasília: MEC, 2012. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/media/seb-1/pdf/leis/resolucoes_cne/rceb006_12.pdf. Acesso em: 27 mar. 2024.

BRASIL. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 26 mar. 2024.

BRASIL. Lei nº 11.741, de 16 de julho de 2008. Altera dispositivos da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para redimensionar, institucionalizar e integrar as ações da educação profissional técnica de nível médio, da educação de jovens e adultos e da educação profissional e tecnológica. Brasília, 2008. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11741.htm. Acesso em: 27 mar. 2024.

CAMPELO, C. L. F.; JOHANN, R. C.; PEREIRA, A. M. S. A Base Nacional Comum Curricular e a Reforma do Ensino Médio: uma crítica à luz do materialismo histórico. Revista Gesto-Debate. Campo Grande - MS, v. 21, n. 3, p. 31-64, jan./dez. 2021.

CARCANHOLO, M. D. O atual resgate crítico da teoria da dependência. Revista Trabalho, Educação, Saúde, Rio de Janeiro, v. 11 n. 1, p. 191-205, jan./abr. 2013

CASAGRANDE, A. L.; ALONSO, K. M. Ensino Médio e Educação a Distância: uma relação possível? Revista e-Curriculum, São Paulo, v.18, n.3, p. 1447-1465, jul./set. 2020.

CASTRO, M. R.; OLIVEIRA, I. F. “Mudar para que tudo fique como está”: a Reforma do Ensino Médio e o aprofundamento da dependência educacional no Brasil. Germinal: Marxismo e Educação em debate. Salvador, v. 14, n. 1, p. 309-330, abr. 2022.

CASTRO, M. R.; PESSANHA, L. O “Novo” Ensino Médio e a Rede Federal: uma análise inicial das tendências a partir da comparação entre o Colégio Pedro II e a Rede Estadual do Rio de Janeiro. Anais do III Simpósio EPT Sudeste, v. 1, n. 1, 2023.

HARVEY, D. O neoliberalismo: história e implicações. 5. ed. São Paulo: Loyola, 2008.

INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE. Projeto Pedagógico do Curso de Informática Integrado ao Ensino Médio. Campos dos Goytacazes, 2021. Disponível em: https://portal1.iff.edu.br/nossos-campi/bom-jesus-do-itabapoana/arquivos/documentos/ppc-tecnico-integrado-ao-ensino-medio-em-informatica_v3.pdf. Acesso em: 27 mar. 2024.

INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. Campos dos Goytacazes, 2016. Disponível em: https://cdd.iff.edu.br/documentos/resolucoes/2017/resolucao-23. Acesso em: 27 mar. 2024.

JINKINGS, I.; DORIA, K.; CLETO, M. (Orgs.). Por que gritamos golpe? Para entender o impeachment e a crise política no Brasil. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2016.

KUENZER, A. Z. Exclusão includente e inclusão excludente: a nova forma de dualidade estrutural que objetiva as novas relações entre educação e trabalho. In: LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D.; SANFELICE, J. L. (Orgs.). Capitalismo, trabalho e educação. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.

MANFRÉ, A. H. Cultura do empresário de si: a educação empresarial e a nova governamentalidade. Revista Sociais & Humanas, v. 35, n. 1, 2022.

MARINI, R. M. Subdesenvolvimento e revolução. 3.ed. Florianópolis: Insular, 2012.

MOTTA, V.; ANDRADE, M. C. Empresariamento da educação de novo tipo: mercantilização, mercadorização e subsunção da educação ao empresariado. Revista Desenvolvimento & Civilização, [S. l.], v. 1, n. 1, 2020.

NETA, A. A. C.; CARDOSO, B. L. C.; NUNES, C. P. Reformas educacionais no contexto pós-golpe de 2016. Revista Educação em Debate. Fortaleza, ano 40, n. 77, set./dez. 2018.

OLIVEIRA, T. F. A Educação Profissional e Tecnológica a partir das novas diretrizes: da precarização à privatização. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 5, n. 2, 2021.

PAIXÃO, A. E. A Lei No 13.415/2017 e a Educação Profissional: uma análise dos caminhos da reforma nos Institutos Federais. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Programa de Pós-graduação em Educação. Curitiba, 2023.

PEREIRA, N. F. F. A historicidade da dualidade na educação: a contrarreforma do ensino médio. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Centro de Educação, Programa de Pós-graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras.. Foz do Iguaçu, 2022.

PEREIRA, R. S.; MELLO, M. B.; SANTOS, C. C. F. Dualidade Estrutural e o Ensino Médio no Brasil. Rev. Bras. de Educ. de Jov. e Adultos, v. 7, 2019.

PINTO, G. L. H. et. al. Sobreviventes e náufragos: reflexões sobre Filosofia e Sociologia no Ensino Médio no contexto de disputas sociopolíticas contemporâneas. Acta Scientiarum. Education, v. 46, e68034, 2024.

RAMOS, M. N. Ensino Médio Integrado: da conceituação à operacionalização. Cadernos de Pesquisa em Educação - PPGE/UFES. Vitória/ES, v. 19, n. 39, p. 15-29, jan./jun. 2014.

RAMOS, M. N. Ensino Médio no Brasil Contemporâneo: coerção revestida de consenso no “Estado de Exceção”. Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 2–11, 2019.

RAMOS, M.; PARANHOS, M. Contrarreforma do Ensino Médio: dimensão renovada da pedagogia das competências? Revista Retratos da Escola. Brasília, v. 16, n. 34, p. 71-88, jan./abr. 2022.

SAFATLE, V. A economia é a continuação da psicologia por outros meios: sofrimento psíquico e o neoliberalismo como economia moral. Pg. 17-46. In: SAFATLE, V; SILVA JÚNIOR, N. DA; DUNKER, C. (orgs). Neoliberalismo como gestão do sofrimento psíquico. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

SANTOMÉ, J. T. Currículo Escolar e Justiça Social: o cavalo de troia da educação. Porto Alegre: Penso, 2013.

SAVIANI, D.; GALVÃO, A. C. Educação na pandemia: a falácia do "ensino" remoto. Universidade e sociedade: projeto da Andes-Sindicato Nacional. Brasília, DF: Andes-Sindicato Nacional, 2021. Vol. 31, n. 67 (jan., 2021), p. 36-49. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11890. Acesso em: 26 mar. 2024.

SILVA, A. M. A precarização do trabalho docente no século XXI: o precariado professoral e o professorado estável-formal sob a lógica privatista empresarial nas redes públicas brasileiras. 2018. 395p. Tese (Doutorado em Educação) –Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, 2018.

SILVA, A. V. M. Neotecnicismo - a Retomada do Tecnicismo em Novas Bases. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 10–16, 2018.

SILVA, L. M.; CIASCA, M. I. F. L. História da Educação Profissional no Brasil: do período colonial ao governo Michel Temer (1500-2018). Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 5, n° 1, 2021.

SILVA, L. M.; MELO, T. G. S.; NASCIMENTO, J. P. Ensino Médio Integrado e práticas integradoras: caminhos para a formação humana integral. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 8, p. 2–10, 2015.

WILLIMA, K. G. A Educação Básica mínima e os itinerários (de)formativos: como fica a formação da juventude brasileira? In: DICKMANN, I. (Org.). Entrelinhas da Educação. Diálogo Freiriano: Veranópolis, 2023.

WILLIMA, K. G.; CASTRO, M. R. Uma análise das influências da Contrarreforma do Ensino Médio na Rede Federal de Educação a partir do caso do IFF. Anais do III Simpósio EPT Sudeste - SIMEPT. São Paulo: IFSP, 2023. v. 1. p. 32-36.

WILLIMA, K. G.; SOUZA, L. S. M. P.; CASTRO, M. R. A escalada neoliberal conservadora e o “Novo” Ensino Médio: uma análise curricular comparada. Anais do Seminário de Educação, Diversidade e Direitos Humanos. [S. l.], v. 2, n. 1, p. 01–05, 2024.

WITTACZIK, L. S. Educação Profissional no Brasil: histórico. E-Tech: Atualidades Tecnológicas para Competitividade Industrial, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 77-86, 1º. sem., 2008.

Downloads

Publicado

2024-11-18 — Atualizado em 2024-11-18

Versões

Edição

Seção

Fluxo contínuo