Uma análise das influências da Contrarreforma do Ensino Médio na Rede Federal de Educação a partir do caso do IFF
Palavras-chave:
, Formação Humana Integral, Instituto Federal FluminenseResumo
Após a promulgação da Lei n° 13.415/2017, conhecida como a Lei da "Reforma" do Ensino Médio, inúmeros problemas foram trazidos para a educação pública brasileira, dentre eles uma nova disposição curricular. Nesse sentido, objetivamos analisar como a referida Lei e os dispositivos legais suscitados por ela influenciam direta ou indiretamente a rede federal de educação, que se acreditava estar "intocada" por essa "reforma". Para tanto, utilizando como base o materialismo histórico-dialético, realizamos uma breve contextualização sociopolítica e histórica da referida lei, a fim de entender sua construção e implicações. Além disso, nos debruçamos sobre o NEM e suas possíveis influências nas DCNEPT e, portanto, na reformulação dos PPC do Instituto Federal Fluminense, nosso locus de pesquisa. Como esperado, encontramos nos PPC analisados: redução de carga horária do Núcleo Básico com exclusão ou diminuição massiva da carga horária de disciplinas como Filosofia e Sociologia. Com esses resultados, percebemos influência do NEM na reformulação dos PPC e como isso já está se mostrando extremamente problemático: impedir a formação humana integral de nossos/as estudantes, promovendo a captura de suas subjetividades em prol do projeto societário do capital em tempos de crise em um contexto de capitalismo dependente.Referências
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