Ações de divulgação da ciência tendo os buracos negros como eixo temático
Palavras-chave:
Astrofísica, Buraco Negro, Divulgação Científica, Ensino de Física.Resumo
Este trabalho examina duas ações de divulgação da ciência utilizando os buracos negros como eixo temático. Essas atividades de caráter extensionista foram realizadas em duas escolas públicas estaduais situadas na cidade de Ubatuba, no litoral norte paulista, no mês de outubro de 2019. Seus objetivos principais foram despertar nos jovens que assistiram as apresentações o interesse por temas relacionados a áreas científicas, como é o caso da Astrofísica, bem como colaborar para desenvolver junto a estes jovens uma visão mais realista acerca de como a ciência produz conhecimentos, a partir dos métodos específicos para isto e de evidências experimentais que são usadas para corroborar teorias acerca de determinados fenômenos da natureza. Após a descrição da metodologia utilizada na organização e realização das duas atividades de divulgação científica em foco neste trabalho, os seus resultados são examinados e as concepções dos estudantes sobre os temas tratados são discutidas. De modo geral, os dados apontaram que os buracos negros, até pelo fato de fazerem parte de modo crescente da cultura popular, se mostram como um excelente eixo temático para aprofundar o estudo de conceitos científicos, sobretudo aqueles relacionados à física.Referências
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