A LEITURA COMO CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO E DE SENTIDOS QUE CONFEREM PODER

Autores

  • Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferrei Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP Araraquara

Palavras-chave:

leitor, leitura, formação, estética da recepção

Resumo

Como professora de literatura, realizei durante três anos uma pesquisa voltada para a formação do leitor. Por meio desta pesquisa, que resultou em minha dissertação de mestrado (FERREIRA, 2003), procurei diagnosticar, de 1998 a 2000, quais eram os conceitos prévios dos jovens pertencentes a classes prestigiadas que os levavam à rejeição da leitura. Objetivei, pelos diagnósticos, desenvolver um trabalho pautado pela estética da recepção que lhes permitisse tanto a revisão desses conceitos, quanto a ampliação de seus horizontes de expectativas.

Referências

BORDINI, Maria da Glória; AGUIAR, Vera Teixeira de. Literatura: a formação do leitor: alternativas metodológicas. 2. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.
FERREIRA, Eliane Ap. Galvão Ribeiro. A leitura dialógica e a formação do leitor. Assis, 2003. 536p. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Portuguesa) - Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.
PIAGET. Jean. Seis estudos de Psicologia. Trad. Profª Maria Alice M. D’Amorim e Paulo S. L. Silva. 18. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária,1991.
VYGOTSKY, L.S. Pensamento e linguagem. Trad. Jeferson L. Camargo. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil e o leitor. In: ______; MAGALHÃES, L. Cadermatori. Literatura infantil: autoritarismo e emancipação. 2. ed. São Paulo: Ática, 1984, p. 61-134.

Downloads

Edição

Seção

Literatura, Relatos, Resumos e Resenhas