POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DA FÍSICA DO MEIO AMBIENTE

Autores

  • Riama Coelho Gouveia Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Sertãozinho - IFSP

Palavras-chave:

meio ambiente, fisica, aprendizagem, educação.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar as possibilidades oferecidas pelas questões de Física do Meio Ambiente nos processos de ensino-aprendizagem. Além de estarem presentes no cotidiano de todo o cidadão, em sua realidade imediata, os problemas e temas ambientais estão cada vez mais presentes na mídia, até mesmo na arte – música e cinema. Aproveitando essa realidade podem ser criadas situações de aprendizagem significativa, dentro de uma perspectiva construtivista, com ênfase nas idéias apresentadas por Novak e Ausubel. O trabalho de pesquisa, de interação com a comunidade na investigação de problemas ambientais locais também pode servir de apoio para a o processo de ensino conforme o sócio-culturalismo de Vygotsky. Ainda mais, a proximidade dos problemas ambientais à vida do aluno é característica que favorece o trabalho sob o ponto de vistadas teorias educacionais de Paulo Freire no que diz respeito à formação do educando enquanto cidadão que interage com o mundo e é capaz de transformar seu entorno.

Referências

BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 1999.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LEITE, Cristina; PINTO, Alexandre Custódio; SILVA, José Alves da. Projeto Escola e Cidadania: A Física do Meio Ambiente. São Paulo: Editora do Brasil, 2000.
MARTINS, João Batista. Vygotsky & A Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
MIRAS, Mariana. Um ponto de partida para a aprendizagem de novos conteúdos: os conhecimentos prévios. In COLL, César atalli. O Construtivismo na Sala de Aula. São Paulo: Ática, 2003.
NOVAK, Joseph Donald. Uma Teoria de Educação, São Paulo: Pioneira, 1981.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007

Downloads

Edição

Seção

Artigos Científicos