A afetividade nos processos de ensino e aprendizagem na formação inicial de professores de química: análise a partir dos discursos de docentes e discentes

Autores

  • Joana de Jesus de Andrade USP RIBEIRÃO PRETO
  • Letícia de Oliveira

Palavras-chave:

afetividade; ensino superior; relação aluno-professor

Resumo

O processo de desconstrução da dicotomia razão/emoção tem trazido novas perspectivas em diferentesáreas de conhecimento e, principalmente, na educação. Cada vez mais temos compreendido a cognição eo afeto como dimensões integradas e igualmente importantes para o funcionamento psíquico. As emoçõesfazem parte do funcionamento orgânico humano, como também são parte das relações sociais que osindivíduos estabelecem. Somos seres integrados, únicos e complexos, assim, compreender o ser humanojamais poderá ser um ato teórico-metodológico fragmentado. Assumindo que as emoções e, porconsequência as relações afetivas, influenciam diretamente no funcionamento psíquico, se faz necessárioolhar com mais atenção para a sala de aula, compreendendo que pensamos e sentidos simultaneamente.Dessa forma, nesta pesquisa monográfica, de caráter qualitativa exploratória, pretendeu-se investigar qualé a compreensão dos docentes e discentes do ensino superior de uma universidade pública paulista, arespeito da afetividade nas relações de ensino e aprendizagem. Analisamos os dados a partir dospressupostos da psicologia histórico cultural, tendo como referencial teórico Vigotski e Wallon. Osresultados demonstram o quanto as emoções estão presentes no contexto acadêmico de forma velada eentretecida a discursos que falam tanto de sintomas psíquicos quanto corporais. Conclui-se que é necessárioque os aspectos emocionais sejam considerados quando pensa-se no ato de ensinar e aprender, além derepensar a formação docente

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Publicado

2024-07-29

Edição

Seção

Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química (EPPEQ)