A implementação da lei nº13.415/2017: imposições, adversidades e o posicionamento dos alunos no contexto do multiculturalismo.

Autores

  • Giovana Cristiane Prevato Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
  • Profa. Dra. Elaine Gomes Matheus Furlan (UFSCar) UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos https://orcid.org/0000-0002-5413-7964

Palavras-chave:

ensino médio, alunos, multiculturalismo

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo evidenciar as adversidades e os posicionamentos dos alunos, devido a implementação do novo ensino médio na área de ciências da natureza. O referencial teórico discute conceitos relacionados às relações sociais, cultura escolar e multiculturalismo, procurando ampliar as discussões. A metodologia utilizada envolveu questionário online, a fim de ecoar as vozes dos alunos, denunciando a problemática que representa as reformas educacionais no contexto do ensino médio. A análise de dados foi baseada segundo os métodos de Laurence Bardin. Os resultados apontaram regularidades e singularidades durante a implementação do novo ensino médio e implicações no ensino de ciências.

Biografia do Autor

Profa. Dra. Elaine Gomes Matheus Furlan (UFSCar) , UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos

Possui licenciatura em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, mestrado e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade. Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal de São Carlos e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática/UFSCar Araras, desenvolvendo pesquisas sobre: formação de professores e ensino de ciências; cultura escolar e estudantil; currículo e políticas educacionais sobre aspectos de inclusão e diversidade, na formação de professores. 

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Publicado

2024-07-29

Edição

Seção

Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química (EPPEQ)