A aplicação da lei 10.639/03 sob o foco dos estudantes e docentes do ensino médio técnico integrado de uma unidade do IFSP

Autores

  • Marília Guimarães Pinheiro IFSP Sertãozinho
  • Iara Cecília Simões IFSP SRT

Palavras-chave:

educação, racismo, história, cultura, afro-brasileira, Lei 10639/03

Resumo

A Lei nº 10.639/2003, com 20 anos, estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira nas disciplinas do ensino fundamental e médio, mas ainda há muita controvérsia sobre sua efetiva aplicação. Importante instrumento para promoção de uma educação antirracista, implica diretamente as disciplinas de História Brasil, Educação Artística e Literatura, visando resgatar a contribuição dos negros nas áreas social, econômica e política. Este estudo objetivou observar a implementação da lei em uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Para tanto, estudou-se a lei em questão, os documentos relativos aos planos de curso envolvidos (técnicos integrados ao ensino médio de Química e Automação Industrial) e coletou-se dados sobre a percepção de estudantes e docentes desses cursos. Foram revisadas todas as ementas em busca de evidências que comprovassem a aplicação da lei e foram enviados questionários a todos os docentes e estudantes dos cursos. Os questionários abordaram as disciplinas ministradas, além de conter questões mais gerais sobre a percepção de ações racistas e antirracistas na unidade. Os resultados apontaram que, especialmente professores das áreas de humanidades, aplicam a Lei nº 10.639/03 e que a unidade, em iniciativas isoladas, promove ações para educação antirracista.

Biografia do Autor

Marília Guimarães Pinheiro, IFSP Sertãozinho

Bacharel em Engenharia de Produção EESC USP; mestrado em Ciências da Computação ICMC USP São Carlos, área de Banco de Dados; Doutorado em Medicina FMRP USP em Ambiente de Ensino Computacional para Medicina; Pós Doutorado em Gestão de Recursos Humanos  UQAM Montreal Canadá, em Desafios Contemporâneos em Recursos Humanos.

Iara Cecília Simões, IFSP SRT

Licenciada em Letras Inglês Português pelo IFSP SRT.

Referências

FIGUEIREDO, N.M.A. Método e metodologia na pesquisa científica. 2a ed. São Caetano do Sul, São Paulo, Yendis Editora, 2007.
GOMES, A. B. (jul./dez de 2013). ASPECTOS HISTÓRICOS DA LEI 10.639/03 E A HISTÓRIA. Momento, 22 n.2, pp. p. 19-38. doi:ISSN 0102-271744
MENEZES, C. V. B. Gilberto Freyre: e o mito se faz história. Revista Meditações, Londrina, v.5, n.2, p.177-184, jul/dez 2000.
SÁ-SILVA, J. R., ALMEIDA, C. D. de, & GUINDANI, J. F. (2009). Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira De História &Amp; Ciências Sociais, 1(1).
SCHWARCZ, L. M. Espetáculo da miscigenação. Estudos Avançados, 80(20), 1994.

Downloads

Publicado

2024-01-22

Edição

Seção

Artigos Científicos