Educação e Surdez: Libras como ferramenta para inclusão escolar - caderno de formação para professores da educação profissional e tecnológica no IFSULDEMINAS, Campus Poços de Caldas
Palavras-chave:
educação profissional e tecnológica, caderno de formação continuada, língua brasileira de sinais, IFSULDEMINAS.Resumo
RESUMOConsidera-se como premissa deste estudo, a condição de que muitos professores obtiveramsua trajetória formativa anterior às atuais legislações que envolvem a inclusão, acessibilidade e o conhecimento básico para a inclusão de alunos surdos. Diante disso, esta pesquisa procura discutir e compreender as percepções dos professores a respeito da inclusão de alunos surdos e qual a necessidade de uma formação continuada em Libras, para que o ambiente de sala de aula seja mais inclusivo no IFSULDEMINAS, campus Poços de Caldas. Dessa forma, a pesquisa tem também, como intuito, contribuir com um produto educacional que possa trazer informações importantes sobre a Libras e sobre a pessoa surda por meio de uma formação continuada para os professores do ensino técnico integrado. A metodologia delineada é a pesquisa qualitativa e documental, tendo como método de abordagem o dialético. A fundamentação teórica, inclui trabalhos de Correia e Neves (2019), Skliar (2013), Moura (2013), Dias (2015), Strobel (2009), Kaplún (2003), Leite (2018), Pasqualli et al (2018), dentre outros autores trazendo conceitos que norteiam o tema proposto. Tendo como instrumento de pesquisa um questionário semi estruturado (survey), elaborado no formulário Google. A análise dos resultados foi descritiva, reflexiva e técnicas quantitativas para a verificação dos dados.Referências
ANDRÉ, Marli; GATTI, Bernardete A. Métodos qualitativos de pesquisa em educação no Brasil: origens e evolução. PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO. Módulo VII. Pesquisa Qualitativa, parte II, v. 26, 2014. Disponível em: file:///C:/Users/Lu/Downloads/M%C3%B3dulo%20VII%20Pesquisa%20Qualitativa%20parte%20II.pdf. Acesso em 15 de jul. 2021
BORBA, Bruna Barros de. Os processos de aprendizagem e o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA): do segundo ao terceiro ano do ensino fundamental. Cadernos de Aplicação, v. 33, n. 2, 2020.
BRASIL. Decreto nº 5.626 de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o Art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm. Acesso em: 9 jul. 2021.
BRASIL. Lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 24 abr. 2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm. Acesso em: 9 jul. 2021.
BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 30 dez. 2008. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ _ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 9 jul. 2021.
BRASIL. Lei 13.146 de 06 de julho de 2015. Institui a lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, Brasília, 7 jul. 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 8 jun. 2021.
BRASIL. Resolução nº 2 de 11 de setembro de 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB0201.pdf. Acesso em: 7 abril. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 2 de 30 de janeiro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC, 2012a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=9864-rceb002-12&category_slug=janeiro-2012-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 7 abril. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 6 de 20 de setembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Brasília: MEC, 2012b. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/media/seb-1/pdf/leis/resolucoes_cne/rceb006_12.pdf. Acesso em: 7 abril. 2022.
CORREIA, Patrícia Carla da Hora; NEVES, Bárbara Coelho. A escuta visual: a Educação de Surdos e a utilização de recurso visual imagético na prática pedagógica. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 32, p. 1-19, 2019. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/3131/313158902010/313158902010.pdf. Acesso em: 29 jul. 2022.
DIAS, Vagno E. M. A escola unitária em Antonio Gramsci. In: DIAS, Vagno E. M. A escola unitária em Antonio Gramsci. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015, p.73-103. Disponível em: https://classroom.google.com/u/2/c/Mjk3MDY2OTEwNjkz/m/MzEyNDExMzYxNDg5/details. Acesso em: 23 de mar. 2022.
IFSULDEMINAS. Conselho Superior. Resolução nº68 de 15 de dezembro de 2020. Dispõe sobre a aprovação do Regimento do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas - NAPNE do IFSULDEMINAS. Disponível em: https://portal.ifsuldeminas.edu.br/images/PDFs/Conselho_Superior_/resolucoes/2020/068.2020.pdf. Acesso em: 30 ago. 2022.
KAPLÚN, Gabriel. Materiais educativos: experiência de aprendizado. Revista Comunicação & Educação, São Paulo, n. 27, p. 46-60, maio/ago. 2003. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37491. Acessado em 20 de jun. 2021.
LEITE, Priscila de Souza Chisté. Produtos educacionais em mestrados profissionais na área de ensino: uma proposta de avaliação coletiva de materiais educativos. In : CONGRESSO IBERO-AMERICANO EM INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA, 7., 2018, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: UFAL, 2018. p. 330-339. Disponível em: https://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2018/article/view/1656. Acesso em 12 jul. 2021.
LOPES, Maura Corcini. Surdez e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
LUDWING, Antônio Carlos Will. A educação dos surdos no RS: currículos de formação de professores de surdos. Métodos de Pesquisa em Educação. Revista Temas em Educação, João Pessoa, v.23, n. 2, p.204-233, jul.- dez. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index. php/rteo/article/view/18881/12572. Acesso em 14 de jul. 2021.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003.
MORI, Nerli Nonato Ribeiro; SANDER, Ricardo Ernani. História da educação dos surdos no Brasil. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, 2015, Maringá. Anais [...]. Maringá: UEM, 2015. Disponível em: https://encurtador.com.br/cvBP2. Acesso em: 21 fev. 2022.
MOURA, Dante Henrique. Ensino médio integrado: subsunção aos interesses do capital ou travessia para a formação humana integral?. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 3, p. 705-720, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/XBLGNCtcD9CvkMMxfq8NyQy/?format=pdf&lang=pt. Acesso: em 3 ago 2021.
OBJETIVO de desenvolvimento sustentável 4. Educação de qualidade: garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/4. Acesso em: 30 ago. 2022.
PASQUALLI, Roberta et al. Os desafios da docência no ProfEPT. Revista Contemporânea de Educação, v. 14, n. 30, p. 317-334, 2019. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/24291. Acesso em: 8 de jul. 2021.
PLANO de Desenvolvimento Institucional: IFSULDEMINAS 2019 - 2023. Disponível em: https://portal.ifsuldeminas.edu.br/images/PDFs/pdi/diagrama%C3%A7%C3%A3o-PDI-2020.pdf. Acesso em: 14 out. 2021.
QUADROS, Ronice Muller de. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artmed, 2008.
REIS, Flaviane; SILVA, Thaís Coutinho de Souza; SILVA, Keli Maria de Souza Costa. Um olhar acerca da formação docente para atuar na educação de surdos. Educação de Surdos, p. 233, 2014. Acesso em: 8 jul 2022.
RINALDI, Giuseppe et al. (org). Deficiência auditiva. Brasília: SEESP, 1997. v.1. (Série Atualidades Pedagógicas; n.4). Disponível em: https://www.livrosgratis.com.br/ler-livro-online-27077/educacao-especial-deficiencia-auditiva--serie-atualidades-pedagogicas-4---volume-i. Acesso em: 9 mar. 2022.
SASSAKI, Romeu Kazumi. Paradigma da inclusão e suas implicações educacionais. Revista Fórum, v. 5, p. 9-18, jun. 2020. Disponível em: http://seer.ines.gov.br/index.php/revista-forum/article/view/1129/1130. Acesso em: 15 nov. 2021.
SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, p. 152-180, jan./abr. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a12v1234.pdf Acesso em: 5 maio 2021.
SKLIAR, Carlos. Atualidade da educação bilíngue para surdos: processos e projetos pedagógicos. 4.ed., Porto Alegre: Mediação, 2013.
STROBEL, Karin. História da educação de surdos. Florianópolis, 2009. Disponível em: https://www.libras.ufsc.br/colecaoLetrasLibras/eixoFormacaoEspecifica/historiaDaEducacaoDeSurdos/assets/258/TextoBase_HistoriaEducacaoSurdos.pdf. Acesso em 16 de mar. de 2022.
BORBA, Bruna Barros de. Os processos de aprendizagem e o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA): do segundo ao terceiro ano do ensino fundamental. Cadernos de Aplicação, v. 33, n. 2, 2020.
BRASIL. Decreto nº 5.626 de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o Art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm. Acesso em: 9 jul. 2021.
BRASIL. Lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 24 abr. 2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm. Acesso em: 9 jul. 2021.
BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 30 dez. 2008. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ _ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 9 jul. 2021.
BRASIL. Lei 13.146 de 06 de julho de 2015. Institui a lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, Brasília, 7 jul. 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 8 jun. 2021.
BRASIL. Resolução nº 2 de 11 de setembro de 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB0201.pdf. Acesso em: 7 abril. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 2 de 30 de janeiro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC, 2012a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=9864-rceb002-12&category_slug=janeiro-2012-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 7 abril. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 6 de 20 de setembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Brasília: MEC, 2012b. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/media/seb-1/pdf/leis/resolucoes_cne/rceb006_12.pdf. Acesso em: 7 abril. 2022.
CORREIA, Patrícia Carla da Hora; NEVES, Bárbara Coelho. A escuta visual: a Educação de Surdos e a utilização de recurso visual imagético na prática pedagógica. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 32, p. 1-19, 2019. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/3131/313158902010/313158902010.pdf. Acesso em: 29 jul. 2022.
DIAS, Vagno E. M. A escola unitária em Antonio Gramsci. In: DIAS, Vagno E. M. A escola unitária em Antonio Gramsci. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015, p.73-103. Disponível em: https://classroom.google.com/u/2/c/Mjk3MDY2OTEwNjkz/m/MzEyNDExMzYxNDg5/details. Acesso em: 23 de mar. 2022.
IFSULDEMINAS. Conselho Superior. Resolução nº68 de 15 de dezembro de 2020. Dispõe sobre a aprovação do Regimento do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas - NAPNE do IFSULDEMINAS. Disponível em: https://portal.ifsuldeminas.edu.br/images/PDFs/Conselho_Superior_/resolucoes/2020/068.2020.pdf. Acesso em: 30 ago. 2022.
KAPLÚN, Gabriel. Materiais educativos: experiência de aprendizado. Revista Comunicação & Educação, São Paulo, n. 27, p. 46-60, maio/ago. 2003. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37491. Acessado em 20 de jun. 2021.
LEITE, Priscila de Souza Chisté. Produtos educacionais em mestrados profissionais na área de ensino: uma proposta de avaliação coletiva de materiais educativos. In : CONGRESSO IBERO-AMERICANO EM INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA, 7., 2018, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: UFAL, 2018. p. 330-339. Disponível em: https://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2018/article/view/1656. Acesso em 12 jul. 2021.
LOPES, Maura Corcini. Surdez e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
LUDWING, Antônio Carlos Will. A educação dos surdos no RS: currículos de formação de professores de surdos. Métodos de Pesquisa em Educação. Revista Temas em Educação, João Pessoa, v.23, n. 2, p.204-233, jul.- dez. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index. php/rteo/article/view/18881/12572. Acesso em 14 de jul. 2021.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003.
MORI, Nerli Nonato Ribeiro; SANDER, Ricardo Ernani. História da educação dos surdos no Brasil. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, 2015, Maringá. Anais [...]. Maringá: UEM, 2015. Disponível em: https://encurtador.com.br/cvBP2. Acesso em: 21 fev. 2022.
MOURA, Dante Henrique. Ensino médio integrado: subsunção aos interesses do capital ou travessia para a formação humana integral?. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 3, p. 705-720, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/XBLGNCtcD9CvkMMxfq8NyQy/?format=pdf&lang=pt. Acesso: em 3 ago 2021.
OBJETIVO de desenvolvimento sustentável 4. Educação de qualidade: garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/4. Acesso em: 30 ago. 2022.
PASQUALLI, Roberta et al. Os desafios da docência no ProfEPT. Revista Contemporânea de Educação, v. 14, n. 30, p. 317-334, 2019. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/24291. Acesso em: 8 de jul. 2021.
PLANO de Desenvolvimento Institucional: IFSULDEMINAS 2019 - 2023. Disponível em: https://portal.ifsuldeminas.edu.br/images/PDFs/pdi/diagrama%C3%A7%C3%A3o-PDI-2020.pdf. Acesso em: 14 out. 2021.
QUADROS, Ronice Muller de. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artmed, 2008.
REIS, Flaviane; SILVA, Thaís Coutinho de Souza; SILVA, Keli Maria de Souza Costa. Um olhar acerca da formação docente para atuar na educação de surdos. Educação de Surdos, p. 233, 2014. Acesso em: 8 jul 2022.
RINALDI, Giuseppe et al. (org). Deficiência auditiva. Brasília: SEESP, 1997. v.1. (Série Atualidades Pedagógicas; n.4). Disponível em: https://www.livrosgratis.com.br/ler-livro-online-27077/educacao-especial-deficiencia-auditiva--serie-atualidades-pedagogicas-4---volume-i. Acesso em: 9 mar. 2022.
SASSAKI, Romeu Kazumi. Paradigma da inclusão e suas implicações educacionais. Revista Fórum, v. 5, p. 9-18, jun. 2020. Disponível em: http://seer.ines.gov.br/index.php/revista-forum/article/view/1129/1130. Acesso em: 15 nov. 2021.
SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, p. 152-180, jan./abr. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a12v1234.pdf Acesso em: 5 maio 2021.
SKLIAR, Carlos. Atualidade da educação bilíngue para surdos: processos e projetos pedagógicos. 4.ed., Porto Alegre: Mediação, 2013.
STROBEL, Karin. História da educação de surdos. Florianópolis, 2009. Disponível em: https://www.libras.ufsc.br/colecaoLetrasLibras/eixoFormacaoEspecifica/historiaDaEducacaoDeSurdos/assets/258/TextoBase_HistoriaEducacaoSurdos.pdf. Acesso em 16 de mar. de 2022.
Downloads
Publicado
2023-10-30
Edição
Seção
Fluxo contínuo