Educação e Surdez: Libras como ferramenta para inclusão escolar - caderno de formação para professores da educação profissional e tecnológica no IFSULDEMINAS, Campus Poços de Caldas

Autores

  • Lucas Labigalini Fuini Intituto Federal de São Paulo
  • Lucinéia de Souza Oliveira IFSULDEMINAS

Palavras-chave:

educação profissional e tecnológica, caderno de formação continuada, língua brasileira de sinais, IFSULDEMINAS.

Resumo

 RESUMOConsidera-se como premissa deste estudo, a condição de que muitos professores obtiveramsua trajetória formativa anterior às atuais legislações que envolvem a inclusão, acessibilidade e o conhecimento básico para a inclusão de alunos surdos. Diante disso, esta pesquisa procura discutir e compreender as percepções dos professores a respeito da inclusão de alunos surdos e qual a necessidade de uma formação continuada em Libras, para que o ambiente de sala de aula seja mais inclusivo no IFSULDEMINAS, campus Poços de Caldas. Dessa forma, a pesquisa tem também, como intuito, contribuir com um produto educacional que possa trazer informações importantes sobre a Libras e sobre a pessoa surda por meio de uma formação continuada para os professores do ensino técnico integrado. A metodologia delineada é a pesquisa qualitativa e documental, tendo como método de abordagem o dialético. A  fundamentação teórica, inclui trabalhos de Correia e Neves (2019), Skliar (2013), Moura (2013), Dias (2015), Strobel (2009), Kaplún (2003), Leite (2018), Pasqualli et al (2018), dentre outros autores trazendo conceitos que norteiam o tema proposto. Tendo como instrumento de pesquisa um questionário semi estruturado (survey), elaborado no formulário Google. A análise dos resultados foi descritiva, reflexiva e técnicas quantitativas para a verificação dos dados.

Biografia do Autor

Lucas Labigalini Fuini, Intituto Federal de São Paulo

É Professor efetivo do Instituto Federal de São Paulo (IFSP)-São João da Boa Vista, onde realiza atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão. Foi Coordenador de Extensão do IFSP-SBV entre 2021 e 2022. Foi Coordenador do Curso de Pós-graduação Lato sensu "Especialização em Humanidades" de 2018 a 2021. É docente credenciado no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do IFSULDEMINAS, campus de Poços de Caldas. Doutor e Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (Área de Concentração em Organização do Espaço) da UNESP-Rio Claro. Tem Especialização em Gestão Educacional pelo Centro Universitário Claretiano e em Computação Aplicada à Educação Básica pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ/NEAD). Graduado em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela UNESP-Rio Claro, Pedagogia (Licenciatura plena) pela Faculdade UNAR/Araras e História (Licenciatura) pelo Centro Universitário Claretiano. Foi Professor Assistente Doutor do Curso de Geografia da UNESP, Campus de Ourinhos, entre 2011 e 2015. Atuou por 7 anos no Magistério público estadual, além de ter lecionado em universidades e escolas privadas. Tem experiência e atua na área de Geografia humana, Educação e Planejamento Territorial. Coordena e participa de projetos regulares de pesquisa da FAPESP. É parecerista de revistas científicas indexadas nacionais e internacionais e é membro do conselho editorial e científico das revistas Geografares, GeoUEL e Caderno Prudentino de Geografia. É membro dos grupos de pesquisa CNPq GETERR, DITER, "Estruturas de Governança e Desenvolvimento" e "Humanidades", sendo líder do último. É autor dos livros "Governança territorial: Conceito, fatos e modalidades" (em co-autoria, Edições Sebrae,2011), e " Território e Competitividade: relações, teorias e aplicações" (Editora Paco, 2015) , além de artigos em revistas Qualis A e Qualis B, artigos em Congressos e eventos científicos nacionais e internacionais e capítulos de livros.

Lucinéia de Souza Oliveira, IFSULDEMINAS

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), no IFSULDEMINAS Campus Poços de Caldas. Especialista em Psicopedagogia Institucional, pelo Instituto Superior de Educação e Cultura "Ulysses Boyd" (UNICIDADE). Especialista em Língua Brasileira de Sinais (Libras), pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá (FIJ). Certificada em Proficiência no Uso e no Ensino da Libras, pelo MEC/UFSC. Certificada em Proficiência na Tradução e Interpretação da Libras/Língua Portuguesa, pelo MEC/INES. Licenciada em Pedagogia, pela Faculdade Pitágoras Unidade Guarapari. Servidora Pública Federal no IFSULDEMINAS, Campus Poços de Caldas, onde atua como Intérprete de Libras desde 2014. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial e Formação de Professores em Libras.

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Publicado

2023-10-30