Ações de divulgação da ciência tendo os buracos negros como eixo temático

Autores

  • Kauê Marques Barbosa Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Caraguatatuba
  • Ricardo Roberto Plaza Teixeira Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Caraguatatuba

Palavras-chave:

Astrofísica, Buraco Negro, Divulgação Científica, Ensino de Física.

Resumo

Este trabalho examina duas ações de divulgação da ciência utilizando os buracos negros como eixo temático. Essas atividades de caráter extensionista foram realizadas em duas escolas públicas estaduais situadas na cidade de Ubatuba, no litoral norte paulista, no mês de outubro de 2019. Seus objetivos principais foram despertar nos jovens que assistiram as apresentações o interesse por temas relacionados a áreas científicas, como é o caso da Astrofísica, bem como colaborar para desenvolver junto a estes jovens uma visão mais realista acerca de como a ciência produz conhecimentos, a partir dos métodos específicos para isto e de evidências experimentais que são usadas para corroborar teorias acerca de determinados fenômenos da natureza.  Após a descrição da metodologia utilizada na organização e realização das duas atividades de divulgação científica em foco neste trabalho, os seus resultados são examinados e as concepções dos estudantes sobre os temas tratados são discutidas. De modo geral, os dados apontaram que os buracos negros, até pelo fato de fazerem parte de modo crescente da cultura popular, se mostram como um excelente eixo temático para aprofundar o estudo de conceitos científicos, sobretudo aqueles relacionados à física.

Biografia do Autor

Kauê Marques Barbosa, Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Caraguatatuba

Graduando em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo IFSP-Caraguatatuba

Ricardo Roberto Plaza Teixeira, Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Caraguatatuba

Licenciado e Bacharel em Física pela UNICAMP (1984), Licenciado e Bacharel em História pela USP (2000), Mestre em Física pela USP (1988), Doutor em Física pela USP (1996) e Professor Titular de Física do IFSP-Caraguatatuba.

Referências

ABED, Anita Lilian Zuppo. O desenvolvimento das habilidades socioemocionais como caminho para a aprendizagem e o sucesso escolar de alunos da educação básica. Construção psicopedagógica, v. 24, n. 25, p. 8-27, 2016. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/cp/v24n25/02.pdf. Acessos em: 29 mai. 2023.
ALONSO, Ángel Vázquez; MAS, María Antonia Manassero. La Vocación Científica y Tecnológica: Predictores Actitudinales Significativos. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, v. 6, n. 2, p. 213–231, 2009. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/28319825_La_vocacion_cientifica_y_tecnologica_predictores_actitudinales_significativos>. Acesso em: 28 mai. 2023.
ARAÚJO, Elaine Sandra Nabuco de et al. Os alunos de ensino médio se interessam por assuntos científicos e tecnológicos? Atas do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, 2007. Disponível em: <http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/vienpec/CR2/p883.pdf>. Acesso em: 30 mai. 2023.
BARBOSA, Patrynie Garcia; AQUINO, Arthur Marques; CALHEIRO, Lisiane Barcellos. Representações sociais de alunos da educação básica sobre buracos negros. Revista de Enseñanza de la Física, v. 32, p. 135-142, 2020. Disponível em: <https://revistas.unc.edu.ar/index.php/revistaEF/article/view/30975>. Acesso em: 29 mai. 2023.
BONDER, Yuri; JUÁREZ-AUBRY, Benito A. Black Holes and the 2020 Nobel Prize in Physics. ArXiv, 2020. Disponível em: <https://arxiv.org/abs/2011.15123>. Acesso em: 30 mai. 2023.
BRITO, Carolina; PAVANI, Daniela; LIMA JR, Paulo. Meninas na Ciência: atraindo jovens mulheres para carreiras de Ciência e Tecnologia. Revista Gênero, v. 16, n. 1, p. 33-50, 2015. Disponível em: <https://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/31223/18312>. Acesso em: 26 mai. 2023.
CARDOSO, Vitor; DUQUE, Franscisco. Buracos negros: a derradeira fronteira. Cadernos de Astronomia, v. 2, n. 2, p. 16-41, 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufes.br/astronomia/article/view/35943/23726>. Acesso em: 30 mai. 2023.
DUNNING-DAVIES, J. Questions Concerning Schwarzschild’s Solution of Einstein’s Equations. ArXiv, 2005. Disponível em: <https://arxiv.org/ftp/physics/papers/0503/0503095.pdf>. Acesso em: 30 mai. 2023.
FARR, Will M. et al. The mass distribution of stellar-mass black holes. The Astrophysical Journal, v. 741, 103, 2011. Disponível em: <https://iopscience.iop.org/article/10.1088/0004-637X/741/2/103/pdf>. Acesso em: 30 mai. 2023.
FERREIRA, Marcello et al. Ensino de astronomia: uma abordagem didática a partir da Teoria da Relatividade Geral. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 43, e20210157, 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2021-0157>. Acesso em: 30 mai. 2023.
FRAKNOI, Andrew. Teaching Astronomy with Science Fiction: A Resource Guide. Astronomy Education Review, v. 1, n. 2, p. 112-119, 2002. Disponível em: <https://www.researchgate.net/profile/Andrew-Fraknoi/publication/250277919_Teaching_Astronomy_with_Science_Fiction_A_Resource_Guide/links/0c960534e285d5d14d000000/Teaching-Astronomy-with-Science-Fiction-A-Resource-Guide.pdf>. Acesso em: 30 mai. 2023.
FREIRE, Paulo. À sombra desta mangueira. São Paulo: Editora Olho d’Água, 1995.
FRÓES, André Luís Delvas. Astronomia, astrofísica e cosmologia para o Ensino Médio. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36, n. 3, 2014. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172014000300016>. Acesso em: 23 mai. 2023.
GILLIGAN, Carol. In a different voice: psychological theory and women’s development. Cambridge, U.S.A.: Harvard University Press, 1993.
GOUW, Ana Maria Santos; MOTA, Helenadja Santos; BIZZO, Nelio Marco Vincenzo. O Jovem Brasileiro e a Ciência: Possíveis Relações de Interesse. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 16, n. 3, p. 627–648, 2016. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4483>. Acesso em: 30 mai. 2023.
HAWKING, Stephen William. Buracos negros: Palestras da BBC Reith Lectures. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2017.
HOOFT, Gerard ‘t. Introduction to the theory of black holes. Utrecht, Netherlands: Utrecht University, 2009. Disponível em: <https://webspace.science.uu.nl/~hooft101/lectures/blackholes/BH_lecturenotes.pdf>. Acesso em: 20 mai. 2023.
LEA, Robert. Sagittarius A*: The Milky Way's supermassive black hole. Space, May 11, 2022. Disponível em: <https://www.space.com/sagittarius-a>. Acesso em: 27 mai. 2023.
MACHADO, R. R.; TORT, A. C. Michell, Laplace e as estrelas negras: uma abordagem para professores do Ensino Médio. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 38, n. 2, e2314, 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2016-0017>. Acesso em: 23 mai. 2023.
MAEDER, André. Stellar yields as a function of initial metallicity and mass limit for black hole formation. Astronomy and Astrophysics, v. 264, p. 105-120, 1992. Disponível em: <https://adsabs.harvard.edu/pdf/1992A%26A...264..105M>. Acesso em: 30 mai. 2023.
MACHADO, R. R.; TORT, A. C.; ZARRO, C. A. D. Squashing and spaghettification in Newtonian gravitation. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 42, e20200278, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2020-0278>. Acesso em: 25 mai. 2023.
MATSAS, George. Buracos negros no cosmos. Revista USP, São Paulo, n. 61, p. 88-93, 2004. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/13344/15162>. Acesso em: 30 mai. 2023.
MATSAS, George; VANZELLA, Daniel. Buracos negros: uma viagem aos abismos do universo. In: NATALE, A. A.; VIEIRA, C. L. (Org). O universo sem mistérios: uma visão descomplicada da física contemporânea: do Big Bang às partículas. Rio de Janeiro: Editora Vieira e Lent, 2003.
NIVEN, Larry. A World out of Time. New York, U.S.A.: Spectrum Literary Agency, 2015.
NORTON, John D. Black Holes. 2001. Disponível em: <https://sites.pitt.edu/~jdnorton/teaching/HPS_0410/chapters/black_holes/index.html#:~:text=A%20Newtonian%20black%20hole%20is,and%20gravitation%20to%20spacetime%20geometry.>. Acesso em: 30 mai. 2023.
OLIVEIRA, Victor Hugo Rangel de. Alguns aspectos da física de buracos negros através da modelagem matemática: uma intervenção didática para o ensino médio. 2017. 158p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, Goytacazes, RJ, 2017.
OPPENHEIMER; Julius Robert; SNYDER, Hartland. On Continued Gravitational Contraction. Physical Review, v. 56, p. 455-459, 1939. Disponível em: <https://journals.aps.org/pr/pdf/10.1103/PhysRev.56.455>. Acesso em: 17 mai. 2023.
REALE, Manuella Vieira. O sabor do saber: Divulgação científica em interação no YouTube. 2018. 165f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, 2018. Disponível em: <https://www.academia.edu/37073767/O_sabor_do_saber_Divulgac_a_o_cienti_fica_em_interac_a_o_no_YouTube>. Acesso em: 29 mai. 2023.
SAA, Alberto. Cem anos de buracos negros: o centenário da solução de Schwarzschild. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 38, n. 4, e4201, 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2016-0191>. Acesso em: 30 mai. 2023.
SCHWARZSCHILD, Karl. On the gravitational field of a mass point according to Einstein's theory. ArXiv, 1999. Disponível em: <https://arxiv.org/abs/physics/9905030>. Acesso em: 29 mai. 2023.
SILVA, Ruan Bitencourt. O efeito de dilatação do tempo no filme “Interestelar”. Universo Racionalista, 8 de julho de 2020. Disponível em: <https://universoracionalista.org/o-efeito-de-dilatacao-do-tempo-no-filme-interestelar/>. Acesso em: 27 mai. 2023.
SOUZA, Julio Cesar Chirichella Felicioni de. Singularidade: O artigo seminal sobre buracos negros. Cadernos de Astronomia, v. 2, n. 1, p. 193-196, 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufes.br/astronomia/article/view/33409/22902>. Acesso em: 21 mai. 2023.
SOUZA FILHO, Cleber de; OURIQUES, Evandro Vieira. Super-heróis, história dos quadrinhos e a popularização das ciências. Revista Scientiarum Historia, v. 1, n. 1, e159, 2017. Disponível em: <http://revistas.hcte.ufrj.br/index.php/RevistaSH/article/view/159>. Acesso em: 30 mai. 2023.
TILLMAN, Nola Taylor; DOBRIJEVIC, Daisy; BIGGS, Ben. Black holes: Everything you need to know. Space, 2022. Disponível em: <https://www.space.com/15421-black-holes-facts-formation-discovery-sdcmp.html>. Acesso em: 29 mai. 2023.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2000.
THORNE, Kip. The Science of Interestellar. New York: W. W. Norton & Company, 2014.
TYSON, Neil deGrasse. Morte no buraco negro e outros dilemas cósmicos. São Paulo: Planeta, 2016.
WILLIAMS, Matt. The Lowest Mass Black Hole has Been Found, only 3.3 Times the Mass of the Sun. Universe Today, November 3,2019. Disponível em: <https://www.universetoday.com/143925/the-lowest-mass-black-hole-has-been-found-only-3-3-times-the-mass-of-the-sun/>. Acesso em: 29 mai. 2023.
ZHANG, Shuang Nan; LIU, Yuan. Observe matter falling into a black hole. AIP Conference Proceedings, v. 968, 384, 2008. Disponível em: <https://doi.org/10.1063/1.2840436>. Acesso em: 26 mai. 2023.

Downloads

Publicado

2024-04-29

Edição

Seção

Fluxo contínuo