Os Indicadores de Interdisciplinaridade como ferramenta metodológica para construção e análise de atividades didáticas interdisciplinares

Autores

  • Giselle Alves Martins Laboratório de Epistemologia e Didática da Biologia, Departamento de Biologia, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo
  • Fernanda da Rocha Brando Laboratório de Epistemologia e Didática da Biologia, Departamento de Biologia, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Atividade interdisciplinar, Metodologia, Categoria de ação, Pesquisa interdisciplinar.

Resumo

Com o objetivo de apresentar o processo de construção dos Indicadores de Interdisciplinaridade e sua consolidação como ferramenta metodológica para planejamento, desenvolvimento e análise de atividades didáticas interdisciplinares, este estudo analisa alguns dos desafios envolvidos na tentativa de contribuir para esclarecimentos, buscando propostas de enfrentamento às dificuldades apresentadas por participantes envolvidos em diferentes formas de ação das práticas interdisciplinares. A partir de três propostas aprimoradas com aplicações em diferentes contextos, os Indicadores de Interdisciplinaridade estão sendo utilizados como norteadores em diferentes pesquisas e atividades didáticas com abordagem interdisciplinar, sendo eles: Construção do Conhecimento, Análise do Conhecimento Prévio, Análise do Desempenho, Cooperativismo e Intervencionismo. Tem sinalizado a necessidade e importância das práticas empíricas realizadas ao longo do processo, auxiliando de forma significativa diversas pesquisas com propostas de enfrentamento aos desafios para as atividades didáticas interdisciplinares.

Referências

Augusto, Thaís Gimenez da Silva, Caldeira, Ana Maria de Andrade; Caluzi, João José; Nardi, Roberto. Interdisciplinaridade: concepções de professores da área Ciências da Natureza em formação em serviço. Ciência & Educação, v. 10, n. 02, p. 277-290, 2004.
Augusto, Thaís Gimenez da Silva, Caldeira, Ana Maria de Andrade. Dificuldades para a implantação de práticas interdisciplinares em escolas estaduais, apontadas por professores da área de ciências da natureza. Investigações em Ensino de Ciências – V12(1), pp.139154, 2007
Ausubel, David Paul; Novak, Joseph D.; Hanesian, Helen. Psicologia educacional. Interamericana, 1980.
Brando, Fernanda da Rocha; Martins, Giselle Alves (Orgs.). Educação para sustentabilidade: diálogos interdisciplinares. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, 2021.
Brasil. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394, 1996.
Caniato, R. Interdisciplinaridade no ensino das ciências. In: Santos, C.A. & Quadros, A.F. Utopia em busca de possibilidade: abordagens interdisciplinares no ensino das ciências da natureza. Editora Unila, Foz do Iguaçu. 2011.
Chubin, D. E.; Porter, A. L.; Rossini, F. A. e Connolly, T. (Eds.). Interdisciplinary Analysis and Research. Theory and Practice of Problem-Focused Research and Development: Selected Readings. Maryland: Lomond, 1986.
Fazenda, Ivani Catarina Arantes (Org.). Didática e interdisciplinaridade. 13ª ed (2008). Campinas: Papirus, 1998.
Fazenda, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade na formação de Professores. Revista do Centro de Educação e Letras: v.8, n.1, 93-103, 2008.
Fazenda, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: História, Teoria e Pesquisa. 11. ed. Campinas, SP: Papirus, 2003 (1994). 143 p.
Fazenda, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Campinas,SP: Papirus, 2016.
Lenoir , Yves, Sauvé, Lucie S. De l'interdisciplinarité scolaire à l'interdisciplinarité dans la formation à l'enseignement: un état de la question (1re partie): un état de la question (1re partie). Revue française de pédagogie, n. 124, p. 121, 1998.
Lenoir, Yves; Larose, François. Uma tipologia das representações e das práticas da interdisciplinaridade entre os professores do primário no Quebec. Revista brasileira de estudos pedagógicos, v. 79, n. 192, 1998.
Lenoir, Yves. Três interpretações da perspectiva interdisciplinar em educação em função de três tradições culturais distintas. Revista E-Curriculum, 1(1), 1-25, 2005.
Martins, Giselle Alves, Souza, Paula de Oliveira, Paulon, Gabriel Santos, Brando, Fernanda da Rocha, Bonzanini, Taitiâny Kárita. Indicadores de interdisciplinaridade em um grupo de estudos: uma reflexão ao ensino de temas ambientais na formação inicial de professores. XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2017.
Martins, Giselle Alves; Souza, Paula de Oliveira; PAULON, Gabriel Santos; Brando, Fernanda da Rocha; Bonzanini, Taitiâny Kárita. Indicadores de Interdisciplinaridade em um grupo de estudos: uma reflexão ao ensino de temas ambientais na formação inicial de professores. In: Educação no século XXI, v.1, ed.1, 144p., Belo Horizonte, Editora Poisson, 2018.
Paulon, Gabriel dos Santos ; Brando, Fernanda da Rocha ; Conte, Hélio . Educação Ambiental e Interdisciplinaridade: uma proposta didática através dos insetos bioindicadores. In: Elói Martins Senhoras. (Org.). Enfoque Interdisciplinar na Educação Ambiental 2. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2019, v. 2, p. 44-57.
Paulon, Gabriel dos Santos. Uma proposição para a formação de professores: a interdisciplinaridade através do estudo de caso de bacia hidrográfica. Dissertação apresentada à Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, como requisito para a obtenção do Título de Mestre em Ensino das Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais, 2021.
Pereira, Isabel Brasil. Interdisciplinaridade. In: Pereira, Isabel Brasil; Lima, Julio César França (Orgs.). Dicionário da Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, 2ª ed. 478p., 2008.
Pombo, Olga. Epistemologia da interdisciplinaridade. Ideação, v. 10, n. 1, p. 9-40, 2008.
Pombo, Olga. Interdisciplinaridade e integração dos saberes. Liinc em Revista, v.1, n.1, p. 3 -15, 2005.
Santos, Carlos Alberto dos. Energia e Matéria: conceitos-chave para a interdisciplinaridade no ensino de ciências da natureza. In: Santos, Carlos Alberto dos; Quadros, Aline Ferreira de. Utopia em busca de possibilidade: abordagens interdisciplinares no ensino das ciências da natureza. Foz do Iguaçu: Unila, 2011.
Schnetzler, Roseli. Construção do conhecimento e ensino de ciências. Em Aberto, v. 11, n. 55, 1992.
Silva, Renata Arantes dos Santos. Cultura Maker e educação sustentável nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo da motivação em interface com BNCC e ODS. Dissertação apresentada à Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, como requisito para a obtenção do Título de Mestre em Ensino das Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais, 2023.
Soares, Max Castelhano; Lanes, Karoline Goulart; Lanes, Dário Vinícius Ceccon; Lara, Simone; Copetti, Jaqueline; Folmer, Vanderlei; Puntel, Robson Luiz. O Ensino de Ciências por meio da ludicidade: alternativas pedagógicas para uma Prática Interdisciplinar. Revista Ciências & Ideias. Vol. 5, n.1, 2014.
Teixeira, Evilázio Francisco Borges. Emergência da inter e da transdisciplinaridade na universidade. In: Audy, Jorge Luis Nicolas; Morosini, Marília Costa (Org.). Inovação e interdisciplinaridade na universidade Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007. p. 58-80.
VASCONCELLOS, Celso dos S. Metodologia Dialética em Sala de Aula. In: Revista de Educação AEC. Brasília, 1992.

Downloads

Publicado

2024-01-22

Edição

Seção

Artigos Científicos