Uma experiência com uso de um quiz educativo em Educação Financeira no Ensino Médio Integrado

Autores

  • Paulo Cesar Possar Instituto Federal de Ciência e Tecnlogia de São Paulo - IFSP/Aluno
  • Eduardo André Mossin Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Palavras-chave:

Educação Financeira. Ensino Médio Integrado. Educação Profissional e Tecnológica. Jogos Educativos.

Resumo

Na Educação Financeira Escolar (EFE), os estudos indicam uma carência em conhecimentos financeiros pelos alunos das escolas brasileiras em todas as modalidades e níveis de ensino. O processo de ensino e aprendizagem da Educação Financeira (EF) pela presença de termos, conceitos técnicos e uma gama de conhecimentos específicos pode tornar amplo e complexo o desafio para educadores que se disponibilizarem a tratar o tema em sala de aula. Com intenção de contribuir com as práticas educativas da EF no Ensino Médio Integrado (EMI), buscou-se inicialmente apreender os interesses e demandassobre EF de 18 alunos de uma turma no último ano de um curso integrado. Em seguida, foi desenvolvido e aplicado um Objeto de Aprendizagem (OA), na forma de um quiz educacional gamificado, avaliando suas contribuições em engajar os alunos para a aprendizagem desses conhecimentos específicos. Para isso, realizou-se uma pesquisa descritiva com uma abordagem quantitativa utilizando-se de procedimentos de pesquisa de campo com aplicação de questionários como instrumentos de pesquisa. Os resultados apontam para o uso do OA contribuir nas práticas educativas da EFE na educação profissional para a formação integral do estudante, favorecendo uma situação de ensino potencialmente significativa tanto no engajamento para a aprendizagem quanto na promoção desses conhecimentos específicos.

Biografia do Autor

Paulo Cesar Possar, Instituto Federal de Ciência e Tecnlogia de São Paulo - IFSP/Aluno

Mestre em Educação Profissional e Tecnologica.

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Publicado

2024-01-22

Edição

Seção

Artigos Científicos