Atividade didática sobre Fake News e Google Acadêmico na educação profissional e tecnológica de jovens e adultos

Autores

  • Andreza de Souza Fernandes Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP Campus Sertãozinho
  • Riama Coelho Gouveia Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP Campus Sertãozinho

Palavras-chave:

Internet, Fake News, Tecnologias de Informação e Comunicação, Educação Profissional e Tecnológica, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

Este artigo apresenta e discute uma das atividades de um produto educacional desenvolvido durante o mestrado ProfEPT que tratou das tecnologias de comunicação e informação contemporâneas na educação de jovens e adultos, com foco no desenvolvimento acadêmico e da consciência crítica. A metodologia foi baseada na pesquisa-ação; para coleta de dados foram usados questionários e observação participante e os dados obtidos foram classificados, organizados e representados em gráficos e tabelas. As atividades didáticas foram aplicadas em turma de 1º ano do Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio na modalidade EJA do IFSP Campus Sertãozinho. Para a atividade sobre Fake News e Google Acadêmico foram elaborados panfletos, para destacar as questões mais importantes sobre a confiabilidade das notícias, e uma apostila, para detalhar o procedimento de busca em plataforma científica. As aulas contaram com a atenção e participação dos estudantes, e a percepção quanto ao desenvolvimento das atividades foi bastante positiva. Os resultados mostraram que o produto educacional promoveu aprendizagem e contribuiu com a prática educativa de forma ampla, podendo ser utilizado em qualquer curso de mesma modalidade e em quaisquer cursos da EJA.

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Publicado

2022-08-19