Desenvolvimento e aplicação de um produto educacional sobre educação financeira para estudantes do ensino médio integrado

Autores

  • Eluene Tamara Costa Paranhos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Amanda Ribeiro Vieira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Palavras-chave:

educação financeira, vídeo educativo, ensino médio integrado.

Resumo

O objetivo deste estudo é apresentar o desenvolvimento e a aplicação de um produto educacional sobre educação financeira aos estudantes de um Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de São Paulo. O trabalho foi realizado em 3 etapas. Na primeira etapa, foi desenvolvido um produto educacional, em formato de vídeo educativo sobre educação financeira. Na segunda etapa, foi realizada uma análise diagnóstica com os alunos para mensurar o grau de conhecimento acerca do tema educação financeira. Na terceira etapa, foi efetuada a aplicação e a avaliação do produto educacional desenvolvido. Como resultados obtidos, verificou-se que a maioria dos alunos possui conhecimentos sobre educação financeira, mas há a necessidade de aprofundamento. Com relação à avaliação do produto educacional, todos os respondentes indicaram que gostaram do vídeo educativo. O conteúdo apresentado foi avaliado como de fácil compreensão. Houve sugestões para melhorias do vídeo educativo como, por exemplo, a inserção de mais animações e informações escritas ao longo do vídeo.

Biografia do Autor

Eluene Tamara Costa Paranhos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Aluna do Mestrado ProfEPT do IFSP - Câmpus Sertãozinho

Amanda Ribeiro Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Doutora e mestre em Administração de Organizações pela FEA-RP/USP e graduada em Administração pela mesma instituição. Atualmente é professora do Instituto Federal de São Paulo, campus Sertãozinho.

Referências

ABRAS. Associação Brasileira de Supermercados. 67% dos brasileiros não conseguem poupar dinheiro, aponta pesquisa. São Paulo. 2019. Disponível em: https://www.abras.com.br/clipping/economia/69036/67-dos-brasileiros-nao-conseguem-poupar-dinheiro-aponta-pesquisa. Acesso em: 19 nov. 2021.
ARROIO, A.; GIORDAN, M. O Vídeo Educativo: Aspectos da Organização do Ensino. Química Nova na Escola, n° 24, p. 8-11, nov/2006. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/324759123_O_video_educativo_aspectos_da_organizacao_do_ensino/link/5ae0c89c0f7e9b2859480866/download. Acesso em: 19 nov. 2021.
AUGUSTINIS, V. F.; COSTA, A. S. M.; BARROS, D. F. Uma Análise Crítica do Discurso de Educação Financeira: por uma Educação para Além do Capital. Revista ADM.MADE, Rio de Janeiro, v.16, n.3, p.79-102, setembro/dezembro, 2012.
BRASIL. Decreto nº 7.397, de 22 de dezembro de 2010. Brasília, 22 dez. 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7397.htm. Acesso em: 02 set. 2020.
CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO (CNC). Percentual de famílias endividadas é o maior da série histórica e inadimplência aumenta em março. Disponível em: http://cnc.org.br/sites/default/files/2020-03/An%C3%A1lise%20Peic%20- %20mar%C3%A7o%20de%202020.pdf. Acesso em: 10 ago. 2020.
COUTINHO, C. Q. S.; TEIXEIRA, J. Letramento Financeiro: Um Diagnóstico de Saberes Docentes. REVEMAT. Florianópolis (SC), v.10, n. 2, p. 1-22, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/viewFile/1981. Acesso em: 10 ago. 2020.
CRIDDLE, E. Financial literacy: Goals and values, not just numbers. Alliance 34, v. 4, p. 34-40, 2006
FERREIRA. R. Como Planejar, Organizar e Controlar seu Dinheiro. São Paulo: Thomson IOB, 2006.
GIORDANO, C. C.; ASSIS. M. R. S.; COUTINHO, C. Q. S. A Educação Financeira e a Base Nacional Comum Curricular. EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana – vol. 10 - número 3 – 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/241442. Acesso em: 02 set. 2020.
GRUSSNER, P.M. Administrando as finanças pessoais para criação do patrimônio. 100 p. Monografia (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
KINDEM, G.; MUSBURGER, R. B. Introduction to Media Production: The Path to Digital Media Production. Focal Press, Boston, 2001.
MARTINS, J. P. Educação Financeira ao alcance de todos: adquirindo conhecimentos financeiros em linguagem simples. São Paulo: Fundamento Educacional, 2004.
MORÁN, J. M. O vídeo na sala de aula. Revista de Comunicação & Educação. São Paulo, n. 2, p. 27-35, jan./abr., 1995. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36131. Acesso em: 19 jul. 2021.
MOREIRA, M. A. A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação na sala de aula. Brasília: Editora da UNB, 2006.
PRENSKY, M. Nativos Digitais, Imigrantes Digitais. NCB University Press, Vol. 9 No. 5, Outubro 2001. Disponível em: https://colegiongeracao.com.br/novageracao/2_intencoes/nativos.pdf. Acesso em: 19 nov. 2021.
SAVOIA, J.R.F.; SAITO, A. T.; PETRONI, L. M. A educação financeira no Brasil sob a ótica da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). In: Seminário em Administração, 9., 2006, São Paulo. Anais... Disponível em: http://sistema.semead.com.br/12semead/resultado/trabalhosPDF/341.pdf. Acesso em: 12 set. 2021.
SERASA. Inadimplência atinge 63 milhões de consumidores em março e bate recorde histórico, revela Serasa Experian, Publicada em 25/04/2019. Disponível em: https://www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa/inadimplencia-atinge-63-milhoes-de consumidores-em-marco-e-bate-recorde-historico-revela-serasa-experian. Acesso em: 02 abril 2020.
VARGAS, A.; ROCHA, H. V; FREIRE, F. M. P. Promídia: produção de vídeos digitais no contexto educacional. CINTED-UFRGS. V. 5, Nº 2, dezembro, 2007. Disponível em: http://www.cinted.ufrgs.br/ciclo10/artigos/1bAriel.pdf. Acesso em: 10 jul. 2021.
VIEIRA, H. C.; CASTRO, A. E.; SCHUCH JÚNIOR, V. F. O uso de questionários via e-mail em pesquisas acadêmicas sob a ótica dos respondentes. In: VIII SemeAd, Seminários em Administração, 2010, São Paulo. Anais... Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo. Disponível em: http://sistema.semead.com.br/13semead/resultado/trabalhosPDF/612.pdf. Acesso em: 19 nov. 2021.

Downloads

Publicado

2021-12-23

Edição

Seção

Fluxo contínuo