A educação profissional e tecnológica e os objetivos dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia

Autores

  • Eniete de Oliveira Campos Furtado Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais/ Campus Rio Pomba
  • Alex Fernandes da Veiga Machado Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Sudeste MG - Campus Cataguases

Palavras-chave:

educação, formação integrada, Institutos Federais, técnico-administrativos em educação.

Resumo

Com uma pesquisa qualitativa, por meio de um estudo caso com os técnico-administrativos em educação do Campus Rio Pomba do IF Sudeste MG, concluiu-se que eles têm uma participação efetiva e importante na formação do aluno. No entanto, essa participação mesmo sendo inerente às suas atividades e importante para a formação integrada, não é percebida em sua amplitude por falta de conhecimentos sobre a educação profissional e tecnológica, a formação omnilateral e os Institutos Federais. Chegou-se aos resultados por meio de uma entrevista semiestruturada. A análise de conteúdo foi feita com auxílio do software Iramuteq. Os técnico-administrativos em educação não tiveram nenhuma informação sobre os Institutos Federais ao ingressarem na Instituição. Foi criada uma cartilha com o objetivo de trazer informações sobre a Instituição e sua história com conceitos importantes para explicar melhor o papel social dos Institutos Federais, a formação cidadã que o ensino médio integrado tem como proposta e a participação do servidor  técnico-administrativo na formação do aluno e no fortalecimento da Instituição. Outro objetivo da cartilha é propiciar a reflexão sobre a prática dos servidores e despertar o interesse para o aprofundamento dos conhecimentos nela contidos.

Biografia do Autor

Eniete de Oliveira Campos Furtado, Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais/ Campus Rio Pomba

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica. Possui Especialização em Gerenciamento de Micro e Pequenas Empresas pela Universidade Federal de Lavras (2004), graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1987). Técnico-administrativo em educação- assistene em administração- desde 1993.Possui experiência administrativa como Chefe do setor de Lotação Cadastro e Pagamento(1999-2006), Gerente de Gestão de Pessoas(2006-2009), Coordenadora Geral de Recursos Humanos(2009-2011), Coordenadora de Gestão de Pessoas(2011-2013). 

Alex Fernandes da Veiga Machado, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Sudeste MG - Campus Cataguases

Possui Doutorado (2012) e Mestrado (2008) em Computação pela Universidade Federal Fluminense, Bacharelado em Ciência da Computação pela FAGOC (2006), Licenciatura em Matemática pelo IFSUDESTE-MG (2013), Licenciatura em Filosofia pela UFSJ (2018), Técnico em Eletrônica pelo CEFET (2001) e Técnico em Administração pela ETFG (2000). Atuando no IFSUDESTE-MG / Cataguases é Professor e Coordenador do Curso Técnico em Informática. Tem experiência e realiza pesquisas principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de jogos, inteligência artificial e informática na educação.

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Publicado

2022-08-19