Formação continuada docente: na era da pseudociência

Autores

  • Laura Carolina Dinamarco Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, IFSP - Câmpus Sertãozinho

Palavras-chave:

Educação, Ensino, Formação de Professores

Resumo

Num cenário de desvalorização do conhecimento científico, das inúmeras tentativas de disseminação de “teorias” sem comprovação/fundamentação, de defesa do criacionismo, Terra plana, movimentos antivacinação, astrologia, entre outros que compõe a era da pseudociência, é possível notar que o papel social da escola e do professor passam por total descredibilidade intencionada por governos neoliberais e conservadores.  Tendo em vista o panorama político, histórico e social do país, entendemos a necessidade uma análise crítica para ressaltar a importância da formação científica do professor. Desse modo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica tendo como base os trabalhos de autores que contribuem com a proposta de educação contra-hegemônica e calcada na defesa dos conhecimentos científicos como forma de construção cultural e desenvolvimento da nação. Portanto, o trabalho em questão explicita elementos que contribuem para advogar em prol da formação docente que seja capaz de diferenciar saber científico do senso comum e proporcionar formas de construir a relação professor-aluno fundamentada na conscientização, problematização, práxis pedagógica e atuação consciente e intencional dos professores e alunos no processo de transformação social. Para tanto, a pesquisa aponta a necessidade de um incentivo à docência e o desenvolvimento de habilidades didático-pedagógicas respaldando-se em embasamentos científicos e sociais.

Referências

ARAÚJO, J. Técnicas de ensino: por que não? Campinas: Papirus Editora, 2013.
DUARTE, Newton. Educação escolar, teoria do cotidiano e a escola de Vigotski. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2001.
HELLER, A. O cotidiano e a história. São Paulo: Paz e Terra, 1992.
MARTINS, L.; DUARTE, N.; Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias. São Paulo: Editora Unesp, 2010.
MAUÉS, O. C. Reformas internacionais da educação e formação de professores. Cadernos de pesquisa, n° 118, março/ 2003.
MAZZEU, L. Formação continuada de professores: uma análise crítica sobre as perspectivas oficias de capacitação docente. 2007. 200 f. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara. Araraquara, 2007.
OLIVEIRA, Fabiana de; ABRAMOWICZ, Anete. A formação de educadores e as diferenças. In: CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 8., 2005, Águas de Lindóia. Anais [...] . Águas de Lindóia: Unesp, 2005. p. 49-59.
SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 40, jan./abr. 2009.
SAVIANI, Dermeval. Sobre a natureza e a especificidade da educação. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 7, n. 1, p. 286-293, jun. 2015.

Downloads

Publicado

2021-12-23

Edição

Seção

Artigos Científicos