As Contribuições do Estágio Supervisionado na Formação Docente
Palavras-chave:
formação de professores, estágio supervisionado, experimentaçãoResumo
Este trabalho tem como objetivo de relatar as contribuições do Estágio Supervisionado II para a formação docente de licenciandos de um Curso de Licenciatura em Química de um Instituto Federal do Estado de Goiás. Para o desenvolvimento do estágio realizou-se observações das aulas nas turmas do primeiro e segundo ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. As observações permitiram avaliar que é necessário contextualizar o conteúdo científico com a realidade do aluno, além de contribuiu com a construção da identidade docente e da visão sobre a importância da inclusão no processo de ensino e aprendizagem dos alunosReferências
BARROS, J. D. S.; SILVA, M. F. P.; VÁSQUEZ, S. F. A prática docente mediada pelo estágio supervisionado. Atos de pesquisa em educação – PPGE/ME FURB. V .6, n .2, 2011.
BRASIL. Lei n° 8069/90. Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), 1990.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais terceiros e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 1999.
CARVALHO, L. M. C.; DIAS-DA-SILVA, M.H.G.F. PENTEADO, M.; TANURI, L. M.; LEITE, Y.F. e NARDI R. Pensando a licenciatura na UNESP. Nuances: estudos sobre educação, Presidente Prudente, ano 9, n.9/10, p. 211-232, 2003.
CORTE, A. C. D,; LEMKE,C. K. O Estágio Supervisionado e Sua Importância para a Formação Docente Frente aos Novos Desafios de Ensinar. Anais... XII Congresso Internacional de Educação – EDUCERE- 2015.
FACHIN, L. E.; Ensino Jurídico e Direitos Fundamentais: Ideia para a libertação pelo conhecimento. Revista de Ensino Jurídico e Reforma Curricular. Centro Acadêmico Hugo Simas, Curitiba, 2005.
FIGUEIRA, G. L. M. Um olhar psicopedagógico sobre a dislexia. Especialização em Psicopedagogia. Universidade Cândido Mendes. Niterói: RJ. 2012.
FONSECA, R. M. R. M. O desenvolvimento da competência linguística na Dislexia. 2011. 56f. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Institucional) – Universidade Cândido Mendes. Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: <https://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/G200735.pdf>. Acesso em: 10. jan. 2021.
FRANCISCO Jr, W. E. Jr., FERREIRA, L. H., HARTWIG D. R. Experimentação Problematizadora: Fundamentos Teóricos e Práticos para a Aplicação em Salas de Aula de Ciências. Química Nova na Escola. Araraquara, n° 30, p. 34-41, novembro, 2008.
FREIRE, P.; Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. Editora Paz e Terra, 27 ed.; São Paulo, 2003.
GIORDAN, M. O Papel da Experimentação no Ensino de Ciências. Química Nova na Escola, São Paulo, nº 10, p. 43-49, novembro, 1999.
GIORDAN, M.; KOSMINSKY, L.; Visões de ciências e sobre cientistas entre estudantes do ensino médio. Química Nova na Escola, [S.l], n.15, p. 11- 18, abril, 2002.
LEÃO, A. V; SANTOS, T. M.; SILVA, A. M. Aula expositiva dialogada e o uso de vídeo no processo de ensino-aprendizagem de geografia. Anais... III SEPE ética, política e educação no Brasil contemporâneo, Anápolis, 2017.
LEMKE, C. K.; COSTA, A. C. D; O estágio supervisionado e sua importância para a formação docente frente aos novos desafios de ensinar. Anais... Educere- XII Congresso Regional de educação. PUCCR, p. 31002-31010, Curitiba, 2015.
LIBÂNEO, J. C.; Didática. Cortez, 13 Ed. São Paulo, 1994.
LOPES, T. O.; Aula expositiva dialogada e aula simulada: comparação entre estratégias de ensino na graduação em enfermagem. 2012. 125f. Dissertação (mestrado) – Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo, de São Paulo, 2012.
LOPES, R.C.S.; A relação professor aluno e o processo ensino aprendizagem. Programa de Desenvolvimento Educacional, Paraná, 2009.
MALDANER, O. A.; ZANON, L. B. Fundamentos e propostas de ensino de química para a educação básica no Brasil. 1. ed.: Unijuí, 2007.
MILANESI, I. Estágio supervisionado: concepções e práticas em ambientes escolares. Educar em Revista, Curitiba, n. 46, p. 209-227, out/Dez, 2012.
MIRANDA, P.; COSTA, S. Professor de Química: Formação, competências/habilidades e posturas. UFPA, 2007.
MOURA, S. P. P. T. A dislexia e os desafios pedagógicos. Especialização em Orientação Educacional e Pedagógica. Universidade Cândido Mendes. Niterói: RJ. 2013.
NUNES, A. S.; O ensino de química nas escolas da rede pública de ensino fundamental e médio do município de Itapetinga- BA: O olhar dos alunos. Anais... Encontro Dialógico Transdisciplinar – Enditrans, 2010, Vitória da Conquista, BA. – Educação e conhecimento cientifico, 2010.
OLIVEIRA, J. R. S. Contribuições e abordagens das atividades experimentais no ensino de ciências: reunindo elementos para a prática docente. Acta Scientiae, v. 12, n. 1, p. 139-153, 2012.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M.S.L.; Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis. São Paulo, v. 3, n. 3 e 4, p.5-24, outubro, 2006.
PROENÇA, M. G. S.; VALENÇUELA, M. Estágio curricular supervisionado nos anos iniciais: uma proposta de ação interdisciplinar. Anais... XVI ENDIPE – ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO, 2012, Campinas. Junqueira & Marin Editores – Livro 1. Campinas: Universidade de Campinas, 2012. P. 2-13.
RIBEIRO, L. V.; A importância do uso do seminário como critério avaliativo e de relevância para o processo de aprendizagem. Anais... VI Congresso internacional em avaliação educacional avaliação: Veredas e experiências educacionais, p.796, Fortaleza, 2015.
RIBEIRO, S. K. Desmistificando a dislexia: pequenas adaptações para grandes habilidades. UFSC, Florianópolis, 2009.
SCALABRIN, I. C.; MOLINARI, A. M. C.; A importância da prática do estágio supervisionado nas licenciaturas. Revista Unar, São Paulo, v. 17, n. 1, p. 1-12, março, 2013.
SCHNETZLER, R. P. Concepções e alertas sobre formação continuada de professores de química. Química Nova na Escola, n. 16, p. 15–20, 2002.
SILVA, D. P. Questões propostas no planejamento de atividades experimentais de natureza investigativa no ensino de química: reflexões de um grupo de professores. 2011. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto de Física, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
SILVA, V.G.; A importância da experimentação no ensino de química e ciências. Trabalho de conclusão de curso – Unesp, Bauru, 2016.
SILVA, S. G. As principais dificuldades na aprendizagem de química na visão dos alunos do ensino médio.Anais... IX Congic, p. 1612-1616, julho 2013.
STOBÄUS, C. D.; MOSQUERA, J. J. M. O mal-estar na docência: causas e consequências. Educação, Porto Alegre, v. 19, n. 31, p.139-146, 1996.
TANURI, L. M.; CARVALHO, L. M.; DIAS-DA-SILVA, M. H. G. F.; PENTEADO, M. G.; NARDI, R.; LEITE, Y. U. F. Pensando a licenciatura na UNESP. Nuances: estudos sobre educação, Presidente Prudente, v. 9, n.9/10, p. 211-232, jan./jun. e jul./dez. 2003.
TARDIF, M.; LESSARD, C. (Orgs.) O ofício de professor: história, perspectivas e desafios internacionais. 2. Ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
TEIXEIRA, V. G. P.; Dislexia: Que contribuições podem ser dadas para facilitar o entendimento dos conceitos científicos? Universidade Federal Fluminense – Trabalho de conclusão de curso. Niterói, 2014.
VALENTE, J. A. Formação de educadores para o uso da informática na escola. Campinas, SP: Unicamp/Nie. 2003.
ZANON, A. V., MACHADO, A. D. T. A visão do cotidiano de um cientista retratada por estudantes iniciantes de licenciatura em química. Ciências & Cognição, v. 18, n. 1, p. 46-56, 2013.
BRASIL. Lei n° 8069/90. Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), 1990.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais terceiros e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 1999.
CARVALHO, L. M. C.; DIAS-DA-SILVA, M.H.G.F. PENTEADO, M.; TANURI, L. M.; LEITE, Y.F. e NARDI R. Pensando a licenciatura na UNESP. Nuances: estudos sobre educação, Presidente Prudente, ano 9, n.9/10, p. 211-232, 2003.
CORTE, A. C. D,; LEMKE,C. K. O Estágio Supervisionado e Sua Importância para a Formação Docente Frente aos Novos Desafios de Ensinar. Anais... XII Congresso Internacional de Educação – EDUCERE- 2015.
FACHIN, L. E.; Ensino Jurídico e Direitos Fundamentais: Ideia para a libertação pelo conhecimento. Revista de Ensino Jurídico e Reforma Curricular. Centro Acadêmico Hugo Simas, Curitiba, 2005.
FIGUEIRA, G. L. M. Um olhar psicopedagógico sobre a dislexia. Especialização em Psicopedagogia. Universidade Cândido Mendes. Niterói: RJ. 2012.
FONSECA, R. M. R. M. O desenvolvimento da competência linguística na Dislexia. 2011. 56f. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Institucional) – Universidade Cândido Mendes. Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: <https://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/G200735.pdf>. Acesso em: 10. jan. 2021.
FRANCISCO Jr, W. E. Jr., FERREIRA, L. H., HARTWIG D. R. Experimentação Problematizadora: Fundamentos Teóricos e Práticos para a Aplicação em Salas de Aula de Ciências. Química Nova na Escola. Araraquara, n° 30, p. 34-41, novembro, 2008.
FREIRE, P.; Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. Editora Paz e Terra, 27 ed.; São Paulo, 2003.
GIORDAN, M. O Papel da Experimentação no Ensino de Ciências. Química Nova na Escola, São Paulo, nº 10, p. 43-49, novembro, 1999.
GIORDAN, M.; KOSMINSKY, L.; Visões de ciências e sobre cientistas entre estudantes do ensino médio. Química Nova na Escola, [S.l], n.15, p. 11- 18, abril, 2002.
LEÃO, A. V; SANTOS, T. M.; SILVA, A. M. Aula expositiva dialogada e o uso de vídeo no processo de ensino-aprendizagem de geografia. Anais... III SEPE ética, política e educação no Brasil contemporâneo, Anápolis, 2017.
LEMKE, C. K.; COSTA, A. C. D; O estágio supervisionado e sua importância para a formação docente frente aos novos desafios de ensinar. Anais... Educere- XII Congresso Regional de educação. PUCCR, p. 31002-31010, Curitiba, 2015.
LIBÂNEO, J. C.; Didática. Cortez, 13 Ed. São Paulo, 1994.
LOPES, T. O.; Aula expositiva dialogada e aula simulada: comparação entre estratégias de ensino na graduação em enfermagem. 2012. 125f. Dissertação (mestrado) – Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo, de São Paulo, 2012.
LOPES, R.C.S.; A relação professor aluno e o processo ensino aprendizagem. Programa de Desenvolvimento Educacional, Paraná, 2009.
MALDANER, O. A.; ZANON, L. B. Fundamentos e propostas de ensino de química para a educação básica no Brasil. 1. ed.: Unijuí, 2007.
MILANESI, I. Estágio supervisionado: concepções e práticas em ambientes escolares. Educar em Revista, Curitiba, n. 46, p. 209-227, out/Dez, 2012.
MIRANDA, P.; COSTA, S. Professor de Química: Formação, competências/habilidades e posturas. UFPA, 2007.
MOURA, S. P. P. T. A dislexia e os desafios pedagógicos. Especialização em Orientação Educacional e Pedagógica. Universidade Cândido Mendes. Niterói: RJ. 2013.
NUNES, A. S.; O ensino de química nas escolas da rede pública de ensino fundamental e médio do município de Itapetinga- BA: O olhar dos alunos. Anais... Encontro Dialógico Transdisciplinar – Enditrans, 2010, Vitória da Conquista, BA. – Educação e conhecimento cientifico, 2010.
OLIVEIRA, J. R. S. Contribuições e abordagens das atividades experimentais no ensino de ciências: reunindo elementos para a prática docente. Acta Scientiae, v. 12, n. 1, p. 139-153, 2012.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M.S.L.; Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis. São Paulo, v. 3, n. 3 e 4, p.5-24, outubro, 2006.
PROENÇA, M. G. S.; VALENÇUELA, M. Estágio curricular supervisionado nos anos iniciais: uma proposta de ação interdisciplinar. Anais... XVI ENDIPE – ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO, 2012, Campinas. Junqueira & Marin Editores – Livro 1. Campinas: Universidade de Campinas, 2012. P. 2-13.
RIBEIRO, L. V.; A importância do uso do seminário como critério avaliativo e de relevância para o processo de aprendizagem. Anais... VI Congresso internacional em avaliação educacional avaliação: Veredas e experiências educacionais, p.796, Fortaleza, 2015.
RIBEIRO, S. K. Desmistificando a dislexia: pequenas adaptações para grandes habilidades. UFSC, Florianópolis, 2009.
SCALABRIN, I. C.; MOLINARI, A. M. C.; A importância da prática do estágio supervisionado nas licenciaturas. Revista Unar, São Paulo, v. 17, n. 1, p. 1-12, março, 2013.
SCHNETZLER, R. P. Concepções e alertas sobre formação continuada de professores de química. Química Nova na Escola, n. 16, p. 15–20, 2002.
SILVA, D. P. Questões propostas no planejamento de atividades experimentais de natureza investigativa no ensino de química: reflexões de um grupo de professores. 2011. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto de Física, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
SILVA, V.G.; A importância da experimentação no ensino de química e ciências. Trabalho de conclusão de curso – Unesp, Bauru, 2016.
SILVA, S. G. As principais dificuldades na aprendizagem de química na visão dos alunos do ensino médio.Anais... IX Congic, p. 1612-1616, julho 2013.
STOBÄUS, C. D.; MOSQUERA, J. J. M. O mal-estar na docência: causas e consequências. Educação, Porto Alegre, v. 19, n. 31, p.139-146, 1996.
TANURI, L. M.; CARVALHO, L. M.; DIAS-DA-SILVA, M. H. G. F.; PENTEADO, M. G.; NARDI, R.; LEITE, Y. U. F. Pensando a licenciatura na UNESP. Nuances: estudos sobre educação, Presidente Prudente, v. 9, n.9/10, p. 211-232, jan./jun. e jul./dez. 2003.
TARDIF, M.; LESSARD, C. (Orgs.) O ofício de professor: história, perspectivas e desafios internacionais. 2. Ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
TEIXEIRA, V. G. P.; Dislexia: Que contribuições podem ser dadas para facilitar o entendimento dos conceitos científicos? Universidade Federal Fluminense – Trabalho de conclusão de curso. Niterói, 2014.
VALENTE, J. A. Formação de educadores para o uso da informática na escola. Campinas, SP: Unicamp/Nie. 2003.
ZANON, A. V., MACHADO, A. D. T. A visão do cotidiano de um cientista retratada por estudantes iniciantes de licenciatura em química. Ciências & Cognição, v. 18, n. 1, p. 46-56, 2013.