As Contribuições do Estágio Supervisionado na Formação Docente

Autores

  • Yasmin Monique Instituto Federal Goiano/Campus Morrinhos
  • Bruno Nogueira Instituto Federal Goiano/Campus Morrinhos
  • Fernanda Welter Adams Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Simara Maria Tavares Nunes Universidade Federal de Catalão

Palavras-chave:

formação de professores, estágio supervisionado, experimentação

Resumo

Este trabalho tem como objetivo de relatar as contribuições do Estágio Supervisionado II para a formação docente de licenciandos de um Curso de Licenciatura em Química de um Instituto Federal do Estado de Goiás. Para o desenvolvimento do estágio realizou-se observações das aulas nas turmas do primeiro e segundo ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. As observações permitiram avaliar que é necessário contextualizar o conteúdo científico com a realidade do aluno, além de contribuiu com a construção da identidade docente e da visão sobre a importância da inclusão no processo de ensino e aprendizagem dos alunos

Biografia do Autor

Yasmin Monique, Instituto Federal Goiano/Campus Morrinhos

Licencianda em Química

Bruno Nogueira, Instituto Federal Goiano/Campus Morrinhos

Licenciado em Química

Fernanda Welter Adams, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Mestre em Educação pelo programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão com pesquisa na linha Práticas Educativas, Políticas Educacionais e Inclusão sob orientação da Profª Dra. Dulcéria Tartuci. Atua no Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa em Práticas Educativas e Inclusão (Neppein) onde tem se dedicado a pesquisar sobre a Formação de Professores de Ciências da Natureza na perspectiva da educação especial e inclusão escolar.. Especialista em " Metodologias do Ensino da Química" pela AVM Faculdade Integrada.Graduada Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão em 26 de agosto de 2014. Desenvolveu pesquisa na área de Ensino de Química, com ênfase em Jogos Didáticos. Bolsistas CAPES.

Simara Maria Tavares Nunes, Universidade Federal de Catalão

Licenciada (1995) e Bacharel (2002) em Química, Mestre (1999) e Doutora em Ciências (2003) - Área de Concentração Química - pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Associada da UAE de Educação da Universidade Federal de Catalão, na área de Ensino de Química. Foi Coordenadora Geral de Estágios da Regional Catalão (2012-2014) e Coordenadora de área do Pibid (2009 - 2014). Desenvolve projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão na Área de Ensino de Ciências, Educação Ambiental, Formação de Professores e o papel da extensão nessa formação inicial

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Publicado

2021-12-23

Edição

Seção

Artigos Científicos