O perfil dos egressos de um Curso Técnico em Automação Industrial Integrado ao Ensino Médio

Caroline Fonseca de Oliveira, Tainara Ataíde da Silva, Amanda Ribeiro Vieira

Resumo


Este trabalho teve como objetivo descrever o perfil dos egressos do Curso Técnico em Automação Industrial Integrado ao Ensino Médio do Campus Sertãozinho do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Para o desenvolvimento do trabalho, utilizou-se a pesquisa descritiva. O instrumento de coleta de dados foi o questionário. Constatou-se que 90% dos egressos respondentes seguiram os estudos em nível superior. Dentre aqueles que exercem atividade remunerada, a maioria dos respondentes recebe remuneração próxima ou superior ao rendimento médio mensal da população ocupada brasileira. Além disso, os apontamentos feitos pelos egressos sobre a estrutura curricular contribuirão para a reformulação do Projeto Político Pedagógico (PPC) deste curso.


Palavras-chave


Perfil de Egressos. Ensino Médio Integrado. Mundo de trabalho

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, João Paulo da Conceição; SILVA, Márcia Pereira da; ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima. Ensino Médio Integrado à educação profissional: concepção política de ensino integrado em uma escola de educação tecnológica na cidade Belém/PA. Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP, Macapá, v. 7, n. 2, p. 61-73, jul-dez 2014. Disponível em: https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/1371. Acesso em: 12 maio 2018.

BRASIL, Decreto n. 5.154, de 23 de julho de 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5154.htm. Acesso em 17 jun. 2018.

BRASIL, Lei n. 11892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências, Brasília, DF, dez.2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892.htm. Acesso em: 13 mar. 2019.

BRANDALISE, Loreni Teresinha et al. O papel social da universidade no preparo profissional: uma pesquisa junto aos egressos de administração da UNIOESTE-Cascavel. Revista GUAL, Florianópolis, v. 6, n. 1, p. 176-196, jan. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/view/27026. Acesso em: 17 jun. 2018.

CANAL TECNICO. Curso técnico é o início para construir uma carreira de sucesso. São Paulo, 2017. Disponível em: https://canaltecnico.somosensinotecnico.com.br/curso-tecnico-e-o-inicio-para-construir-uma-carreira-de-sucesso. Acesso em: 07 abr. 2018.

CEETEPS. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Aprova regimento comum das escolas técnicas estaduais do Centro Paula Souza. Deliberação CEETEPS nº003, 18-07-2013, São Paulo, cap.VII,2013. Disponível em http://www.portal.cps.sp.gov.br/etec/regimento-comum/regimento-comum-2013.pdf. Acesso em 16 jun. 2018.

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SÃO PAULO. Plano de Curso Técnico em Automação Industrial. Sertãozinho. 2007. Disponível em: https://srt.ifsp.edu.br/cursos?id=114. Acesso em: 13 mar. 2019.

CERQUEIRA, Marília Borborema Rodrigues et al. O Egresso da escola técnica de saúde da Unimontes: conhecendo sua realidade no mundo do trabalho. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 305-328, jul./out. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462009000200007. Acesso em: 17 jun. 2018.

CIAVATTA, Maria. A Formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; RAMOS, Marise; CIAVATTA, Maria (Orgs.). Ensino Médio Integrado: Concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005, p. 83-105.

CIAVATTA, Maria. O ensino integrado, a politecnia e a educação omnilateral. Por que lutamos? Revista Trabalho & Educação. Belo Horizonte, v. 23, n. 1, p. 187-205, jan/abr. 2014. Disponível em: https://seer.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/7693. Acesso em: 09 nov. 2018.

CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise Nogueira. Ensino médio e Educação Profissional no Brasil: Dualidade e Fragmentação. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 5, n. 8, p. 27-41, jan./jun. 2011. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/viewFile/45/42. Acesso em: 17 jun. 2018.

CORDONI JÚNIOR, Luiz; SAKAI, Márcia Hiromi, Os egressos da medicina da universidade estadual de Londrina: Sua formação prática e médica. Revista Espaço para saúde, Londrina, v. 6, n. 1, p. 34-47, dez. 2004. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Luiz_Junior11/publication/255647019_OS_EGRESSOS_DA_MEDICINA_DA_UNIVERSIDADE_ESTADUAL_DE_LONDRINA_SUA_FORMACAO_E_PRATICA_MEDICA/links/55116b6e0cf29a3bb71dcc93.pdf. Acesso em: 17 jun. 2018.

CUNHA, Luiz Antônio. O ensino profissional na irradiação do industrialismo. São Paulo: Unesp, 2008.

DAZZANI, Maria Virgínia Machado; LORDELO, José Albertino Carvalho. A importância dos estudos com egressos na avaliação de programas. In: LORDELO, José Albertino Carvalho; DAZZANI, Maria Virgínia Machado (Organizadores). Estudos com estudantes egressos: concepções e possibilidades metodológicas na avaliação de programas. Salvador: EDUFBA, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/6214/1/Estudo%20com%20egressos.pdf. Acesso em 09 nov. 2018.

DE SOUSA JUNIOR, Justino. Omnilateralidade. Disponível em: http://www.sites.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/omn.html>. Acesso em: 26 set. 2018.

FIGUEIREDO, Antônio Macena de; SOUZA, Soraia Riva Goudinho de. Como elaborar projetos, monografias, dissertações e teses: Da redação científica à apresentação do texto final. 4. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2011.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. Ensino médio integrado: Concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.

GUIMARÃES, Maria Angélica Miranda; SALLES, Mara Telles. Congresso Nacional de Excelência em Gestão: O acompanhamento de egressos como ferramenta de inserção no mercado de trabalho. Rio de Janeiro: 2013, p.5.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Trabalho e Rendimento. Brasília, 2018. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18314-trabalho-e-rendimento.html. Acesso em 31 mar. 2019.

JANNARELLI, Eveline. Escolas: A importância de manter um relacionamento com egressos. São Paulo, 2017. Disponível em: http://www.oficinadaestrategia.com.br/escolas-importancia-de-manter-um-relacionamento-com-egressos/#. Acesso em: 17 jun. 2018.

LIMA, Cristina Bernardi; SCHOUTEN, Mariana Vieira Meirelles; MARTINELLI, Dante Pinheiro. Perfil profissiográfico de egresso das cinco primeiras turmas dos cursos de graduação de uma instituição de ensino superior. Revista Gestão USP, São Paulo, v.13, n. especial, p. 1-18, jan. 2006. Disponível em: https://doaj.org/article/bb4c3726af6544dab3adc465f4bfff7e. Acesso em: 16 jun. 2018.

LODI, Lúcia Helena. Ensino Médio e educação profissional in GRABOWSKI.G; KUENZER.A.Z; FRIGOTTO.G; CIAVATTA.M; RAMOS.M; MACHADO.L; BARACHO.M.D.G; SILVA.A.F.D; MOURA.D.H; PEREIRA.U.A. Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, Rio de Janeiro, mai-jun 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf2/boletim_salto07.pdf. Acesso em: 17 jun. 2018.

LOUSADA, Ana Cristina Zenha; MARTINS, Gilberto de Andrade. Egressos como fonte de informação para os cursos de Ciências Contábeis. Revista Contabilidade, São Paulo, v. 16, n. 37, jan./abr. 2005.

MACHADO, G. R. Perfil do Egresso da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2010, 338 p. Monografia (Pós-graduação) - Universidade do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

MACHADO, Lucília R. S. Ensino médio e técnico com currículos integrados: propostas de ação didática para uma relação não fantasiosa. In: MOLL, L. e Col. (Org.). Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: Desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre, RS: Artmed, 2010, p. 80-95.

MARTINS, Adriana Paula; ABREU-BERNARDES, Sueli Teresinha de. A oferta dos cursos técnicos integrados ao ensino médio nos institutos federais e a dualidade na educação brasileira. Revista Encontro de Pesquisa em Educação, Uberaba, v.1, n.1, p. 9-22, out. 2013. Disponível em: http://www.revistas.uniube.br/index.php/anais/article/view/669. Acesso em: 01 abr. 2018.

MOURA, Dante Henrique. A organização curricular do ensino médio integrado a partir do eixo estruturante: trabalho, ciência, tecnologia e cultura. Labor, Fortaleza, v. 1, n. 7, p. 1-19, 2012. Disponível em: http://www.revistalabor.ufc.br/Artigo/volume7/1_A_organizacao_curricular_do_ensino_medio_integrado_-__trabalho_ciencia_tecnologia_e_cultura_DANTE_LABOR.pdf. Acesso em: 17 jun. 2018.

NASCIMENTO, Bárbara. Metade dos jovens corre risco de não se inserir no mercado de trabalho. O Globo, Rio de Janeiro, 08 mar. 2018. Disponível em: https://oglobo.globo.com/economia/metade-dos-jovens-corre-risco-de-nao-se-inserir-no-mercado-de-trabalho-22463218. Acesso em: 14 mar. 2019.

RAMOS, Marise Nogueira. Implicações políticas e pedagógicas da EJA integrada à educação profissional. São Paulo: 2009.

RIBEIRO, Ellen Cristine dos Santos; SOBRAL, Karine Martins; JATAÍ, Renata Pimentel. Omnilateralidade, Politecnia, Escola Unitária e Educação Tecnológica: Uma análise marxista. In: I JOINGG - Jornada Internacional de Estudos e Pesquisas em Antonio Gramsci, VII JOREGG - Jornada Regional de Estudos e Pesquisas em Antonio Gramsci. 2016, Fortaleza. Anais... Universidade Federal do Ceará-Faculdade de Educação. Disponível em: http://www.ggramsci.faced.ufc.br/wp-content/uploads/2017/06/OMNILATERALIDADE-POLITECNIA-ESCOLA-UNIT%C3%81RIA-E-EDUCA%C3%87%C3%83O-TECNOL%C3%93GICA-UMA-AN%C3%81LISE-MARXISTA.pdf. Acesso em: 07 nov. 2018.

SAMPAIO, Marcus Vinicius Duarte et al. Empregabilidade e perfil de egressos do IFRN no mercado de trabalho. Salvador, ago-nov 2013. Disponível em: http://portal.ifrn.edu.br/pesquisa/egressos/artigo-apresentado-no-viii-connepi-pesquisa-piloto-de-acompanhamento-de-egressos-2012. Acesso em: 17 jun. 2018.

SANTOS, Fernanda Pereira; NUNES, Célia Maria Fernandes; VIANA, Marger da Conceição Ventura. A busca de um currículo interdisciplinar e contextualizado para ensino técnico integrado ao médio. Rio Claro: jan-abr. 2017.

SEMIS, Laís. Apenas 4 em 10 jovens com até 25 anos completam o Ensino Médio. Nova Escola, São Paulo, 08 mar. 2018. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/10301/apenas-4-em-10-jovens-com-ate-25-anos-completam-o-ensino-medio. Acesso em: 31 mar. 2019.

SILVA, Luís Carmo da et al. Acompanhamento de egressos como ferramenta de gestão universitária: Um estudo com graduados da UFBA. Revista GUAL, Florianópolis, v. 10, n. 4, p. 293-317, Edição Especial 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/download/1983-4535.2017v10n4p293/35458. Acesso em: 17 jun. 2018.

TEIXEIRA, Elisangela Tosetto. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE Produções didáticas - pedagógicas: Ensino médio integrado: Possibilidades e desafios para sua efetiva implementação. Paraná: 2013.

TRIVINOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução a pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2006.

VIEIRA, Josimar Aparecido; VIEIRA, Mariland Maria Mascarello. Formação integrada do ensino médio com a educação profissional: o que dizem as pesquisas. Revista Thema, Sertão, v. 13, n. 1, p. 79-92, 2016. Disponível em: http://revistathema.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/287/182. Acesso em: 16 jun. 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.