O perfil dos egressos de um Curso Técnico em Automação Industrial Integrado ao Ensino Médio
Palavras-chave:
Perfil de Egressos. Ensino Médio Integrado. Mundo de trabalhoResumo
Este trabalho teve como objetivo descrever o perfil dos egressos do Curso Técnico em Automação Industrial Integrado ao Ensino Médio do Campus Sertãozinho do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Para o desenvolvimento do trabalho, utilizou-se a pesquisa descritiva. O instrumento de coleta de dados foi o questionário. Constatou-se que 90% dos egressos respondentes seguiram os estudos em nível superior. Dentre aqueles que exercem atividade remunerada, a maioria dos respondentes recebe remuneração próxima ou superior ao rendimento médio mensal da população ocupada brasileira. Além disso, os apontamentos feitos pelos egressos sobre a estrutura curricular contribuirão para a reformulação do Projeto Político Pedagógico (PPC) deste curso.Referências
ALVES, João Paulo da Conceição; SILVA, Márcia Pereira da; ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima. Ensino Médio Integrado à educação profissional: concepção política de ensino integrado em uma escola de educação tecnológica na cidade Belém/PA. Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP, Macapá, v. 7, n. 2, p. 61-73, jul-dez 2014. Disponível em: https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/1371. Acesso em: 12 maio 2018.
BRASIL, Decreto n. 5.154, de 23 de julho de 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5154.htm. Acesso em 17 jun. 2018.
BRASIL, Lei n. 11892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências, Brasília, DF, dez.2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892.htm. Acesso em: 13 mar. 2019.
BRANDALISE, Loreni Teresinha et al. O papel social da universidade no preparo profissional: uma pesquisa junto aos egressos de administração da UNIOESTE-Cascavel. Revista GUAL, Florianópolis, v. 6, n. 1, p. 176-196, jan. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/view/27026. Acesso em: 17 jun. 2018.
CANAL TECNICO. Curso técnico é o início para construir uma carreira de sucesso. São Paulo, 2017. Disponível em: https://canaltecnico.somosensinotecnico.com.br/curso-tecnico-e-o-inicio-para-construir-uma-carreira-de-sucesso. Acesso em: 07 abr. 2018.
CEETEPS. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Aprova regimento comum das escolas técnicas estaduais do Centro Paula Souza. Deliberação CEETEPS nº003, 18-07-2013, São Paulo, cap.VII,2013. Disponível em http://www.portal.cps.sp.gov.br/etec/regimento-comum/regimento-comum-2013.pdf. Acesso em 16 jun. 2018.
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SÃO PAULO. Plano de Curso Técnico em Automação Industrial. Sertãozinho. 2007. Disponível em: https://srt.ifsp.edu.br/cursos?id=114. Acesso em: 13 mar. 2019.
CERQUEIRA, Marília Borborema Rodrigues et al. O Egresso da escola técnica de saúde da Unimontes: conhecendo sua realidade no mundo do trabalho. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 305-328, jul./out. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462009000200007. Acesso em: 17 jun. 2018.
CIAVATTA, Maria. A Formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; RAMOS, Marise; CIAVATTA, Maria (Orgs.). Ensino Médio Integrado: Concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005, p. 83-105.
CIAVATTA, Maria. O ensino integrado, a politecnia e a educação omnilateral. Por que lutamos? Revista Trabalho & Educação. Belo Horizonte, v. 23, n. 1, p. 187-205, jan/abr. 2014. Disponível em: https://seer.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/7693. Acesso em: 09 nov. 2018.
CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise Nogueira. Ensino médio e Educação Profissional no Brasil: Dualidade e Fragmentação. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 5, n. 8, p. 27-41, jan./jun. 2011. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/viewFile/45/42. Acesso em: 17 jun. 2018.
CORDONI JÚNIOR, Luiz; SAKAI, Márcia Hiromi, Os egressos da medicina da universidade estadual de Londrina: Sua formação prática e médica. Revista Espaço para saúde, Londrina, v. 6, n. 1, p. 34-47, dez. 2004. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Luiz_Junior11/publication/255647019_OS_EGRESSOS_DA_MEDICINA_DA_UNIVERSIDADE_ESTADUAL_DE_LONDRINA_SUA_FORMACAO_E_PRATICA_MEDICA/links/55116b6e0cf29a3bb71dcc93.pdf. Acesso em: 17 jun. 2018.
CUNHA, Luiz Antônio. O ensino profissional na irradiação do industrialismo. São Paulo: Unesp, 2008.
DAZZANI, Maria Virgínia Machado; LORDELO, José Albertino Carvalho. A importância dos estudos com egressos na avaliação de programas. In: LORDELO, José Albertino Carvalho; DAZZANI, Maria Virgínia Machado (Organizadores). Estudos com estudantes egressos: concepções e possibilidades metodológicas na avaliação de programas. Salvador: EDUFBA, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/6214/1/Estudo%20com%20egressos.pdf. Acesso em 09 nov. 2018.
DE SOUSA JUNIOR, Justino. Omnilateralidade. Disponível em: http://www.sites.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/omn.html>. Acesso em: 26 set. 2018.
FIGUEIREDO, Antônio Macena de; SOUZA, Soraia Riva Goudinho de. Como elaborar projetos, monografias, dissertações e teses: Da redação científica à apresentação do texto final. 4. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2011.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. Ensino médio integrado: Concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.
GUIMARÃES, Maria Angélica Miranda; SALLES, Mara Telles. Congresso Nacional de Excelência em Gestão: O acompanhamento de egressos como ferramenta de inserção no mercado de trabalho. Rio de Janeiro: 2013, p.5.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Trabalho e Rendimento. Brasília, 2018. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18314-trabalho-e-rendimento.html. Acesso em 31 mar. 2019.
JANNARELLI, Eveline. Escolas: A importância de manter um relacionamento com egressos. São Paulo, 2017. Disponível em: http://www.oficinadaestrategia.com.br/escolas-importancia-de-manter-um-relacionamento-com-egressos/#. Acesso em: 17 jun. 2018.
LIMA, Cristina Bernardi; SCHOUTEN, Mariana Vieira Meirelles; MARTINELLI, Dante Pinheiro. Perfil profissiográfico de egresso das cinco primeiras turmas dos cursos de graduação de uma instituição de ensino superior. Revista Gestão USP, São Paulo, v.13, n. especial, p. 1-18, jan. 2006. Disponível em: https://doaj.org/article/bb4c3726af6544dab3adc465f4bfff7e. Acesso em: 16 jun. 2018.
LODI, Lúcia Helena. Ensino Médio e educação profissional in GRABOWSKI.G; KUENZER.A.Z; FRIGOTTO.G; CIAVATTA.M; RAMOS.M; MACHADO.L; BARACHO.M.D.G; SILVA.A.F.D; MOURA.D.H; PEREIRA.U.A. Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, Rio de Janeiro, mai-jun 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf2/boletim_salto07.pdf. Acesso em: 17 jun. 2018.
LOUSADA, Ana Cristina Zenha; MARTINS, Gilberto de Andrade. Egressos como fonte de informação para os cursos de Ciências Contábeis. Revista Contabilidade, São Paulo, v. 16, n. 37, jan./abr. 2005.
MACHADO, G. R. Perfil do Egresso da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2010, 338 p. Monografia (Pós-graduação) - Universidade do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
MACHADO, Lucília R. S. Ensino médio e técnico com currículos integrados: propostas de ação didática para uma relação não fantasiosa. In: MOLL, L. e Col. (Org.). Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: Desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre, RS: Artmed, 2010, p. 80-95.
MARTINS, Adriana Paula; ABREU-BERNARDES, Sueli Teresinha de. A oferta dos cursos técnicos integrados ao ensino médio nos institutos federais e a dualidade na educação brasileira. Revista Encontro de Pesquisa em Educação, Uberaba, v.1, n.1, p. 9-22, out. 2013. Disponível em: http://www.revistas.uniube.br/index.php/anais/article/view/669. Acesso em: 01 abr. 2018.
MOURA, Dante Henrique. A organização curricular do ensino médio integrado a partir do eixo estruturante: trabalho, ciência, tecnologia e cultura. Labor, Fortaleza, v. 1, n. 7, p. 1-19, 2012. Disponível em: http://www.revistalabor.ufc.br/Artigo/volume7/1_A_organizacao_curricular_do_ensino_medio_integrado_-__trabalho_ciencia_tecnologia_e_cultura_DANTE_LABOR.pdf. Acesso em: 17 jun. 2018.
NASCIMENTO, Bárbara. Metade dos jovens corre risco de não se inserir no mercado de trabalho. O Globo, Rio de Janeiro, 08 mar. 2018. Disponível em: https://oglobo.globo.com/economia/metade-dos-jovens-corre-risco-de-nao-se-inserir-no-mercado-de-trabalho-22463218. Acesso em: 14 mar. 2019.
RAMOS, Marise Nogueira. Implicações políticas e pedagógicas da EJA integrada à educação profissional. São Paulo: 2009.
RIBEIRO, Ellen Cristine dos Santos; SOBRAL, Karine Martins; JATAÍ, Renata Pimentel. Omnilateralidade, Politecnia, Escola Unitária e Educação Tecnológica: Uma análise marxista. In: I JOINGG - Jornada Internacional de Estudos e Pesquisas em Antonio Gramsci, VII JOREGG - Jornada Regional de Estudos e Pesquisas em Antonio Gramsci. 2016, Fortaleza. Anais... Universidade Federal do Ceará-Faculdade de Educação. Disponível em: http://www.ggramsci.faced.ufc.br/wp-content/uploads/2017/06/OMNILATERALIDADE-POLITECNIA-ESCOLA-UNIT%C3%81RIA-E-EDUCA%C3%87%C3%83O-TECNOL%C3%93GICA-UMA-AN%C3%81LISE-MARXISTA.pdf. Acesso em: 07 nov. 2018.
SAMPAIO, Marcus Vinicius Duarte et al. Empregabilidade e perfil de egressos do IFRN no mercado de trabalho. Salvador, ago-nov 2013. Disponível em: http://portal.ifrn.edu.br/pesquisa/egressos/artigo-apresentado-no-viii-connepi-pesquisa-piloto-de-acompanhamento-de-egressos-2012. Acesso em: 17 jun. 2018.
SANTOS, Fernanda Pereira; NUNES, Célia Maria Fernandes; VIANA, Marger da Conceição Ventura. A busca de um currículo interdisciplinar e contextualizado para ensino técnico integrado ao médio. Rio Claro: jan-abr. 2017.
SEMIS, Laís. Apenas 4 em 10 jovens com até 25 anos completam o Ensino Médio. Nova Escola, São Paulo, 08 mar. 2018. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/10301/apenas-4-em-10-jovens-com-ate-25-anos-completam-o-ensino-medio. Acesso em: 31 mar. 2019.
SILVA, Luís Carmo da et al. Acompanhamento de egressos como ferramenta de gestão universitária: Um estudo com graduados da UFBA. Revista GUAL, Florianópolis, v. 10, n. 4, p. 293-317, Edição Especial 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/download/1983-4535.2017v10n4p293/35458. Acesso em: 17 jun. 2018.
TEIXEIRA, Elisangela Tosetto. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE Produções didáticas - pedagógicas: Ensino médio integrado: Possibilidades e desafios para sua efetiva implementação. Paraná: 2013.
TRIVINOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução a pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2006.
VIEIRA, Josimar Aparecido; VIEIRA, Mariland Maria Mascarello. Formação integrada do ensino médio com a educação profissional: o que dizem as pesquisas. Revista Thema, Sertão, v. 13, n. 1, p. 79-92, 2016. Disponível em: http://revistathema.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/287/182. Acesso em: 16 jun. 2018.
BRASIL, Decreto n. 5.154, de 23 de julho de 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5154.htm. Acesso em 17 jun. 2018.
BRASIL, Lei n. 11892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências, Brasília, DF, dez.2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892.htm. Acesso em: 13 mar. 2019.
BRANDALISE, Loreni Teresinha et al. O papel social da universidade no preparo profissional: uma pesquisa junto aos egressos de administração da UNIOESTE-Cascavel. Revista GUAL, Florianópolis, v. 6, n. 1, p. 176-196, jan. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/view/27026. Acesso em: 17 jun. 2018.
CANAL TECNICO. Curso técnico é o início para construir uma carreira de sucesso. São Paulo, 2017. Disponível em: https://canaltecnico.somosensinotecnico.com.br/curso-tecnico-e-o-inicio-para-construir-uma-carreira-de-sucesso. Acesso em: 07 abr. 2018.
CEETEPS. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Aprova regimento comum das escolas técnicas estaduais do Centro Paula Souza. Deliberação CEETEPS nº003, 18-07-2013, São Paulo, cap.VII,2013. Disponível em http://www.portal.cps.sp.gov.br/etec/regimento-comum/regimento-comum-2013.pdf. Acesso em 16 jun. 2018.
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SÃO PAULO. Plano de Curso Técnico em Automação Industrial. Sertãozinho. 2007. Disponível em: https://srt.ifsp.edu.br/cursos?id=114. Acesso em: 13 mar. 2019.
CERQUEIRA, Marília Borborema Rodrigues et al. O Egresso da escola técnica de saúde da Unimontes: conhecendo sua realidade no mundo do trabalho. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 305-328, jul./out. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462009000200007. Acesso em: 17 jun. 2018.
CIAVATTA, Maria. A Formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; RAMOS, Marise; CIAVATTA, Maria (Orgs.). Ensino Médio Integrado: Concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005, p. 83-105.
CIAVATTA, Maria. O ensino integrado, a politecnia e a educação omnilateral. Por que lutamos? Revista Trabalho & Educação. Belo Horizonte, v. 23, n. 1, p. 187-205, jan/abr. 2014. Disponível em: https://seer.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/7693. Acesso em: 09 nov. 2018.
CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise Nogueira. Ensino médio e Educação Profissional no Brasil: Dualidade e Fragmentação. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 5, n. 8, p. 27-41, jan./jun. 2011. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/viewFile/45/42. Acesso em: 17 jun. 2018.
CORDONI JÚNIOR, Luiz; SAKAI, Márcia Hiromi, Os egressos da medicina da universidade estadual de Londrina: Sua formação prática e médica. Revista Espaço para saúde, Londrina, v. 6, n. 1, p. 34-47, dez. 2004. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Luiz_Junior11/publication/255647019_OS_EGRESSOS_DA_MEDICINA_DA_UNIVERSIDADE_ESTADUAL_DE_LONDRINA_SUA_FORMACAO_E_PRATICA_MEDICA/links/55116b6e0cf29a3bb71dcc93.pdf. Acesso em: 17 jun. 2018.
CUNHA, Luiz Antônio. O ensino profissional na irradiação do industrialismo. São Paulo: Unesp, 2008.
DAZZANI, Maria Virgínia Machado; LORDELO, José Albertino Carvalho. A importância dos estudos com egressos na avaliação de programas. In: LORDELO, José Albertino Carvalho; DAZZANI, Maria Virgínia Machado (Organizadores). Estudos com estudantes egressos: concepções e possibilidades metodológicas na avaliação de programas. Salvador: EDUFBA, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/6214/1/Estudo%20com%20egressos.pdf. Acesso em 09 nov. 2018.
DE SOUSA JUNIOR, Justino. Omnilateralidade. Disponível em: http://www.sites.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/omn.html>. Acesso em: 26 set. 2018.
FIGUEIREDO, Antônio Macena de; SOUZA, Soraia Riva Goudinho de. Como elaborar projetos, monografias, dissertações e teses: Da redação científica à apresentação do texto final. 4. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2011.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. Ensino médio integrado: Concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.
GUIMARÃES, Maria Angélica Miranda; SALLES, Mara Telles. Congresso Nacional de Excelência em Gestão: O acompanhamento de egressos como ferramenta de inserção no mercado de trabalho. Rio de Janeiro: 2013, p.5.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Trabalho e Rendimento. Brasília, 2018. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18314-trabalho-e-rendimento.html. Acesso em 31 mar. 2019.
JANNARELLI, Eveline. Escolas: A importância de manter um relacionamento com egressos. São Paulo, 2017. Disponível em: http://www.oficinadaestrategia.com.br/escolas-importancia-de-manter-um-relacionamento-com-egressos/#. Acesso em: 17 jun. 2018.
LIMA, Cristina Bernardi; SCHOUTEN, Mariana Vieira Meirelles; MARTINELLI, Dante Pinheiro. Perfil profissiográfico de egresso das cinco primeiras turmas dos cursos de graduação de uma instituição de ensino superior. Revista Gestão USP, São Paulo, v.13, n. especial, p. 1-18, jan. 2006. Disponível em: https://doaj.org/article/bb4c3726af6544dab3adc465f4bfff7e. Acesso em: 16 jun. 2018.
LODI, Lúcia Helena. Ensino Médio e educação profissional in GRABOWSKI.G; KUENZER.A.Z; FRIGOTTO.G; CIAVATTA.M; RAMOS.M; MACHADO.L; BARACHO.M.D.G; SILVA.A.F.D; MOURA.D.H; PEREIRA.U.A. Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, Rio de Janeiro, mai-jun 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf2/boletim_salto07.pdf. Acesso em: 17 jun. 2018.
LOUSADA, Ana Cristina Zenha; MARTINS, Gilberto de Andrade. Egressos como fonte de informação para os cursos de Ciências Contábeis. Revista Contabilidade, São Paulo, v. 16, n. 37, jan./abr. 2005.
MACHADO, G. R. Perfil do Egresso da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2010, 338 p. Monografia (Pós-graduação) - Universidade do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
MACHADO, Lucília R. S. Ensino médio e técnico com currículos integrados: propostas de ação didática para uma relação não fantasiosa. In: MOLL, L. e Col. (Org.). Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: Desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre, RS: Artmed, 2010, p. 80-95.
MARTINS, Adriana Paula; ABREU-BERNARDES, Sueli Teresinha de. A oferta dos cursos técnicos integrados ao ensino médio nos institutos federais e a dualidade na educação brasileira. Revista Encontro de Pesquisa em Educação, Uberaba, v.1, n.1, p. 9-22, out. 2013. Disponível em: http://www.revistas.uniube.br/index.php/anais/article/view/669. Acesso em: 01 abr. 2018.
MOURA, Dante Henrique. A organização curricular do ensino médio integrado a partir do eixo estruturante: trabalho, ciência, tecnologia e cultura. Labor, Fortaleza, v. 1, n. 7, p. 1-19, 2012. Disponível em: http://www.revistalabor.ufc.br/Artigo/volume7/1_A_organizacao_curricular_do_ensino_medio_integrado_-__trabalho_ciencia_tecnologia_e_cultura_DANTE_LABOR.pdf. Acesso em: 17 jun. 2018.
NASCIMENTO, Bárbara. Metade dos jovens corre risco de não se inserir no mercado de trabalho. O Globo, Rio de Janeiro, 08 mar. 2018. Disponível em: https://oglobo.globo.com/economia/metade-dos-jovens-corre-risco-de-nao-se-inserir-no-mercado-de-trabalho-22463218. Acesso em: 14 mar. 2019.
RAMOS, Marise Nogueira. Implicações políticas e pedagógicas da EJA integrada à educação profissional. São Paulo: 2009.
RIBEIRO, Ellen Cristine dos Santos; SOBRAL, Karine Martins; JATAÍ, Renata Pimentel. Omnilateralidade, Politecnia, Escola Unitária e Educação Tecnológica: Uma análise marxista. In: I JOINGG - Jornada Internacional de Estudos e Pesquisas em Antonio Gramsci, VII JOREGG - Jornada Regional de Estudos e Pesquisas em Antonio Gramsci. 2016, Fortaleza. Anais... Universidade Federal do Ceará-Faculdade de Educação. Disponível em: http://www.ggramsci.faced.ufc.br/wp-content/uploads/2017/06/OMNILATERALIDADE-POLITECNIA-ESCOLA-UNIT%C3%81RIA-E-EDUCA%C3%87%C3%83O-TECNOL%C3%93GICA-UMA-AN%C3%81LISE-MARXISTA.pdf. Acesso em: 07 nov. 2018.
SAMPAIO, Marcus Vinicius Duarte et al. Empregabilidade e perfil de egressos do IFRN no mercado de trabalho. Salvador, ago-nov 2013. Disponível em: http://portal.ifrn.edu.br/pesquisa/egressos/artigo-apresentado-no-viii-connepi-pesquisa-piloto-de-acompanhamento-de-egressos-2012. Acesso em: 17 jun. 2018.
SANTOS, Fernanda Pereira; NUNES, Célia Maria Fernandes; VIANA, Marger da Conceição Ventura. A busca de um currículo interdisciplinar e contextualizado para ensino técnico integrado ao médio. Rio Claro: jan-abr. 2017.
SEMIS, Laís. Apenas 4 em 10 jovens com até 25 anos completam o Ensino Médio. Nova Escola, São Paulo, 08 mar. 2018. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/10301/apenas-4-em-10-jovens-com-ate-25-anos-completam-o-ensino-medio. Acesso em: 31 mar. 2019.
SILVA, Luís Carmo da et al. Acompanhamento de egressos como ferramenta de gestão universitária: Um estudo com graduados da UFBA. Revista GUAL, Florianópolis, v. 10, n. 4, p. 293-317, Edição Especial 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/download/1983-4535.2017v10n4p293/35458. Acesso em: 17 jun. 2018.
TEIXEIRA, Elisangela Tosetto. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE Produções didáticas - pedagógicas: Ensino médio integrado: Possibilidades e desafios para sua efetiva implementação. Paraná: 2013.
TRIVINOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução a pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2006.
VIEIRA, Josimar Aparecido; VIEIRA, Mariland Maria Mascarello. Formação integrada do ensino médio com a educação profissional: o que dizem as pesquisas. Revista Thema, Sertão, v. 13, n. 1, p. 79-92, 2016. Disponível em: http://revistathema.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/287/182. Acesso em: 16 jun. 2018.