Projeto de extensão “Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer”: processos educativos e enfrentamento da vulnerabilidade social no contexto da pandemia

Autores

  • Matheus Oliveira Santos Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana

Palavras-chave:

processos educativos, lazer e educação popular, atividades remotas

Resumo

O presente artigo analisa o projeto de extensão “Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer”, no contexto da pandemia da COVID-19. Com a interrupção das atividades presencias, foram realizadas atividades educativas remotamente, como a publicação de vídeos no canal do projeto com descrição de jogos, brincadeiras, atividades musicais, contação de histórias, todas possíveis de serem realizadas no ambiente doméstico e ações de enfrentamento da vulnerabilidade social e econômica dos participantes. Utilizou-se da pesquisa qualitativa com ênfase na fenomenologia, que evidenciam a construção coletiva de atividades pelos educadores, a busca constante pelo contato com as famílias e o fortalecimento de ações humanitárias.

Biografia do Autor

Matheus Oliveira Santos, Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de São Carlos (2002), Especialização em Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2008), MBA em Gestão Empresarial pela UNICEP (2015) e Graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2017). Atualmente é Professor de Educação Física Escolar na Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e membro da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana.

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Publicado

2021-12-23

Edição

Seção

Fluxo contínuo