Projeto de extensão “Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer”: processos educativos e enfrentamento da vulnerabilidade social no contexto da pandemia

Autores

  • Matheus Oliveira Santos Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana

Palavras-chave:

processos educativos, lazer e educação popular, atividades remotas

Resumo

O presente artigo analisa o projeto de extensão “Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer”, no contexto da pandemia da COVID-19. Com a interrupção das atividades presencias, foram realizadas atividades educativas remotamente, como a publicação de vídeos no canal do projeto com descrição de jogos, brincadeiras, atividades musicais, contação de histórias, todas possíveis de serem realizadas no ambiente doméstico e ações de enfrentamento da vulnerabilidade social e econômica dos participantes. Utilizou-se da pesquisa qualitativa com ênfase na fenomenologia, que evidenciam a construção coletiva de atividades pelos educadores, a busca constante pelo contato com as famílias e o fortalecimento de ações humanitárias.

Biografia do Autor

Matheus Oliveira Santos, Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de São Carlos (2002), Especialização em Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2008), MBA em Gestão Empresarial pela UNICEP (2015) e Graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2017). Atualmente é Professor de Educação Física Escolar na Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e membro da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana.

Referências

ARAÚJO-OLIVERA, Sonia S. Exterioridade: o outro como critério. In: OLIVEIRA, Maria W.; SOUSA, Fabiana R. (Org.). Processos educativos em práticas sociais: pesquisas em educação. São Carlos: EdUFSCar, 2014. p.47-112.

BOGDAN, Roberto; BIKLEN, Sari. Notas de campo. In: ______. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994. p.150-175.

CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1995.

DUSSEL, Enrique D. Para uma ética da libertação latino-americana III: erótica e pedagógica. São Paulo: Edições Loyola; Piracicaba: Editora Unimep, s.d.

FIORI, Ernani M. Conscientização e educação. In: BRASIl. Ministério da Saúde. II Caderno de educação popular em saúde. Brasil: Ministério da Saúde, 2014. p.55-72.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 10. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 40. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005a.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005b.

GARNICA, Antonio Vicente Marafioti. Algumas notas sobre pesquisa qualitativa e fenomenologia. Interface: comunicação, saúde, educação, v.1, n.1, p.109-122, 1997.

GONÇALVES JUNIOR, Luiz. Edital de atividades de extensão - vivências em atividades diversificadas de lazer (VADL). São Carlos: ProEx/UFSCar, 2017.

GONÇALVES JUNIOR, Luiz. Lazer e novas relações de trabalho em tempos de globalização: a perspectiva dos líderes das centrais sindicais do Brasil e de Portugal. 2003. Tese (Pós-Doutorado em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa, Lisboa (Portugal).

GONÇALVES JUNIOR, Luiz; SANTOS, Matheus O. Brincando no jardim: processos educativos de uma prática social de lazer. In: EDUCERE – CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – PRAXIS, 7, 2006, Curitiba. Anais... Curitiba: PUCPR, 2006, p.1902-1915.

HEIDEGGER, Martin. Todos nós... ninguém: um enfoque fenomenológico do social. São Paulo: Moraes, 1981.

MARCELLINO, Nelson Carvalho. Lazer e educação. 6. ed. Campinas: Papirus, 2000.

MARTINS, Joel; BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. A pesquisa qualitativa em psicologia, fundamentos e recursos básicos. 2. ed. São Paulo: Moraes; EDUC, 1994.

MARTINS, Joel; BOEMER, Magali Roseira; FERRAZ, Clarice Aparecida. A fenomenologia como alternativa metodológica para pesquisa: algumas considerações. Rev. Esc. Enf. USP, São Paulo, v.24, n.1, p.139-147, 1990.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O olho e o espírito. Rio de Janeiro: Grifo, 1969.

OLIVEIRA, Maria Waldenez; SILVA, Petronilha Beatriz G., GONÇALVES JUNIOR, Luiz, MONTRONE, Aida V. G.; JOLY, Ilza Z. L. Processos educativos em práticas sociais: reflexões teóricas e metodológicas sobre pesquisa educacional em espaços sociais. In: OLIVEIRA, Maria Waldenez; SOUSA, Fabiana R. (org.). Processos educativos em práticas sociais: pesquisas em educação. São Carlos: EdUFSCar, 2014a. p. 29-46.

SANTOS, Boaventura de S. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020

SANTOS, Matheus O. Ludicidade, animação cultural e educação: um olhar para o projeto Vivências em atividades diversificadas de lazer". 2008. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos. São Carlos: UFSCar, 2008.

TÁPIA, Luis Ernesto Rodriguez. Método em fenomenologia. In: MARTINS, Joel; DICHTCHEKENIAN, Maria Fernanda S. F. Temas fundamentais da fenomenologia. São Paulo: Moraes, 1984. p.69-74.

Downloads

Publicado

2021-12-23

Edição

Seção

Artigos Científicos