Projeto de extensão “Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer”: processos educativos e enfrentamento da vulnerabilidade social no contexto da pandemia
Palavras-chave:
processos educativos, lazer e educação popular, atividades remotasResumo
O presente artigo analisa o projeto de extensão “Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer”, no contexto da pandemia da COVID-19. Com a interrupção das atividades presencias, foram realizadas atividades educativas remotamente, como a publicação de vídeos no canal do projeto com descrição de jogos, brincadeiras, atividades musicais, contação de histórias, todas possíveis de serem realizadas no ambiente doméstico e ações de enfrentamento da vulnerabilidade social e econômica dos participantes. Utilizou-se da pesquisa qualitativa com ênfase na fenomenologia, que evidenciam a construção coletiva de atividades pelos educadores, a busca constante pelo contato com as famílias e o fortalecimento de ações humanitárias.Referências
ARAÚJO-OLIVERA, Sonia S. Exterioridade: o outro como critério. In: OLIVEIRA, Maria W.; SOUSA, Fabiana R. (Org.). Processos educativos em práticas sociais: pesquisas em educação. São Carlos: EdUFSCar, 2014. p.47-112.
BOGDAN, Roberto; BIKLEN, Sari. Notas de campo. In: ______. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994. p.150-175.
CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1995.
DUSSEL, Enrique D. Para uma ética da libertação latino-americana III: erótica e pedagógica. São Paulo: Edições Loyola; Piracicaba: Editora Unimep, s.d.
FIORI, Ernani M. Conscientização e educação. In: BRASIl. Ministério da Saúde. II Caderno de educação popular em saúde. Brasil: Ministério da Saúde, 2014. p.55-72.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 10. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 40. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005a.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005b.
GARNICA, Antonio Vicente Marafioti. Algumas notas sobre pesquisa qualitativa e fenomenologia. Interface: comunicação, saúde, educação, v.1, n.1, p.109-122, 1997.
GONÇALVES JUNIOR, Luiz. Edital de atividades de extensão - vivências em atividades diversificadas de lazer (VADL). São Carlos: ProEx/UFSCar, 2017.
GONÇALVES JUNIOR, Luiz. Lazer e novas relações de trabalho em tempos de globalização: a perspectiva dos líderes das centrais sindicais do Brasil e de Portugal. 2003. Tese (Pós-Doutorado em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa, Lisboa (Portugal).
GONÇALVES JUNIOR, Luiz; SANTOS, Matheus O. Brincando no jardim: processos educativos de uma prática social de lazer. In: EDUCERE – CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – PRAXIS, 7, 2006, Curitiba. Anais... Curitiba: PUCPR, 2006, p.1902-1915.
HEIDEGGER, Martin. Todos nós... ninguém: um enfoque fenomenológico do social. São Paulo: Moraes, 1981.
MARCELLINO, Nelson Carvalho. Lazer e educação. 6. ed. Campinas: Papirus, 2000.
MARTINS, Joel; BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. A pesquisa qualitativa em psicologia, fundamentos e recursos básicos. 2. ed. São Paulo: Moraes; EDUC, 1994.
MARTINS, Joel; BOEMER, Magali Roseira; FERRAZ, Clarice Aparecida. A fenomenologia como alternativa metodológica para pesquisa: algumas considerações. Rev. Esc. Enf. USP, São Paulo, v.24, n.1, p.139-147, 1990.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
MERLEAU-PONTY, Maurice. O olho e o espírito. Rio de Janeiro: Grifo, 1969.
OLIVEIRA, Maria Waldenez; SILVA, Petronilha Beatriz G., GONÇALVES JUNIOR, Luiz, MONTRONE, Aida V. G.; JOLY, Ilza Z. L. Processos educativos em práticas sociais: reflexões teóricas e metodológicas sobre pesquisa educacional em espaços sociais. In: OLIVEIRA, Maria Waldenez; SOUSA, Fabiana R. (org.). Processos educativos em práticas sociais: pesquisas em educação. São Carlos: EdUFSCar, 2014a. p. 29-46.
SANTOS, Boaventura de S. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020
SANTOS, Matheus O. Ludicidade, animação cultural e educação: um olhar para o projeto Vivências em atividades diversificadas de lazer". 2008. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos. São Carlos: UFSCar, 2008.
TÁPIA, Luis Ernesto Rodriguez. Método em fenomenologia. In: MARTINS, Joel; DICHTCHEKENIAN, Maria Fernanda S. F. Temas fundamentais da fenomenologia. São Paulo: Moraes, 1984. p.69-74.
BOGDAN, Roberto; BIKLEN, Sari. Notas de campo. In: ______. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994. p.150-175.
CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1995.
DUSSEL, Enrique D. Para uma ética da libertação latino-americana III: erótica e pedagógica. São Paulo: Edições Loyola; Piracicaba: Editora Unimep, s.d.
FIORI, Ernani M. Conscientização e educação. In: BRASIl. Ministério da Saúde. II Caderno de educação popular em saúde. Brasil: Ministério da Saúde, 2014. p.55-72.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 10. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 40. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005a.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005b.
GARNICA, Antonio Vicente Marafioti. Algumas notas sobre pesquisa qualitativa e fenomenologia. Interface: comunicação, saúde, educação, v.1, n.1, p.109-122, 1997.
GONÇALVES JUNIOR, Luiz. Edital de atividades de extensão - vivências em atividades diversificadas de lazer (VADL). São Carlos: ProEx/UFSCar, 2017.
GONÇALVES JUNIOR, Luiz. Lazer e novas relações de trabalho em tempos de globalização: a perspectiva dos líderes das centrais sindicais do Brasil e de Portugal. 2003. Tese (Pós-Doutorado em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa, Lisboa (Portugal).
GONÇALVES JUNIOR, Luiz; SANTOS, Matheus O. Brincando no jardim: processos educativos de uma prática social de lazer. In: EDUCERE – CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – PRAXIS, 7, 2006, Curitiba. Anais... Curitiba: PUCPR, 2006, p.1902-1915.
HEIDEGGER, Martin. Todos nós... ninguém: um enfoque fenomenológico do social. São Paulo: Moraes, 1981.
MARCELLINO, Nelson Carvalho. Lazer e educação. 6. ed. Campinas: Papirus, 2000.
MARTINS, Joel; BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. A pesquisa qualitativa em psicologia, fundamentos e recursos básicos. 2. ed. São Paulo: Moraes; EDUC, 1994.
MARTINS, Joel; BOEMER, Magali Roseira; FERRAZ, Clarice Aparecida. A fenomenologia como alternativa metodológica para pesquisa: algumas considerações. Rev. Esc. Enf. USP, São Paulo, v.24, n.1, p.139-147, 1990.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
MERLEAU-PONTY, Maurice. O olho e o espírito. Rio de Janeiro: Grifo, 1969.
OLIVEIRA, Maria Waldenez; SILVA, Petronilha Beatriz G., GONÇALVES JUNIOR, Luiz, MONTRONE, Aida V. G.; JOLY, Ilza Z. L. Processos educativos em práticas sociais: reflexões teóricas e metodológicas sobre pesquisa educacional em espaços sociais. In: OLIVEIRA, Maria Waldenez; SOUSA, Fabiana R. (org.). Processos educativos em práticas sociais: pesquisas em educação. São Carlos: EdUFSCar, 2014a. p. 29-46.
SANTOS, Boaventura de S. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020
SANTOS, Matheus O. Ludicidade, animação cultural e educação: um olhar para o projeto Vivências em atividades diversificadas de lazer". 2008. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos. São Carlos: UFSCar, 2008.
TÁPIA, Luis Ernesto Rodriguez. Método em fenomenologia. In: MARTINS, Joel; DICHTCHEKENIAN, Maria Fernanda S. F. Temas fundamentais da fenomenologia. São Paulo: Moraes, 1984. p.69-74.