Educação Ambiental na Formação de Professores em Ciências Biológicas em uma Instituição de Ensino Pública.

Autores

  • Nayara Cristina do Prado Sitta Universidade Federal de Catalão
  • Fernanda Welter Adams Universidade Federal de Catalão
  • Simara Maria Tavares Nunes Universidade Federal de Catalão

Palavras-chave:

educação ambiental, formação de professores, ciências biológicas.

Resumo

Educação Ambiental é fundamental para formar cidadão, assim, este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa que investigou a presença da Dimensão Ambiental na formação inicial de professores, e a forma que a temática é trabalhada em um curso de ciências biológicas. Para tanto, analisou-se o PPC do Curso.  Percebeu-se que a Dimensão Ambiental é citada, não encontrando ações de ensino, pesquisa ou extensão voltadas para sua discussão. Ainda, não se percebeu a transversalidade da temática no currículo conforme exigência legal. Acredita-se na necessidade de avançar nessa discussão junto aos futuros professores, possibilitando a construção de conhecimentos ambientais aos mesmos.

Biografia do Autor

Nayara Cristina do Prado Sitta, Universidade Federal de Catalão

Licenciada em Ciências Biologicas

Fernanda Welter Adams, Universidade Federal de Catalão

Mestre em Educação pelo programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão com pesquisa na linha Práticas Educativas, Políticas Educacionais e Inclusão sob orientação da Profª Dra. Dulcéria Tartuci. Atua no Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa em Práticas Educativas e Inclusão (Neppein) onde tem se dedicado a pesquisar sobre a Formação de Professores de Ciências da Natureza na perspectiva da educação especial e inclusão escolar.. Especialista em " Metodologias do Ensino da Química" pela AVM Faculdade Integrada.Graduada Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão em 26 de agosto de 2014. Desenvolveu pesquisa na área de Ensino de Química, com ênfase em Jogos Didáticos. Bolsistas CAPES.

Simara Maria Tavares Nunes, Universidade Federal de Catalão

Licenciada (1995) e Bacharel (2002) em Química, Mestre (1999) e Doutora em Ciências (2003) - Área de Concentração Química - pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Associada da UAE de Educação da Universidade Federal de Catalão, na área de Ensino de Química. Foi Coordenadora Geral de Estágios da Regional Catalão (2012-2014) e Coordenadora de área do Pibid (2009 - 2014). Desenvolve projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão na Área de Ensino de Ciências, Educação Ambiental, Formação de Professores e o papel da extensão nessa formação inicial

Referências

AUGUSTO, A. C. Pesquisa Qualitativa: rigor metodológico no tratamento da teoria dos custos de transação em artigos apresentados nos congressos da Sober (2007 – 2011) Revista de Economia e Sociologia Rural. Piracicaba – SP, vol. 51, no 04, p. 745-764, Outubro/Dezembro de 2013.
BAZZO, W. A. Ciência, tecnologia e sociedade e o contexto da educação tecnológica. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2014.
BOMFIM, M. A., DIAS, C. B. ATeoria do fazer em Educação Ambiental Crítica: uma reflexão construída em contraposição à Educação Ambiental Conservadora. . In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 8, Campinas, 2000.
CAVALCANTE, B. D.,COSTA, C. F., CHRISPINO, A. Educação Ambiental e Movimento CTS, caminhos para a contextualização do Ensino de Biologia. Revista Práxis (Online). v. VI, p. 27-42, 2014.
DINIZ, J. C. A., CHAGAS, F. A. O. A Educação Ambiental na Formação Inicial de Professores de Física do IFG e de Professores de Ciências Biológicas e de Física da UFG, Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade (CETS), v 5, p. 221-234, 2014.
GODOY, A. S. Refletindo sobre critérios de qualidade da pesquisa qualitativa, Revista eletrônica de gestão organizacional, 3, n 2, p. 80 – 89, 2005. KRUGER, M. L., ENSSLIN, R. S. Método Tradicional e Método Construtivista de Ensino no Processo de Aprendizagem: uma investigação com os acadêmicos da disciplina Contabilidade III do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina. Organizações em contexto, São Bernardo do Campo, Vol. 9, n. 18, jul.-dez. 2013.FERREIRA, C. E. O. O Meio Ambiente na Prática de Escolas Públicas da Rede Estadual de São Paulo: intenções e possibilidades, Brasil, Ambiente e Educação – Revista de Educação Ambiental, v 18, n 1, p. 185 – 209, 2013.
LOUREIRO, B. F. C.; Educar, participar e transformar em educação ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental, Brasília, v. 01, n.00, p. 13-20, 2004.
OLIVEIRA, R. C., FREITAS, D. F. Educação Ambiental e Relações CTS: UMA PERSPECTIVA INTEGRADORA, Ciência & Ensino, vol. 1, número especial, novembro de 2007.
PINHEIRO, N. A. M. SILVEIRA, R. M. C. F. BAZZO, W. A. O contexto científico -tecnológico e social acerca de uma abordagem crítico-reflexiva: perspectiva e enfoque. Revista Iberoamericana de Educación, España, v. 49, n. 1, p. 1-14, 2009.
PEREIRA, D. A. e PATO, C.; Valores e Comportamento Ecológico: Dimensões para Educação Ambiental em Parques Urbanos, Brasil, Ambiente e Educação – Revista de Educação Ambiental, v20, n 2, 2015.
PRADO, A. G. I. e AZEVEDO, Z. V. Parâmetros Curriculares Nacionais apresentação dos temas transversais ética. Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.
SEOLIN, L. D. L., CEZAR, A. L. EDUCAÇÃO AMBIENTAL conceitos, metodologias e práticas. 1ª Edição TUPÃ - SP – Editora ANAP, 2016.
SIERRA, M. F. D, TALAMONI, B. L. J. S. A educação ambiental nas estruturas curriculares de alguns cursos de licenciatura. Editora da Unesp, Ensino de Ciências e Matemática IV, p. 115 – 133. Disponível em: http://books.scielo.org/id/bpkng/pdf/pirola-9788579830815-07.pdf, Acesso em 25 de março de 2019.
TEIXEIRA, C., TORALES. A. M. A questão ambiental e a formação de professores para a educação básica: um olhar sobre as licenciaturas. Educar em Revista, n. 3, p. 127-144, 2014.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Edição

Seção

Artigos Científicos