Educação Ambiental na Formação de Professores em Ciências Biológicas em uma Instituição de Ensino Pública.

Autores

  • Nayara Cristina do Prado Sitta Universidade Federal de Catalão
  • Fernanda Welter Adams Universidade Federal de Catalão
  • Simara Maria Tavares Nunes Universidade Federal de Catalão

Palavras-chave:

educação ambiental, formação de professores, ciências biológicas.

Resumo

Educação Ambiental é fundamental para formar cidadão, assim, este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa que investigou a presença da Dimensão Ambiental na formação inicial de professores, e a forma que a temática é trabalhada em um curso de ciências biológicas. Para tanto, analisou-se o PPC do Curso.  Percebeu-se que a Dimensão Ambiental é citada, não encontrando ações de ensino, pesquisa ou extensão voltadas para sua discussão. Ainda, não se percebeu a transversalidade da temática no currículo conforme exigência legal. Acredita-se na necessidade de avançar nessa discussão junto aos futuros professores, possibilitando a construção de conhecimentos ambientais aos mesmos.

Biografia do Autor

Nayara Cristina do Prado Sitta, Universidade Federal de Catalão

Licenciada em Ciências Biologicas

Fernanda Welter Adams, Universidade Federal de Catalão

Mestre em Educação pelo programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão com pesquisa na linha Práticas Educativas, Políticas Educacionais e Inclusão sob orientação da Profª Dra. Dulcéria Tartuci. Atua no Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa em Práticas Educativas e Inclusão (Neppein) onde tem se dedicado a pesquisar sobre a Formação de Professores de Ciências da Natureza na perspectiva da educação especial e inclusão escolar.. Especialista em " Metodologias do Ensino da Química" pela AVM Faculdade Integrada.Graduada Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão em 26 de agosto de 2014. Desenvolveu pesquisa na área de Ensino de Química, com ênfase em Jogos Didáticos. Bolsistas CAPES.

Simara Maria Tavares Nunes, Universidade Federal de Catalão

Licenciada (1995) e Bacharel (2002) em Química, Mestre (1999) e Doutora em Ciências (2003) - Área de Concentração Química - pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Associada da UAE de Educação da Universidade Federal de Catalão, na área de Ensino de Química. Foi Coordenadora Geral de Estágios da Regional Catalão (2012-2014) e Coordenadora de área do Pibid (2009 - 2014). Desenvolve projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão na Área de Ensino de Ciências, Educação Ambiental, Formação de Professores e o papel da extensão nessa formação inicial

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Publicado

2020-12-31

Edição

Seção

Fluxo contínuo