Projeto de extensão “Clube de Leitura nas Escolas”: uma experiência pautada no letramento literário

Autores

  • Elaine Christina Mota Centro Universitário Barão de Mauá
  • Marilia Ferranti Marques Scorzoni Centro Universitário Barão de Mauá
  • André Luiz Alselmi Centro Universitário Barão de Mauá

Palavras-chave:

Leitura, Letramento literário, Práticas pedagógicas

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar os resultados do projeto Clube de Leitura nas Escolas, desenvolvido em escolas estaduais pelos professores do curso de Letras do Centro Universitário Barão de Mauá, a partir de uma parceria entre essa instituição de Ensino Superior e a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. Como se sabe, a leitura é uma ferramenta essencial à aprendizagem e possibilita acesso aos saberes linguísticos e culturais, necessários para o exercício da cidadania. As práticas que permeiam o desenvolvimento da competência leitora demandam, inegavelmente, um redimensionamento que promova um trabalho produtivo de leitura e insira, efetivamente, o aluno enquanto sujeito partícipe das diferentes práticas sociais. Tendo em vista os impactos negativos da incipiente competência leitora no desempenho escolar, bem como os desafios que permeiam as práticas de leitura, a proposta do projeto é aproximar e fomentar, entre os alunos do ensino fundamental e médio, a leitura de textos literários. A proposta pedagógica tem como unidade didática o texto literário, em virtude de seu potencial transformador e humanizador, que possibilita a reflexão crítica e a produção de sentidos. A escolha do texto está relacionada ao contexto observado nas escolas e, também, é direcionada pelos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS). As atividades estão alicerçadas no referencial teórico do letramento literário, desenvolvido por Cosson (2014, 2018) e contemplam a sequência básica: motivação, introdução, leitura e interpretação. O projeto, em prática desde 2017, apresenta resultados muito positivos relatados pelas escolas acerca do desempenho leitor dos alunos. Nota-se uma motivação dos alunos em relação à leitura, impulsionados pelo novo olhar para o literário, proposto e desenvolvido durante os encontros.

Biografia do Autor

Elaine Christina Mota, Centro Universitário Barão de Mauá

Letras

Marilia Ferranti Marques Scorzoni, Centro Universitário Barão de Mauá

Letras e Pedagogia

André Luiz Alselmi, Centro Universitário Barão de Mauá

Letras

Referências

ABREU, Márcia. Cultura letrada, literatura e leitura. São Paulo: Editora Unesp, 2004.

BRASIL, Ministério da Educação. PDE: PROVA BRASIL Plano de desenvolvimento da Educação, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), 2011. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/prova%20brasil_matriz2.pdf. Acesso: 27 mai. 19

______. MEC. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Press Kit com informações essenciais sobre a Avaliação, os destaques da edição e o acesso aos resultados do Brasil, Unidades da Federação, Municípios e Escolas. Brasília: Inep, 2017. Disponível em http://download.inep.gov.br/educacao_basica/saeb/2018/documentos/presskit_saeb2017.pdf. Acesso em 27 maio 2019.

CADEMARTORI, Ligia. O professor e a literatura para pequenos, médios e grandes. Belo Horizonte: Auntêntica Editora, 2012.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários escritos. 3ª ed. revista e ampliada. São Paulo: Duas Cidades, 1995.

CEREJA, W. R. Ensino de Literatura: uma proposta dialógica para o trabalho com a literatura. São Paulo: Anual, 2005.

COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2018.

COSSON, Rildo; SOUZA, Renata Junqueira. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. Disponível em https://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/40143?locale=pt_BR. Acesso em 26 junho 2019.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1989.
GREGORIN FILHO, José Nicolau. Literatura infantil/juvenil, sociedade e ensino. Disponível em http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/prog_pdf/prog11_01a.pdf. Acesso em 27 maio 2019.

LAJOLO, M. Literatura: leitores & leitura. São Paulo: Moderna, 2010.

PROENÇA FILHO, Domicio. Leitura do texto, leitura do mundo. Rio de Janeiro: Anfiteatro, 2017.

SILVA, Antônio de Pádua Dias. O ensino de literatura hoje – da crise do conceito à noção. (Livro eletrônico) EDUEB, 2016. Disponível em http://www.uepb.edu.br/download/ebooks/O-Ensino-de-Literatura-Hoje.pdf. Acesso em 27 maio 2019.

ZILBERMAN, R. A leitura e o ensino de literatura. Curitiba: Ibpex, 2010.

Downloads

Publicado

2019-12-20

Edição

Seção

Fluxo contínuo