Práticas curriculares coletivas na escola: um estudo sobre o currículo interdisciplinar freireano

Autores

  • Rosemeri Scalabrin Instituto Federal do Pará - Campus Rural de Marabá

Palavras-chave:

Educação do campo. Currículo interdisciplinar. Emancipação.

Resumo

O artigo apresenta alguns resultados de pesquisa, a qual tem tomado como pano de fundo a política de formação continuada do Campus Rural de Marabá (CRMB/IFPA) desenvolvida em parceria com os municípios de Piçarra, Itupiranga e Marabá no período de 2015-2018. Para delimitar o campo de análise esse texto objetiva identificar as mudanças nas práticas curriculares dos professores das escolas do campo e na qualidade do ensino, a partir visão dos educadores do campo.  Para isso, a pesquisa tomou como referência teórica os fundamentos da proposta curricular interdisciplinar via tema gerador de Paulo Freire e se orientou por uma abordagem qualitativa. Como resultado, foi possível identificar que a política de formação continuada, via de regra, ocorre na contra mão dos interesses dos gestores municipais, o que impede avanços de ordem interna tanto no chão da escola quando na ação das equipes técnico-pedagógicas das Secretarias Municipais de Educação e externa influenciando negativamente no movimento de concretização de um modo de organizar e aplicar o conhecimento, a partir de um currículo com sentido e significado as populações do campo. A pesquisa também possibilitou identificar que quando ocorre a tomada de decisão política pelo desenvolvimento da política de educação, a luza da concepção e princípios da educação do campo e do currículo interdisciplinar via tema gerador, as práticas curriculares tem apresentado avanços que influenciam diretamente na qualidade do ensino, na permanência dos estudantes na escola e no fortalecimento da identidade de sujeito do campo.

Biografia do Autor

Rosemeri Scalabrin, Instituto Federal do Pará - Campus Rural de Marabá

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1998), Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011) e Pós-doutora em Estudos Curriculares pela Universidade do Minho-Portugal; Professora da educação do campo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará com atuação no Campus Rural de Marabá (CRMB); e membro do Comitê Científico do IFPA (IFPA) e do Conselho Editorial da Editora On-Line Portugal. Tem experiência na área da Educação em temáticas como: Educação do Campo, Ensino, Práticas docentes e Currículo.

Referências

CRMB. Relatório da Formação continuada, polo Itupiranga, Marabá e Piçarra, 2015.
CRMB. Relatório da Formação continuada, polo Itupiranga, Marabá e Piçarra, 2016.
CRMB. Relatório da Formação continuada, polo Itupiranga, Marabá e Piçarra, 2017.
CRMB. Relatório da Formação continuada, polo Itupiranga, Marabá e Piçarra, 2018.
DELIZOICOV, Demetrio. A Eduação em Ciências e a perspectiva de Paulo Freiire. In: Práticas Coletivas na Escola. PERNAMBCO E PAIVA (Org). São Paulo: Mercado de Letras, 2013.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 1ºed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.
____________. Papel da Educação na Humanização. Rev. da FAEEBA, Salvador, n. 7, p. 9-17, jan./jun. 1986.
____________. A importância do ato de ler em três artigos que se completam. 4ª Ed. São Paulo, Cortez Editora, 1982.
______________. In: BRANDÃO, C.R. Criando Métodos de Pesquisa Alternativa: aprendendo a fazê-la melhor através da ação. Pesquisa Participante. São Paulo, brasiliense, 1981.
GOUVÊA DA SILVA, Antônio Fernando. O Currículo na Práxis da Educação Popular: projeto pedagógico interdisciplinar – Tema gerador via rede temática. In: Práticas Coletivas na Escola. PERNAMBCO E PAIVA (Org). São Paulo: Mercado de Letras, 2013.
PERNAMBUCO, Marta Maria Castanho & PAIAV, Irene. Metodologia e Conteúdo. Caderno Educação e Realidade nº 15. UNIDIS/UFRN, 2006.
SCALBRIN, Rosemeri. Caminhos da educação pela Transamazônica: ressignificando o saber cotidiano e as práticas educativas de educadores (as) do campo. 2008.167 f. (Mestrado em Educação) programa de pós-graduação em educação. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal 2008.
VALLA. Vitor Vicent. Procurando compreender a fala das classes populares. In: Valla, V. V. Saúde e educação. Rio de Janeiro, DP&A, 2000.

Downloads

Publicado

2019-12-20

Edição

Seção

Artigos Científicos