Práticas curriculares coletivas na escola: um estudo sobre o currículo interdisciplinar freireano

Autores

  • Rosemeri Scalabrin Instituto Federal do Pará - Campus Rural de Marabá

Palavras-chave:

Educação do campo. Currículo interdisciplinar. Emancipação.

Resumo

O artigo apresenta alguns resultados de pesquisa, a qual tem tomado como pano de fundo a política de formação continuada do Campus Rural de Marabá (CRMB/IFPA) desenvolvida em parceria com os municípios de Piçarra, Itupiranga e Marabá no período de 2015-2018. Para delimitar o campo de análise esse texto objetiva identificar as mudanças nas práticas curriculares dos professores das escolas do campo e na qualidade do ensino, a partir visão dos educadores do campo.  Para isso, a pesquisa tomou como referência teórica os fundamentos da proposta curricular interdisciplinar via tema gerador de Paulo Freire e se orientou por uma abordagem qualitativa. Como resultado, foi possível identificar que a política de formação continuada, via de regra, ocorre na contra mão dos interesses dos gestores municipais, o que impede avanços de ordem interna tanto no chão da escola quando na ação das equipes técnico-pedagógicas das Secretarias Municipais de Educação e externa influenciando negativamente no movimento de concretização de um modo de organizar e aplicar o conhecimento, a partir de um currículo com sentido e significado as populações do campo. A pesquisa também possibilitou identificar que quando ocorre a tomada de decisão política pelo desenvolvimento da política de educação, a luza da concepção e princípios da educação do campo e do currículo interdisciplinar via tema gerador, as práticas curriculares tem apresentado avanços que influenciam diretamente na qualidade do ensino, na permanência dos estudantes na escola e no fortalecimento da identidade de sujeito do campo.

Biografia do Autor

Rosemeri Scalabrin, Instituto Federal do Pará - Campus Rural de Marabá

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1998), Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011) e Pós-doutora em Estudos Curriculares pela Universidade do Minho-Portugal; Professora da educação do campo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará com atuação no Campus Rural de Marabá (CRMB); e membro do Comitê Científico do IFPA (IFPA) e do Conselho Editorial da Editora On-Line Portugal. Tem experiência na área da Educação em temáticas como: Educação do Campo, Ensino, Práticas docentes e Currículo.

Referências

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Publicado

2019-12-20

Edição

Seção

Fluxo contínuo