Uma proposta interdisciplinar para o ensino de Física, Química e Biologia através do estudo de biomateriais

Autores

  • Diego Rafael Nespeque Correa IFSP - Campus Sorocaba

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Interdisciplinaridade, Biomateriais.

Resumo

Atualmente, diversas práticas educacionais têm sido propostas com o objetivo de vencer a constante dificuldade de aprendizagem e desmotivação dos alunos em sala de aula, em especial nas disciplinas de Ciências (Física, Química e Biologia). Propostas como o uso de História da Ciência, CTSA, TICs, experimentação e modelagem têm sido investigadas, contudo estas práticas carecem de uma visão contextualizada e integrada do ensino. Nos últimos anos, têm crescido a proposta de integração entre as diferentes disciplinas, de forma a fornecer um ensino voltado para o real cotidiano do aluno. Dentre as recentes formas de integração, a interdisciplinaridade têm se destacado, por fornecer aspectos reais e não fragmentados dos conteúdos, como ocorrem naturalmente em nosso cotidiano. A partir deste panorama, este estudo propõe analisar possibilidades do ensino interdisciplinar nas aulas de Física, Química e Biologia, utilizando como tema biomateriais. Os biomateriais são uma categoria especial de materiais, desenvolvidos especificamente para utilização no corpo humano, requerendo um determinado conjunto de propriedades físicas, químicas e biológicas para uma correta aplicação. São utilizados basicamente como implantes ortopédicos, odontológicos e cardiovasculares, além de dispositivos de fixação e carregadores de fármacos (drug deliveries). A partir da análise das propriedades requeridas nestas variadas aplicações, foi possível obter possíveis pontos de conexão interdisciplinar nas áreas de Física-Química, Física-Biologia e Química-Biologia, evidenciando o potencial do tema para ser utilizado como fonte de estudos de práticas interdisciplinares em sala de aula.

Biografia do Autor

Diego Rafael Nespeque Correa, IFSP - Campus Sorocaba

Doutor em Ciência e Tecnologia de MateriaisEspecialista em Metodologias do Ensino de Matemática e FìsicaLicenciado em Fìsica

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Publicado

2019-12-20

Edição

Seção

Fluxo contínuo