Da fôrma-leitor para a função-leitor: a autoria na produção poética dos sujeitos-alunos
Palavras-chave:
Escrita, Autoria, Literatura.Resumo
A poesia na escola constitui um lugar marginal, isso porque nem sempre é reconhecido como um saber relevante. Deste modo, procuramos observar se os sujeitos-alunos de uma escola particular de Ribeirão Preto – SP conseguiram deslocar da fôrma-leitor, isto é, quando se limita o processo de significação do sujeito para a função-leitor, ou seja, quando o sujeito realiza uma leitura interpretável e polissêmica (PACÍFICO, 2002), tendo o Direito à literatura (CANDIDO, 1988) garantido na escola, isso por meio do acesso ao arquivo (PÊCHEUX, 2010), permitindo que o acesso aos fios discursivos do poético possam deixar de ser um corpo-estranho para os sujeitos-alunos, tornando-se um corpo-familiar.Referências
ALMEIDA, M, J de, A. Ensinar português?. In: GERALDI, J, W. (org). O texto na sala de aula. São Paulo: Anglo, 2012.
BARROS, M. de. Menino do mato. São Paulo: Leya, 2010.
CANDIDO, A. O direito à Literatura. In: Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1988.
CORACINI, M. J. Nossa língua: materna ou madrasta? – Linguagem, discurso e identidade. In: CORACINI, M. J. A celebração do Outro: arquivo, memória e identidade. Campinas-SP: Mercado das Letras, p. 135-148, 2007.
FERNANDES, C. A. Análise do discurso: reflexões introdutórias. Goiânia: Trilhas Urbanas, 2005.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 23ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
GERALDI, J, W. O texto na sala de aula (org). São Paulo: Anglo, 2012.
GNERRE, M. Linguagem, escrita e poder. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
LAJOLO, M. O texto não é pretexto. In: ZILBERMAN, R. (org). Leituras em crise na escola: as alternatives do professor. Porto Alegre – RS: Mercado Aberto, 1991.
ORLANDI, E, P. As formas do silêncio: nos movimentos dos sentidos. Campinas – SP: Editora Unicamp, 2007.
ORLANDI, E. P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 6.ed. Campinas, SP: Pontes, 2001.
ORLANDI, E. P. Discurso e leitura. 9. ed. São Paulo: Cortez; Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2012.
ORLANDI, E. P. Interpretação; autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Petrópolis- RJ: Vozes, 1996.
PACÍFICO, S. M. R. Argumentação e autoria: o silenciamento do dizer. Tese de Doutorado em Ciências. FFCLRP-USP, Ribeirão Preto, SP, 2002.
PACÍFICO. S. M. R. Leitura, escrita e autoria nas séries iniciais do Ensino Fundamental. FAPESP-No. 2010/15782-6.
PACÍFICO. S. M. R. As posições de autor e leitor no jogo discursivo. In: TFOUNI, Leda Verdiani. Múltiplas faces da autoria. Ijuí-RS: Unijuí, 2008, p. 237-254.
PACÍFICO. S. M. R. Professor e autoria: interpretação sobre o Ler e o Escrever. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013.
PACÍFICO, S. M. R.; ROMÃO, L. M. S. A memória e o arquivo produzindo sentidos sobre o feminino. Revista Em Questão, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 73-90, jan./jun. 2006.
PARO, V, H. Administração escolar: Introdução Crítica. Ed 17ª. São Paulo: Cortez, 2012.
PÊCHEUX, M. Ler o arquivo hoje In: ORLANDI, E. P. (Org) [et al] Gestos de leitura: da História no Discurso. Campinas-SP: Editora da UNICAMP, 2010.
PÊCHEUX, M. O discurso: estrutura ou acontecimento?. Campinas, SP: Pontes, 1990.
PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Tradução: Eni Puccinelli Orlandi et al. 4ª ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2009.
PIGNATARI, D. O que é comunicação poética. 10. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2011.
ROMÃO, L, M, S; PACÍFICO, S, M, R. Efeitos de leitura: sujeitos e sentidos em movimento. Ribeirão Preto – SP: Alphabeto, 2010.
ROMÃO, L. M. S.; PACÍFICO, S. M. R. Era uma vez uma outra história: leitura e interpretação na sala de aula. São Paulo: DCL, 2006.
SILVA, E da S. (Des) caminhos da escola: traumatismos educacionais. São Paulo: Cortez, 2011.
SORRENTI, N. A poesia vai à escola: reflexões, comentários e dicas de atividades. Belo Horizonte – MG: Autêntica, 2009.
BARROS, M. de. Menino do mato. São Paulo: Leya, 2010.
CANDIDO, A. O direito à Literatura. In: Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1988.
CORACINI, M. J. Nossa língua: materna ou madrasta? – Linguagem, discurso e identidade. In: CORACINI, M. J. A celebração do Outro: arquivo, memória e identidade. Campinas-SP: Mercado das Letras, p. 135-148, 2007.
FERNANDES, C. A. Análise do discurso: reflexões introdutórias. Goiânia: Trilhas Urbanas, 2005.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 23ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
GERALDI, J, W. O texto na sala de aula (org). São Paulo: Anglo, 2012.
GNERRE, M. Linguagem, escrita e poder. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
LAJOLO, M. O texto não é pretexto. In: ZILBERMAN, R. (org). Leituras em crise na escola: as alternatives do professor. Porto Alegre – RS: Mercado Aberto, 1991.
ORLANDI, E, P. As formas do silêncio: nos movimentos dos sentidos. Campinas – SP: Editora Unicamp, 2007.
ORLANDI, E. P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 6.ed. Campinas, SP: Pontes, 2001.
ORLANDI, E. P. Discurso e leitura. 9. ed. São Paulo: Cortez; Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2012.
ORLANDI, E. P. Interpretação; autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Petrópolis- RJ: Vozes, 1996.
PACÍFICO, S. M. R. Argumentação e autoria: o silenciamento do dizer. Tese de Doutorado em Ciências. FFCLRP-USP, Ribeirão Preto, SP, 2002.
PACÍFICO. S. M. R. Leitura, escrita e autoria nas séries iniciais do Ensino Fundamental. FAPESP-No. 2010/15782-6.
PACÍFICO. S. M. R. As posições de autor e leitor no jogo discursivo. In: TFOUNI, Leda Verdiani. Múltiplas faces da autoria. Ijuí-RS: Unijuí, 2008, p. 237-254.
PACÍFICO. S. M. R. Professor e autoria: interpretação sobre o Ler e o Escrever. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013.
PACÍFICO, S. M. R.; ROMÃO, L. M. S. A memória e o arquivo produzindo sentidos sobre o feminino. Revista Em Questão, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 73-90, jan./jun. 2006.
PARO, V, H. Administração escolar: Introdução Crítica. Ed 17ª. São Paulo: Cortez, 2012.
PÊCHEUX, M. Ler o arquivo hoje In: ORLANDI, E. P. (Org) [et al] Gestos de leitura: da História no Discurso. Campinas-SP: Editora da UNICAMP, 2010.
PÊCHEUX, M. O discurso: estrutura ou acontecimento?. Campinas, SP: Pontes, 1990.
PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Tradução: Eni Puccinelli Orlandi et al. 4ª ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2009.
PIGNATARI, D. O que é comunicação poética. 10. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2011.
ROMÃO, L, M, S; PACÍFICO, S, M, R. Efeitos de leitura: sujeitos e sentidos em movimento. Ribeirão Preto – SP: Alphabeto, 2010.
ROMÃO, L. M. S.; PACÍFICO, S. M. R. Era uma vez uma outra história: leitura e interpretação na sala de aula. São Paulo: DCL, 2006.
SILVA, E da S. (Des) caminhos da escola: traumatismos educacionais. São Paulo: Cortez, 2011.
SORRENTI, N. A poesia vai à escola: reflexões, comentários e dicas de atividades. Belo Horizonte – MG: Autêntica, 2009.