Da fôrma-leitor para a função-leitor: a autoria na produção poética dos sujeitos-alunos

Autores

  • Michel Luís da Cruz Ramos Leandro Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP)
  • Soraya Maria Romano Pacífico Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP)

Palavras-chave:

Escrita, Autoria, Literatura.

Resumo

A poesia na escola constitui um lugar marginal, isso porque nem sempre é reconhecido como um saber relevante. Deste modo, procuramos observar se os sujeitos-alunos de uma escola particular de Ribeirão Preto – SP conseguiram deslocar da fôrma-leitor, isto é, quando se limita o processo de significação do sujeito para a função-leitor, ou seja, quando o sujeito realiza uma leitura interpretável e polissêmica (PACÍFICO, 2002), tendo o Direito à literatura (CANDIDO, 1988) garantido na escola, isso por meio do acesso ao arquivo (PÊCHEUX, 2010), permitindo que o acesso aos fios discursivos do poético possam deixar de ser um corpo-estranho para os sujeitos-alunos, tornando-se um corpo-familiar.

Biografia do Autor

Michel Luís da Cruz Ramos Leandro, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP)

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/USP. Graduado em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava (2012) e Pedagogia pela Universidade de São Paulo (2016). Atua como professor de Língua Portuguesa na Educação Básica na rede SESI. Participa do Grupo de Pesquisa "Discurso e memória: nos movimentos do sujeito" (GEDISME) filiado à Universidade de São Paulo e cadastrado junto ao Diretório de Grupos do CNPq. Tem interesse e participa de pesquisas ligadas na área de Linguística, em especial a Análise de Discurso pecheuxtiana, investigando, principalmente, os seguintes temas: autoria, escrita, leitura, letramento e argumentação.

Soraya Maria Romano Pacífico, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP)

Possui graduação em Letras pela Faculdade de Educação São Luís (1986); Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa pela Faculdade de Ciências e Letras Júlio de Mesquita Filho/UNESP (1996); Doutorado em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/USP, (2002) e Pós-Doutorado pela Faculdade de Ciências e Letras Júlio de Mesquita Filho/UNESP (2013). Atualmente, é professora associada da Universidade de São Paulo. É líder do grupo de pesquisa GEDISME - Discurso e Memória: movimentos do Sujeito, filiado à Universidade de São Paulo e cadastrado junto ao Diretório de Grupos do CNPq. É membro do Grupo de Estudos de Linguagem, Argumentação e Discurso ? ELAD/CNPq. Tem experiência na área de Linguística, com pesquisas fundamentadas na Análise do Discurso pecheuxtiana, investigando, principalmente, os seguintes temas: autoria, argumentação, leitura, escrita e letramento. Supervisiona estágios curriculares no curso de Pedagogia, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/USP.

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Publicado

2019-12-20

Edição

Seção

Fluxo contínuo