Concepções de licenciandos sobre o uso de debates em aulas de química

Autores

  • Maisa H. Altarugio universidade federal do ABC

Palavras-chave:

Debate, Recurso Didático, Formação Inicial de professores

Resumo

Este relato apresenta uma experiência realizada com 14 licenciandos da disciplina Recursos Didáticos para o Ensino de Química, da Universidade Federal do ABC, com o objetivo de levantar as concepções prévias dos alunos sobre o uso de debates em aulas de química. O tema foi abordado na forma de um jogo de tabuleiro com perguntas e respostas de modo a estimular o exercício da argumentação. As concepções dos alunos apontaram para a necessidade de abordar  o uso do debate na formação inicial de professores, capacitando-os ao exercício mais amplo e seguro dessa estratégia.

Referências

ALTARUGIO, M.H. Método Educacional Psicodramático na formação inicial de professores: identificação e ruptura de noções dos estudantes sobre práticas docentes. Rev. Int. de Form. de Professores (RIFP), Itapetininga, v. 2, n.1, p. 95-109, 2017.
ALTARUGIO, M.; CAPECCHI, M.C.V M. Sociodrama Pedagógico: uma proposta para a tomada de consciência e reflexão docente. Revista Alexandria, v.9, n.1, p. 31-55, 2016.
ALTARUGIO, M.H., DINIZ, M.L.; LOCATELLI, S.W. O Debate como Estratégia em Aulas de Química. Revista QNEsc, v.. 32, n° 1, p.26-30, 2010.
BARBOSA, R.G.; BATISTA, I.L. A criatividade como uma referência para discutir as bases da ciência e do seu ensino. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2002, Campinas. Atas...Campinas, UNICAMP, 2011.
BRUNER, J. O processo da educação. Lisboa: Edições 70, 1998.
CAPECCHI, M.C.V.M.; CARVALHO, A.M.P. Interações discursivas na construção de explicações para fenômenos físicos em sala de aula. In: VII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2000, Florianópolis. Anais...Florianópolis, UFSC, 2000.
DE CHIARO, S.; LEITÃO, S. O papel do professor na construção discursiva da argumentação em sala de aula. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 18, n. 3, set./dez. p. 350-357, 2005.
GIL PÉREZ, D.; MONTORO, I. F.; ALÍS, J.C.; CACHAPUZ, A.; PRAIA, J. Para uma Imagem Não Deformada do Trabalho Científico. Ciência e Educação, v.7, n.2, p. 125-153, 2001.
MAFFIA, A. M. C.; CRUZ, R.; DIAS, L. S. M. E.; BRAÚNA, R. C. A. Livro Didático de Ciências: O real e o idealizado em sua seleção. In: VIII Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia, 2002, São Paulo. Atas...São Paulo, USP, 2002. CD-ROM.

Downloads

Publicado

2018-12-21