SABERES E PRÁTICAS NA SAÚDE: A PROFISSIONALIZAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Maria Cecília Marins de Oliveira Universidade Federal do Paraná - UFP e Universitário Campos de Andrade
  • Ana Maria Cordeiro Vogt Universitário Campos de Andrade

Palavras-chave:

ensino superior, saúde, profissional da saúde, profissional médico, profissional enfermeiro, escolas de formação superior.

Resumo

O trabalho busca analisar a trajetória das atividades dos profissionais práticos e graduados na área da saúde, no Brasil, considerando os caminhos e os desafios enfrentados pelas escolas de formação e seus reflexos na atuação dos profissionais. A falta de vinculação entre teoria e prática profissional levou a pesquisar as mudanças e os entraves que ocorreram na área profissional da saúde, para compreender o distanciamento do conhecimento no desenvolvimento desta atividade. A metodologia qualitativa possibilitou, por meio do levantamento bibliográfico e documental, a análise e a interpretação de dados frente às alterações ocorridas no ensino, em conformidade com asmudanças nas conjunturas políticas e sociais. O estudo focaliza as áreas de medicina e enfermagem, por estarem interligadas, nos cuidados dispensados à saúde humana, evidenciando a complexidade que envolve a formação desses profissionais.

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