EDUCAÇÃO PROBLEMATIZADORA NO ENSINO DE QUÍMICA: A INDÚSTRIA SUCROALCOOLEIRA COMO TEMA GERADOR DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE SERTÃOZINHO - SP.
Palavras-chave:
Aprendizagem, Ensino, CiênciaResumo
O ensino de Ciências na Educação Básica brasileira tem apresentado sucessivamente rendimento insatisfatório nas avaliações externas de desempenho. Há necessidade urgente de mudança desse cenário em que não se ensina o que se deve e se desestimula o aprendizado dos alunos. Este trabalho busca encontrar formas de se inserir no currículo oficial de Química do Estado de São Paulo, a educação problematizadora idealizada por Paulo Freire e instrumentalizada pelos momentos pedagógicos de Demétrio Delizoicov. Para isso, desenvolveu-se uma sequencia didática em uma escola pública da cidade de Sertãozinho – SP, com a temática da cultura sucroalcooleira, tema que faz parte do cotidiano da cidade, uma vez que se trata da cultura agrícola que movimenta a economia da região. Os resultados permitiram concluir que é possível trabalhar esse tema com a prática de Freire, mas não sem encontrar dificuldades em sua execução.Referências
BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC; Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2006.
______. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC; Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 1998.
______. PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC; Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2001.
______. Relatório Nacional PISA 2012: Resultados brasileiros. Brasília: MEC; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), 2013. Disponível em: http://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/resultados/2014/relatorio_nacional_pisa_2012_resultados_brasileiros.pdf. Acesso em: 20 maio. 2016.
CAVENAGHI, A. R. A.; BZUNECK, J. A. A motivação de alunos adolescentes enquanto desafio na formação do professor. In: IX Congresso Nacional de Educação, III Congresso Sul Brasileiro de Psicopedagogia, Curitiba, 2009. Disponível em:http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/1968_1189.pdf. Acesso em: 18 dez. 2013.
DELIZOICOV,D. Conhecimento, tensões e transições. 1991. 219 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Universidade de São Paulo. São Paulo, 1991.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. P.Física. 2.ed. rev. São Paulo: Cortez, 1992.184 p. (Coleção Magistério 2º grau. Série Formação Geral).
______. Metodologia do Ensino de Ciências. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2000. 208 p. (Coleção Magistério 2º grau. Série Formação do Professor).
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. P.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2011. 368 p. (Coleção Docência em Formação. Série Ensino Fundamental).
FREIRE, P. Conscientização – teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3. ed. São Paulo: Centauro, 1980. 102 p.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 56.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014. 256 p.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. São Paulo: EPU, 2013. 112 p.
MAIA, J. O.; SILVA, A. F. A.; WARTHA, E. J. Um retrato do Ensino de Química nas escolas de Ilhéus e Itabuna. In: XV Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ), Curitiba, 2008. Disponível em: http://www.quimica.ufpr.br/eduquim/eneq2008/resumos/R0400-2.pdf. Acesso em: 27 nov. 2013.
MARCONDES, M.E.R. Proposições metodológicas para o ensino de Química: oficinas temáticas para a aprendizagem da Ciência e o desenvolvimento da cidadania. Em Extensão, Uberlândia, v. 7, n. 2, p. 67– 77, 2008.
MOREIRA, M. A. Abandono da narrativa, ensino centrado no aluno e aprender a aprender criticamente. In: VI Encontro Internacional e III Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa, São Paulo, 2010.
______. Subsídios Metodológicos para o Professor Pesquisador em Ensino de Ciências: pesquisa em ensino: métodos qualitativos e quantitativos. Porto Alegre, 2009. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/~moreira/. Acesso em: 20 dez. 2013.
SÃO PAULO (Estado). Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas tecnologias. São Paulo: Secretaria da Educação, 2012.152 p.
WARTHA, E. J. ; MOTA, J. R ; GUZZI FILHO, N. J. . O experimento da gota salina e os níveis de representação em química. Educación Química, v. 23, p. 55-61, 2012.
______. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC; Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 1998.
______. PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC; Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2001.
______. Relatório Nacional PISA 2012: Resultados brasileiros. Brasília: MEC; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), 2013. Disponível em: http://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/resultados/2014/relatorio_nacional_pisa_2012_resultados_brasileiros.pdf. Acesso em: 20 maio. 2016.
CAVENAGHI, A. R. A.; BZUNECK, J. A. A motivação de alunos adolescentes enquanto desafio na formação do professor. In: IX Congresso Nacional de Educação, III Congresso Sul Brasileiro de Psicopedagogia, Curitiba, 2009. Disponível em:http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/1968_1189.pdf. Acesso em: 18 dez. 2013.
DELIZOICOV,D. Conhecimento, tensões e transições. 1991. 219 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Universidade de São Paulo. São Paulo, 1991.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. P.Física. 2.ed. rev. São Paulo: Cortez, 1992.184 p. (Coleção Magistério 2º grau. Série Formação Geral).
______. Metodologia do Ensino de Ciências. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2000. 208 p. (Coleção Magistério 2º grau. Série Formação do Professor).
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. P.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2011. 368 p. (Coleção Docência em Formação. Série Ensino Fundamental).
FREIRE, P. Conscientização – teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3. ed. São Paulo: Centauro, 1980. 102 p.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 56.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014. 256 p.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. São Paulo: EPU, 2013. 112 p.
MAIA, J. O.; SILVA, A. F. A.; WARTHA, E. J. Um retrato do Ensino de Química nas escolas de Ilhéus e Itabuna. In: XV Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ), Curitiba, 2008. Disponível em: http://www.quimica.ufpr.br/eduquim/eneq2008/resumos/R0400-2.pdf. Acesso em: 27 nov. 2013.
MARCONDES, M.E.R. Proposições metodológicas para o ensino de Química: oficinas temáticas para a aprendizagem da Ciência e o desenvolvimento da cidadania. Em Extensão, Uberlândia, v. 7, n. 2, p. 67– 77, 2008.
MOREIRA, M. A. Abandono da narrativa, ensino centrado no aluno e aprender a aprender criticamente. In: VI Encontro Internacional e III Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa, São Paulo, 2010.
______. Subsídios Metodológicos para o Professor Pesquisador em Ensino de Ciências: pesquisa em ensino: métodos qualitativos e quantitativos. Porto Alegre, 2009. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/~moreira/. Acesso em: 20 dez. 2013.
SÃO PAULO (Estado). Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas tecnologias. São Paulo: Secretaria da Educação, 2012.152 p.
WARTHA, E. J. ; MOTA, J. R ; GUZZI FILHO, N. J. . O experimento da gota salina e os níveis de representação em química. Educación Química, v. 23, p. 55-61, 2012.