EDUCAÇÃO PROBLEMATIZADORA NO ENSINO DE QUÍMICA: A INDÚSTRIA SUCROALCOOLEIRA COMO TEMA GERADOR DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE SERTÃOZINHO - SP.

Marcelo Rodrigo Alioto, Paulo Sergio Calefi, Márcio José dos Reis

Resumo


O ensino de Ciências na Educação Básica brasileira tem apresentado sucessivamente rendimento insatisfatório nas avaliações externas de desempenho. Há necessidade urgente de mudança desse cenário em que não se ensina o que se deve e se desestimula o aprendizado dos alunos. Este trabalho busca encontrar formas de se inserir no currículo oficial de Química do Estado de São Paulo, a educação problematizadora idealizada por Paulo Freire e instrumentalizada pelos momentos pedagógicos de Demétrio Delizoicov. Para isso, desenvolveu-se uma sequencia didática em uma escola pública da cidade de Sertãozinho – SP, com a temática da cultura sucroalcooleira, tema que faz parte do cotidiano da cidade, uma vez que se trata da cultura agrícola que movimenta a economia da região. Os resultados  permitiram concluir que é possível trabalhar esse tema com a prática de Freire, mas não sem encontrar dificuldades em sua execução.

Palavras-chave


Aprendizagem; Ensino; Ciência

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