ÍNDICE DE QUALIDADE DO DESENHO EM PLANTA DE DORMITÓRIOS EM PROJETOS HABITACIONAIS DE BAIXA RENDA

Autores

  • Antônio Marco De Oliveira Prefeitura de Diamantina, MG
  • Vinolas Bernat Prat Universidade Federal dos Vales de Jequitinhonha e Mucuri
  • Swain Silvia Canoas Universidade Federal dos Vales de Jequitinhonha e Mucuri

Palavras-chave:

ambiência, análise multicritério, dormitório, habitação, construção sustentável

Resumo

A casa como unidade primária foi o foco deste trabalho, na pesquisa de fatores de influência da qualidade de ambiência de espaços. Aspectos de conforto ambiental, tais como: a luminosidade, conforto térmico, acústico e tátil, ventilação, segurança e salubridade são relevantes para a construção do espaço arquitetural. O objetivo principal deste trabalho foi criar um índice de qualidade em relação ao desenho em planta dos dormitórios de habitações de interesse social. Neste índice foram avaliados de forma integrada aqueles critérios que podem ser melhorados em relação ao desenho da planta (luminosidade e ventilação natural, acessibilidade, lay-out, etc.), visando melhorar a qualidade de vida do usuário. Para realizar a análise foi necessário ter em conta a ampla variedade de critérios a serem considerados e integrar esta avaliação no cálculo de um índice. Neste trabalho foi utilizada a análise multicritério para integrar a avaliação de todos os critérios que influenciam na qualidade do desenho de dormitórios em projetos habitacionais de baixa renda. Posteriormente foram apresentadas seis alternativas de dormitórios para o cálculo deste índice de qualidade.

Biografia do Autor

Antônio Marco De Oliveira, Prefeitura de Diamantina, MG

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987) e Especialização em Urbanismo (1990). Tem experiência na área de Arquitetura, com ênfase em projetos. Mestrando no Programa de Pós Graduação Interdisciplinar Saúde Sociedade e Ambiente da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Vinolas Bernat Prat, Universidade Federal dos Vales de Jequitinhonha e Mucuri

Engenheiro Civil formado em 2006. Possui mestrado (2009), doutorado (2011), sendo todos em Engenharia Civil realizados no departamento de engenharia da construção da Universidade Politécnica de Catalunha (Barcelona, Espanha). MBA (2014) em gerencia de projetos pela Fundação Getulio Vargas. Tem experiência profissional (mais de 6 anos) na área técnica e de gestão no campo das construções industrializadas. Seus trabalhos de pesquisa estão relacionados em duas áreas: construções sustentáveis/saudáveis e analise multicriterio. Atualmente é pesquisador e professor no mestrado profissional SaSA-Sociedade, Sáude e Meio Ambiente na UFVJM. Inserido neste mestrado como bolsista jovem talento nível A (programa ciência sem fronteiras). Neste mestrado está potenciando a área de pesquisa em Tecnologia e vigilância ambiental em saúde.

Swain Silvia Canoas, Universidade Federal dos Vales de Jequitinhonha e Mucuri

Bacharelado Em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992), mestrado em Ensino da Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Atualmente é professor Adjunto II da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus Teófilo Otoni. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, matemática, métodos quantitativos e estatística. Desde 2011, é professora do Mestrado Profissional em Saúde, Sociedade e Ambiente (SasA) na linha de pesquisa Tecnologia e Vigilância em Saúde. Atuou como diretora de Extensão, Cultura, Assuntos Comunitários e Assistência Estudantil do Campus do Mucuri (2013 a 2015). Atualmente é Chefe do Departamento do curso de Ciências Econômicas da FACSAE/UFVJM. Em 2015 ingressou no mestrado profissional PROFMAT da UFVJM na linha de pesquisa Educação, Matemática e Profissão Docente,sublinha da linha Ensino e Aprendizagem em Matemática, análise de condicionantes para proposta de intervenção pedagógica.

Referências

AMARAL, MÔNICA FRANCO; PROVÍN, MÉRCIA PANDOLFO. Aplicabilidade da metodologia multiatributo na seleção de heparinas em hospital público. Revista eletrônica de farmácia. ISSN 1808-0804 Vol. VII (4), p. 9 - 21, 2010.

ARÊA LEÃO DANTAS, D. Avaliação da iluminação natural em salas de edificação institucional em Teresina-PI. Revista Especialize On-line IPOG. 6ª edição, n° 6, 2013.

BOUERI FILHO, José Jorge; PEDRO, João Branco; DE OLIVEIRA SCOARIS, Rafael. Análise das exigências de área aplicáveis às habitações do programa «Minha Casa Minha Vida» Disponível em:
http://www.researchgate.net/profile/Joao_Pedro9/publication/257652563_Anlise_das_exigncias_de_rea_aplicveis_s_habitaes_do_programa_Minha_Casa_Minha_Vida/links/0c9605259a271d0b58000000.pdf acesso em Setembro de 2015.

BRANDÃO, R. S. Acesso ao Sol e à luz natural: Avaliação do impacto de novas edificações no desempenho térmico, luminoso e energético do seu entorno. 2004. Tese de Doutorado.

BRASIL. Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial. Portaria n° 18, de 16 de janeiro de 2012. Regulamento Técnico de Qualidade – RTQ para o Nível de Eficiência Energética de Edificações Residenciais (RTQ-R). Rio de Janeiro, 2012.

COHEN, S.C.; BOLDSTEIN, R.; KLIGERMANN, D.C.; MARCONDES, W. B. Habitação saudável e ambientes favoráveisà saúde como estratégia de promoção da saúde. Ciência e Saúde coletiva. 12(1): p. 191-198, 2007.

DEUTSCHES INSTITUT FÜR NORMUNG. DIN 5034: Tageslicht in Innenräumen. Berlin, 1997.

HABRAKEN, N.J.; BOEKHOLT,J.T.; THIJSSEN,A.P.; DINJENS P.J.M. El diseño de soportes. Barcelona: Gustavo Gili, 1979.

HIPÓCRATES. Aires, aguas y lugares. In: OPS/OMS El desafio de la epidemiologia:problemas y lecturas seleccionadas. Washington, 1988. p.18-9.

JANNUZZI, P. M.; MIRANDA, W. L.; SILVA, S. J.Análise multicritério e tomada de decisão em Políticas Públicas: Aspectos metodológicos, aplicativo operacional e aplicações. Revista Informática Pública.2009.

LUZ, S. O. C.; SELLITTO M. A.;GOMES L. P.Medição de desempenho ambiental baseada em método multicriterial de apoio à decisão: estudo de caso na indústria automobilística. Gestão &O & Produção.v.13, n.3, p.557-570, set.-dez. 2006.

MACEDO, C.C Análise do desempenho térmico e luminoso de sistemas de iluminação natural que utilizam a luz direta do sol. Dissertação de mestrado em Engenharia Civil. Universidade Federal de Santa Catarina, Curso de Pós-graduação em Engenharia Civil. Florianópolis, p. 1, 2002.

POMEROL, J. C.; BARBA ROMERO, S.Decisiones Multicriterio: Fundamentos Teóricos y Utilización Práctica. Alcalá: Servicio de Publicaciones de Universidad de Alcalá, 1997.

Downloads

Publicado

2017-06-07

Edição

Seção

Arquitetura e Urbanismo