NECESSIDADES DE USO DA LÍNGUA INGLESA ENTRE ESTUDANTES DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS: UMA PESQUISA PILOTO

Autores

  • Fernanda Goulart Ritti Dias IFSP - Campus Piracicaba
  • Rosana Cancian Maestro IFSP - Campus Piracicaba

Palavras-chave:

Inglês para fins específicos, análise das necessidades, análise de sistemas, material didático

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo investigar as principais necessidades do uso da língua inglesa dos alunos do curso superior tecnológico de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Piracicaba. A pesquisa, que ainda encontra-se em fase piloto, é um recorte de um projeto maior, que visa produzir um material didático em inglês com base em gêneros para a área de análise de sistemas. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário aplicado a 59 estudantes.O resultado do mapeamento das necessidades poderá ser usado como base para um syllabus de curso de inglês instrumental voltado para esse público. 

Referências

CARVALHO, K.R.R. (2008). Análise de necessidades para a disciplina língua inglesa em um curso de letras. Tese de doutorado. Pontifícia Universidade Católica de
São Paulo, São Paulo.

HUTCHINSON, T; WATERS, A. English for Specific Purposes: a learning-centered
approach. Cambridge: Cambridge University Press, 1987.

MASIN, M.A.P.C. (2009). Análise de necessidades para implementação de um curso de leitura em automação industrial. Dissertação de mestrado. Pontifícia
Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
ONODERA, J. (2010). Análise de necessidades em um curso de inglês para negócios. Dissertação de mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
PINTO, M.M. (2002). O inglês no mercado de trabalho do secretário executivo bilingüe: uma análise de necessidades. Dissertação de mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
RAMOS, R. C. G. Gêneros textuais: uma proposta de aplicação em cursos de inglês para fins específicos. The ESPecialist. São Paulo, v.25, n.2, 2004, p.107-129.
RAMOS, R. C. G.; LIMA-LOPES, R. E.; GAZOTTI-VALLIM, M. A. Análise de necessidades: identificando gêneros acadêmicos em um curso de leitura
instrumental. The ESPecialist, São Paulo, v.25, n.1, 2004, p.1-29.

RAMOS, R. C. G. Instrumental no Brasil: a desconstrução de mitos e a construção do
futuro. In: FREIRE, Maximina M.; ABRAHÃO, Maria Helena Vieira; BARCELOS,
Ana Maria Ferreira. Linguística Aplicada e Contemporaneidade. Campinas: Pontes
Editores, 2005. p.109-123.

SOUZA, R. A. Análise de necessidades do uso da língua inglesa em contexto profissional:
área editorial. 2009. 108 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos
da Linguagem) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.

Downloads

Publicado

2017-06-07

Edição

Seção

Ensino