TEATRO: INSTRUMENTO DE REFLEXÃO HISTÓRICO-CRÍTICA, INTERAÇÃO SOCIAL E PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

  • Luciana Brito Universidade Estadual do Norte do Paraná - campus de Jacarezinho - UENP
  • Marcus José Takahashi Selonk Universidade Estadual do Norte do Paraná - campus de Jacarezinho - UENP

Palavras-chave:

Teatro, História-Crítica, Interação Social, Prática Pedagógica.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar o Projeto de Extensão Universitária “Teatro: instrumento dereflexão histórico-crítica, interação social e prática pedagógica”, que tem por meta criar, junto às escolas de ensino fundamental e médio, oficinas de teatro que envolvam alunos e professores voluntários, orientados e supervisionados pelo monitor, coordenador e acadêmicos dos cursos de licenciatura da UENP/FAFIJA, previamente selecionados, tendo como ponto fundamental de ação adinamização do trabalho de extensão e cultura, proporcionando uma prática pedagógica apoiada na reflexão crítica que, de um lado construa o conhecimento da linguagem teatral e, de outro, seja capaz de desenvolver a capacidade do aluno de receber as impressões do mundo externo e interno, manifestando respostas pessoais adequadas.

Referências

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
PEIXOTO, Fernando. O que é teatro. São Paulo: Brasiliense, 1986.
REVERBEL, Olga Garcia. Um Caminho do Teatro na Escola. São Paulo: Editora Scipione, 1997.

Downloads

Edição

Seção

Artigos Científicos