O LUTO VIVENCIADO PELOS IRMÃOS DOS PACIENTES COM CÂNCER NA PERSPECTIVA DA PSICANÁLISE

Autores

  • Carolina Oliveira Serradela Fonseca Associação Brasileira de Assistência às Pessoas com Câncer - ABRAPEC e Associação Brasileira de Combate ao Câncer Infantil e Adulto - ABRACIA

Palavras-chave:

Irmãos, perdas, família, câncer, processo de luto, Psicanálise.

Resumo

Tendo em vista as dimensões que envolvem todo o processo de câncer na família, o presente artigo tem como objetivo refletir sobre o processo de luto e suas vicissitudes enfrentadas pelos irmãos dos pacientes com a doença. Avaliar a magnitude e as repercussões que uma perda traz à vida desses irmãos, seja na instância psíquica ou física, é pensar, sobretudo nos recursos internos utilizados para a elaboração ou não do luto. Por esta razão, contemplar a dinâmica da construção dos aspectos internos desde os períodos mais arcaicos da vida sob à luz da psicanálise é fundamental para que sepossa compreender a capacidade que os irmãos têm em conseguir manter-se na realidade e investir novamente em novos vínculos.

Referências

BROMBERG, M.H. A psicoterapia em situações de perdas e luto. Campinas: Livro Pleno, 2000.
NAVES, A.J; AQUINO, M.G Reflexões sobre alguns aspectos envolvidos no diagnóstico de câncer oncológico.
Arkrópolis, v.16, n..1, p.3-10. 2008.
CASSORLA, R.M.S. Reflexões sobre a psicanálise e a morte. In:______. Morte e desenvolvimento humano. São Paulo: Editora Cortez, 1992. P.90-110.
CAVICCHIOLI, A.C. Câncer infantil: as vivências dos irmãos saudáveis. Dissertação (Mestrado em Enfermagem). Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, 2005.
COELHO, M.O. A dor da perda da saúde. In:_______. Psicossomática e a psicologia da dor. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001. p.69-92.
FIGUEIREDO, L.C.; CINTRA, E.M.U. Melanie Klein. São Paulo: Publifolha, 2008.
FIGUEIREDO, L.C.; CINTRA, E.M.U. Pequena reconstituição da história dos sistemas Kleinianos. In: _____.
Melanie Klein: estilo e pensamento. São Paulo: Editora Escura, 2000. p. 59-124.
FREUD, S. Luto e Melancolia. In: Obras psicológicas completas de Sigmund Freud: edição standard brasileira. Tradução por Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1996. Vol. 14, p.245-263.
GOLDSMID, R; CARNEIRO-FERES, T. A função fraterna e as vicissitudes de ter e ser um irmão. Psicologia em Revista, v.13, n.2, p.293-307, 2007.

Downloads

Edição

Seção

Artigos Científicos