A SUBSTITUIÇÃO DA DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕSUBSTITUIÇÃO DA DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS (DOAR) PELA DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA (DFC): ANÁLISES RELACIONADAS À DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS NO MERCADO DE CAPITAIS

Autores

  • Carlos Eduardo Carnelossi
  • Ivan Carlin Passos
  • Luiz Eduardo Gaio
  • Eduardo de Brito

Palavras-chave:

Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos, Demonstração do Fluxo de Caixa, Informações Contábeis no Mercado de Capitais.

Resumo

Estudos realizados por diversos autores mostram a importância da divulgação deinformações contábeis e os benefícios gerados com esta evidenciação para o desenvolvimento das empresas relacionadas no mercado de capitais. Desta forma, este estudo tem como objetivo analisar as empresas que deixaram de publicar a Demonstração de Origens e Aplicação de Recursos (DOAR), em função da Lei 11.638/07, e os reflexos nos preços das ações destasempresas, as quais passaram apenas a divulgar a Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC). A avaliação empírica desta análise foi realizada por meio das informações divulgadas pelas companhias de capital abertas, com ações listadas na BM&FBovespa. Foram utilizadas as 35 empresas com maior lucratividade no ano de 2011. A pesquisa buscou identificar a variação dos preços das ações das empresas nos anos de 2005 a 2010, informar a continuidade da publicaçãoou não da DOAR e apurar os índices de rentabilidade do patrimônio líquido (ROE), rentabilidade do ativo (ROI) e a margem líquida (ML). O resultado obtido foi que os preços das ações da grande maioria destas empresas sofreram de fato uma redução à medida que deixaram de publicar a DOAR, conclusão esta obtida por meio do Teste de Hipótese (‘T’, de Student), o qual identificou aexistência na diferença das médias dos preços das ações das 35 (trinta e cinco) empresas analisadas. Sugere-se futuras pesquisas com períodos maiores e diferentes critérios de seleção das amostras. 

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Carnelossi

Referências

ANDERSON, David R.; SWEENEY, Dennis J.; WILLIAMS, Thomas A. Estatística Aplicada à Administração e Economia. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2009.
CAMPOS FILHO, Ademar. Demonstração dos fluxos de caixa: uma ferramenta indispensável para administrar sua empresa. São Paulo: Atlas, 1999.
CVM - Comissão de Valores Mobiliários. Deliberação n.º 547 - Aprova o Pronunciamento Técnico CPC 03 de Prounciamentos Contábeis, que trata da Demonstração do Fluxo de Caixa. Disponível em: <http://www.cvm.gov.br/>. Acesso em: 31 de agosto 2012.
FIPECAFI. Manual de Contabilidade Societária: Aplicável a todas as Sociedades de acordo com as Normas Internacionais e do CPC. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
FREZATTI, Fábio. Gestão do fluxo de caixa diário: como dispor de um instrumento fundamental para o gerenciamento do negócio. São Paulo: Atlas, 1997.
GITMAN, Lawrence J. Princípios da Administração Financeira. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
HENDRIKSEN, Eldon S.; VAN BREDA, Michael F. Teoria da Contabilidade. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
MARION, José Carlos. Contabilidade Empresarial. 14. ed. São Paulo: Atlas, 2009.MARTINS, Gilberto de Andrade; THEÓPHILO, Carlos Renato. Metodologia da Investigação Científica para Ciências Sociais Aplicadas. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
MATARAZZO, Dante Carmine. Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos:fundamentos, aspectos legais, elaboração e análise. São Paulo, 1980. Dissertação (Mestrado em Contabilidade) – Universidade de São Paulo – Faculdade de Economia e Administração da
USP.
MURCIA, Fernando Dal-Ri; SANTOS, Ariovaldo dos. Fatores determinantes do nível de disclosure voluntário das companhias abertas no Brasil. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, volume III, número 2, mai./ago 2009.
SALOTTI, Bruno Meirelles; YAMAMOTO, Marina Mitiyo. Informação contábil: estudos sobre sua divulgação no mercado de capitais. São Paulo: Atlas, 2006.
PIMENTEL, R. C; SALOTTI, B. M.; YAMAMOTO, M. M. Divulgação Voluntária daDemonstração dos Fluxos de Caixa e o Desempenho das Empresas de Capital Aberto no Brasil. Congresso USP 2007.
VERRECCHIA, Robert E. Essays on disclosure. Journal of Accounting and Economics, n. 32,p. 97-180, 2001.

Downloads

Publicado

2014-12-18

Edição

Seção

Contabilidade