EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES GENERALISTAS

Autores

  • Érica Conceição Fonseca Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Vinicius Barroso Hirota
  • Janísio Xavier de Souza

Palavras-chave:

Educação Física. Educação Infantil. Prática docente.

Resumo

A reflexão que segue tem o objetivo de identificar quais as dificuldades encontradas por professores generalistas da Educação Infantil em ministrar as aulas de Educação Física escolar. Os sujeitos da pesquisa foram professores da rede pública da Cidade de São Paulo – Capital, tendo como método para a coleta de dados uma entrevista semiestruturada. Os temas abordados foram sobre sua formação, sobre as aulas e as atividades desenvolvidas em suaspráticas docente.Observou-se uma lacuna na formação desses professores, os quais por não terem formação adequada referente aos temas relativos à educação física, têm, muitas vezes, que improvisar na relação de ensino e aprendizagem para desenvolver os conteúdos propostos pelo Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI), como as atividades motoras e lúdicas que exploram o movimento humano.

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Publicado

2014-12-18

Edição

Seção

Ensino de Educação Física