DESENVOLVIMENTO CURRICULAR E PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Autores

  • Gilberto Januario
  • Kátia Lima
  • Armando Traldi Júnior

Palavras-chave:

Desenvolvimento Curricular. Prática Pedagógica. Currículo de Matemática.

Resumo

Ao propiciar um ambiente favorável à aprendizagem dos alunos, os professoresparticipam de diferentes ações como seleção, organização e tratamento dos conteúdos, escolha de materiais didáticos, elaboração de instrumentos de avaliação, dentre outras atividades inseridas no processo do desenvolvimento curricular. É o professor que, por meio de suas relações com os materiais curriculares – e isso envolve seus conhecimentos, concepções e crenças –, cria condições para que o currículo seja desenvolvido. Neste artigo, nos propomos a discorrer sobre desenvolvimento do currículo e a prática de professores que ensinam Matemática.Inicialmente discutiremos sobre currículo a partir das contribuições teóricas de Sacristán (2000) e de Pacheco (2005), posteriormente apresentamos ponderações dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática (Brasil, 1998) sobre a prática do professor de Matemática, seguido deaspectos que, segundo Souza (2005), compõem a prática pedagógica. Entendemos que o desenvolvimento curricular deve ser tema da formação inicial e continuada, pois ao discutir sobre a prática do currículo o professor encontra subsídios para analisar diferentes proposições, materiais didáticos e olhar com maior criticidade para o que elabora e oportuniza aos alunos ao mediar/promover situações de aprendizagem matemática.

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Publicado

2014-12-18

Edição

Seção

Ensino de Matemática