A METODOLOGIA DOS PROBLEMAS GERADORES DE DISCUSSÕES POTENCIALIZA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA?

Autores

  • Vinícius Machado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Fernando Martins de Oliveira

Resumo

Apresenta-se uma análise da proposta de ensino em Física desenvolvida pelaMetodologia dos Problemas Geradores de Discussões (PGD), aplicada em curso de Engenharia de Produção na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. O intento é o de verificar se a nMetodologia PGD é capaz de cumprir com o seu objetivo de potencializar a ocorrência de aprendizagem significativa. Para tanto, buscou-se realizar uma pesquisa básica e exploratória de cunho bibliográfico e de abordagem qualitativa. Como resultado, entende-se ser possível afirmar que existem indícios de que a aplicação de atividades de ensino desenvolvidas de acordo com aproposta da Metodologia PGD pode contribuir de forma efetiva enquanto produção de material e disponibilização de estratégias de ensino potencialmente significativas.

Biografia do Autor

Vinícius Machado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Licenciatura Plena em Matemática, mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia UTFPR é professor de Física nos cursos de Engenharia na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Ponta Grossa.

Fernando Martins de Oliveira

Licenciatura plena em Física, especialista em Educação Científica e Tecnológica pela UTFPR, é professor de Física e Matemática no Colégio JP em Presidente Prudente, SP

Referências

AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: Uma perspectiva cognitiva,Lisboa: Editora Plátano, 2003.
BRASIL. CNE/CES 11, de 11 de março de 2002, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia. Ministério da Educação, Brasília, 2002.Disponível em http://www.abepro.org.br . Acesso em 02 nov. 2009.
LAKATOS, E. A.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 4e, revista e ampliada, Editora Atlas, São Paulo, 2001.
LUCERO, I. et al. El Análisis Cualitativo en la Resolucion de Problemas de Fisica y su Influencia en el Aprendizaje Significativo. Revista Investigações em Ensino de Ciências, Rio Grande do Sul, v.2, n1. p. 85-96, 2006. Disponível em: < http://www.if.ufrgs.br/ienci/>. Acesso em 23 set.2009.
MACHADO, V. Manual para elaboração e aplicação da Metodologia PGD na disciplina de Física em cursos de Engenharia. PPGECT, UTFPR, Ponta Grossa 2009-a. Disponível em:<http://ppgect.pg.utfpr.edu.br/site/?page_id=55>.Problemas Geradores de Discussões: uma proposta para a disciplina de Física nos cursos de Engenharia. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) -Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, junho de 2009-b. Disponível em: <http://ppgect.pg.utfpr.edu.br/site/?page_id=557 >
MACHADO, V.; Pinheiro, N. A. M. Contribuições para a formação acadêmica do engenheiro:trabalhando por meio de Problemas Geradores de Discussões. Anais do I Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, UTFPR, Ponta Grossa, 2009-a. p. 1488-1498. Disponível em:< http://www.sinect.com.br/2012/index.php?id=260 >. Ensino de Física por meio de Problemas Geradores de Discussões: contribuições para a formação acadêmica em engenharia. Anais do VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências. Florianópolis, 2009-b . Disponível em:<www.foco.fae.ufmg.br/sessoespaineis.pdf>
_______. Problema Gerador de Discussões: uma metodologia para o ensino em Engenharia.Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, vol.2, n.01, 2009-c, p.31-49. Disponível em: <http://www.pg.utfpr.edu.br/depog/periodicos/index.php/rbect>
_______.Investigando a Metodologia dos Problemas Geradores de Discussões: aplicações na disciplina de Física no ensino de Engenharia. Revista Ciência & Educação, vol.16, n.02, 2010, p.<Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v16n3/v16n3a02.pdf>
MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa crítica. Atas do III Encontro Internacional sobre Aprendizagem Significativa, Peniche, Lisboa, p. 33-45, com o título original de Aprendizagem significativa subversiva, setembro de 2000. Disponível em: <http://www.if.ufrgs.br/~moreira/>.
Acesso em 20/02/10.
______. Aprendizagem significativa: da visão clássica à visão crítica. Conferência de encerramento do V Encontro Internacional sobre Aprendizagem Significativa, Madrid, Espanha,
setembro de 2006. Disponível em: <http://www.if.ufrgs.br/~moreira/>. Acesso em 20/02/10.
SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação, ed. 3,Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, Florianópolis, 2001.
_______ Investigando a Metodologia dos Problemas Geradores de Discussões: aplicações na disciplina de Física no ensino de Engenharia. Revista Ciência & Educação, vol.16, n.02, 2010, p.525-542. Disponível em: http://www2.fc.unesp.br/cienciaeeducacao/viewarticle.php?id=840 .
_______ COMO ELABORAR E APLICAR UM PROBLEMA GERADOR DE DISCUSSÕES. In:
Marcia Regina Carletto e Rosemari Foggiatto (Org.). Ensino de Ciência e Tecnologia: práticas
docentes em foco. 1ed. Ponta Grossa, 2014-a.
_______Inserções de Estudos Sociais no ensino de Física em Engenharia por meio de Problemas
Geradores de Discussões: uma proposta. Revista Iluminart, n. 11, p. 41-53, 2014-b.

Downloads

Publicado

2014-12-18

Edição

Seção

Ensino de Física