VERSOS AMBÍGUOS EM SOLOMBRA, DE CECÍLIA MEIRELES

Autores

  • Delvanir Lopes Universidade Estadual Paulista - UNESP

Palavras-chave:

ambigu idade, Solombra, existencialismo, poesia

Resumo

Solombra (1963), última obra madura publicada em vida por Cecília Meireles (1901-1964), deixa transparecer desde o título a possibilidade da ambiguidade. O termo arcaico que, segundo Cecília, se refere à sombra, sugere, contudo, a possibilidade de outras leituras: uma delas é perceber a luminosidade nos versos abstratos da obra, o que destoa de grande parte dos críticos. A partir daí, nos 28 poemas da obra, as ambivalências se multiplicam e evoluem para os paradoxos. O intuito principal deste artigo, portanto, é o de mostrar que a ambiguidade é presente e pertinente em Solombra, ampliando-se em paradoxos e em outras discussões que a obra contempla, entre elas:a morte, a angústia e a dor da existência. O auxílio à nossa leitura se dará com algumas ideias vindas da filosofia existencialista, sobretudo na figura do pensador Martin Heidegger (1889-1972) que desenvolve a discussão e nos auxilia na compreensão da possibilidade de ambiguidade em Solombra.

Referências

AYALA, W. Solombra: um livro de Magia. In: Leitura. Janeiro 1964. (Resenha de Livros)
______ A véspera do livro: Obra Poética de Cecília Meireles.
Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 30/11/1958. (sem paginação).
BLOCH, Pedro. Pedro Bloch entrevista Cecília Meireles. In: ______. Vida, pensamento e obra de grandes vultos da cultura brasileira: entrevistas. Rio de
Janeiro: Bloch Editores, 1989, p. 31-36.
BOBERG, H. T. R. O canto e a lida-percurso esotérico e místico da poesia de Fernando Pessoa e Cecília Meireles. 1989. 292 f. Dissertação (Mestrado), UNESP/FCL Assis, 1989.
GOUVEIA, M. M. Cecília Meireles: Uma poética do eterno instante. Portugal: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 2002.
HANSEN, J. A. Solombra ou a sombra que caiu sobre o eu. São Paulo: Hedra, 2005.
HEIDEGGER, M. A caminho da linguagem. Trad. Márcia Sá Cavalcante Schuback. Petrópolis (RJ): Editora Vozes/ Editora Universitária São Francisco, 2003.
LOPES, D. A poética de Cecília Meireles e a relação com a Filosofia da Existência – ou da angústia e transcendência em Metal Rosicler. 2004. 224 f. Dissertação (Mestrado) – UNESP/ FCL - Araraquara, 2004.
MEIRELES, C. Poesia Completa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
MELLO, A. M. L. Viagem aos confins da noite: Solombra. In:
Poesia e Imaginário. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002.
MENDES, C. A Metáfora e Cecília Meireles (Estudo Crítico de Solombra). Jornal de Letras, RJ, Faculdade de Direito de Petrópolis, 8/1968 (não paginado).
MERQUIOR, José G. Poesia para amanhã: Metal Rosicler.
Jornal do Brasil. Rio de Janeiro, 10 de Setembro de 1960, Suplemento Dominical, p. 7.

Downloads

Edição

Seção

Literatura