LITERATURA E CINEMA: PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO MÉDIO
Palavras-chave:
Leitura, Literatura, Cinema, Mídias, Método RecepcionalResumo
Propor novos modos de ler os veículos midiáticos é um desafio para os professores e para as escolas, como também condição para a inserção do sujeito no mundo atual. Nesse sentido, o cinema pode ser um grande recurso para o trabalho pedagógico, uma vez que sua leitura traz uma nova discursividade, uma novalinguagem. O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta metodológica utilizando a mídia impressa, o romanceO primo Basílio, e a mídia audiovisual, o cinema, com o filme homônimo da obra literária, na perspectiva do Método Recepcional. A intenção é propor esse método como recurso à leitura dos clássicos da literatura e ampliar os horizontes de expectativas da população discente.Referências
AGUIAR, Vera Teixeira de; BORDINI, Maria da Glória. Literatura e formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.
BAKHTIN, M. M. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. São Paulo: UNESP e Hucitec, 1988.
COSCARELLI, Carla Viana. A nova aula de português: o computador na sala de aula. Presença Pedagógica. Belo Horizonte, mar./abr., 1999. Disponível em: http://www.eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod82139/etapa3/leituras/biblioteca/ap.htm
ECO, Umberto. Apocalípticos e integrados. São Paulo: Perspectiva, 1970.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo: Cortez, 1992.
________. A importância do ato de ler. In: A importância do ato de ler em três artigos que se completam. 45. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. São Paulo: Editora 34, 1996, vol. 1.
JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação a teoria literária. São Paulo: Ática, 1994.
MENDONÇA, Aniceta de. Da descrição aos objetos-personagens nos romances de Eça de Queiroz. Revista de Letras. Assis, v. 19, p. 9-37, 1977.
NAGAMINI, Eliana. Literatura, televisão e escola: estratégias para leitura de adaptações. São Paulo : Cortez, 2004.
NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema em sala de aula. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2006.
NEWMAN, Betsy; MARA, Joseph. Tecnologia educacional: uma visão política. Petrópolis: Vozes, 1995. O primo Basílio. Direção e Produção de Daniel Filho. Estúdio/Distribuidora Buena Vista / Globo Filmes / Miravista / Lerely Produções, 2007. DVD (101 min): son, color, Port.
ORLANDI, Eni. Análise de discurso: princípios e precedimentos. Campinas: Pontes, 2000.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Rede Pública de Educação Básica do Estado do Paraná. Curitiba: SEED, 2009.
PROENÇA, Domício filho. A linguagem literária. São Paulo: Ática, 1996.
QUEIRÓS, Eça. O primo Basílio. Edição integral. São Paulo: Nova Cultural, 1996.
REIS, Carlos. O essencial sobre Eça de Queirós. Lisboa; Imprensa-Nacional-Casa da Moeda, 2005. (Sistema de Bibliotecas).
SOUZA, Américo Guerreiro. Micoestruturas em Eça de Queirós: jogos de luz e de sombra n’Os Mais. In: REIS, Carlos (Coord.). Leitura d’Os Maias: semana de estudos queirosianos. Coimbra: Livraria Minerva, 1990.
XAVIER, Ismail. A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Graal: Embrafilmes, 2003.
__________. Do texto ao Filme: a trama, a cena e a construção do olhar do cinema. In PELEEGRINI, Tânia. [et al.]. Literatura, cinema e televisão. São Paulo: SENAC, 2003.
__________. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. São Paulo: Paz e Terra, 2005. Site consultado
http://webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/material/tv/tv_intermediario/p_01.htm acessado em 26/11/2011
BAKHTIN, M. M. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. São Paulo: UNESP e Hucitec, 1988.
COSCARELLI, Carla Viana. A nova aula de português: o computador na sala de aula. Presença Pedagógica. Belo Horizonte, mar./abr., 1999. Disponível em: http://www.eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod82139/etapa3/leituras/biblioteca/ap.htm
ECO, Umberto. Apocalípticos e integrados. São Paulo: Perspectiva, 1970.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo: Cortez, 1992.
________. A importância do ato de ler. In: A importância do ato de ler em três artigos que se completam. 45. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. São Paulo: Editora 34, 1996, vol. 1.
JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação a teoria literária. São Paulo: Ática, 1994.
MENDONÇA, Aniceta de. Da descrição aos objetos-personagens nos romances de Eça de Queiroz. Revista de Letras. Assis, v. 19, p. 9-37, 1977.
NAGAMINI, Eliana. Literatura, televisão e escola: estratégias para leitura de adaptações. São Paulo : Cortez, 2004.
NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema em sala de aula. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2006.
NEWMAN, Betsy; MARA, Joseph. Tecnologia educacional: uma visão política. Petrópolis: Vozes, 1995. O primo Basílio. Direção e Produção de Daniel Filho. Estúdio/Distribuidora Buena Vista / Globo Filmes / Miravista / Lerely Produções, 2007. DVD (101 min): son, color, Port.
ORLANDI, Eni. Análise de discurso: princípios e precedimentos. Campinas: Pontes, 2000.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Rede Pública de Educação Básica do Estado do Paraná. Curitiba: SEED, 2009.
PROENÇA, Domício filho. A linguagem literária. São Paulo: Ática, 1996.
QUEIRÓS, Eça. O primo Basílio. Edição integral. São Paulo: Nova Cultural, 1996.
REIS, Carlos. O essencial sobre Eça de Queirós. Lisboa; Imprensa-Nacional-Casa da Moeda, 2005. (Sistema de Bibliotecas).
SOUZA, Américo Guerreiro. Micoestruturas em Eça de Queirós: jogos de luz e de sombra n’Os Mais. In: REIS, Carlos (Coord.). Leitura d’Os Maias: semana de estudos queirosianos. Coimbra: Livraria Minerva, 1990.
XAVIER, Ismail. A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Graal: Embrafilmes, 2003.
__________. Do texto ao Filme: a trama, a cena e a construção do olhar do cinema. In PELEEGRINI, Tânia. [et al.]. Literatura, cinema e televisão. São Paulo: SENAC, 2003.
__________. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. São Paulo: Paz e Terra, 2005. Site consultado
http://webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/material/tv/tv_intermediario/p_01.htm acessado em 26/11/2011