A RECEPÇÃO CRÍTICA DO MOVIMENTO SIMBOLISTA NAS PÁGINAS DO JORNAL CEARENSE O PÃO (1892 - 1896)
Palavras-chave:
Rece pção crít ica, Imprensa, Simbolismo, O PãoResumo
O artigo em questão tem por objetivo estudar a recepção crítica do movimento simbolista nas páginas do jornal cearense O Pão (1892-1896), um dos órgãos literários que mais colaborou para a consolidação das Letras e das Artes no Ceará. Foi nas colunas deste jornal, onde ecleticamente conviviam diversas tendências estéticas, que os poetas Lopes Filho, autor de Fantos (1893), e LívioBarreto, autor de Dolentes (1897), e o contista Cabral de Alencar, publicaram seus primeiros textos simbolistas. Entretanto, alguns dosredatores do jornal, como é o caso de Antônio Sales, atacam impiedosamente o Simbolismo nacional. Vale ressaltar que tal ação é uma resposta a ataques vindos de outras revistas simbolistas espalhadas pelo país, como é o caso da Tebaida, órgão dos simbolistas do Rio de Janeiro, mas a nova escola é que passa a ser alvo das censuras dos redatores de O Pão.Referências
BARREIRA, Dolor. História da literatura cearense. Fortaleza: Instituto do Ceará, 1948.
BRITO, Luciana. O Pão... da Padaria Espiritual (1892-1896) e sua produção crítica. 2003.148 f. (+anexo). Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Assis, 2003.
CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. São Paulo: Nacional, 1965.
CARLOS JÚNIOR, José. Com a Tebaida. O Pão, Fortaleza, n.º 20, 15 de julho de 1895.
CAROLLO, Cassiana Lacerda. Decadentismo e simbolismo no Brasil: crítica e poética. Brasília: INL_Mec; Rio de janeiro: LTC-Livro Técnicos e Científicos, 1981, vol. I.
CARTEIRA. O Pão, Fortaleza, n.º 18, 15 de junho de 1895, p. 3.
______. O Pão, Fortaleza, n.º 19, 1 de julho de 1895, p. 2. LOPES FILHO. Mármores. O Pão, Fortaleza, n.º 22, 15 de agosto de 1895, p.4.
MARTINS, Wilson. História da inteligência brasileira. São Paulo: Cultrix, 1978, v.4.
MOTA, Leonardo. A Padaria Espiritual. Fortaleza: Edésio, 1938.
SALES, Antônio. Bibliografia. O Pão, Fortaleza, n.º 13, 01 de abril de 1895, p. 5.
______. Uma agressão. O Pão, Fortaleza, n.º 18, 15 de junho de 1895, p. 2.
BRITO, Luciana. O Pão... da Padaria Espiritual (1892-1896) e sua produção crítica. 2003.148 f. (+anexo). Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Assis, 2003.
CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. São Paulo: Nacional, 1965.
CARLOS JÚNIOR, José. Com a Tebaida. O Pão, Fortaleza, n.º 20, 15 de julho de 1895.
CAROLLO, Cassiana Lacerda. Decadentismo e simbolismo no Brasil: crítica e poética. Brasília: INL_Mec; Rio de janeiro: LTC-Livro Técnicos e Científicos, 1981, vol. I.
CARTEIRA. O Pão, Fortaleza, n.º 18, 15 de junho de 1895, p. 3.
______. O Pão, Fortaleza, n.º 19, 1 de julho de 1895, p. 2. LOPES FILHO. Mármores. O Pão, Fortaleza, n.º 22, 15 de agosto de 1895, p.4.
MARTINS, Wilson. História da inteligência brasileira. São Paulo: Cultrix, 1978, v.4.
MOTA, Leonardo. A Padaria Espiritual. Fortaleza: Edésio, 1938.
SALES, Antônio. Bibliografia. O Pão, Fortaleza, n.º 13, 01 de abril de 1895, p. 5.
______. Uma agressão. O Pão, Fortaleza, n.º 18, 15 de junho de 1895, p. 2.