PROPOSTA DE MELHORIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA ATRAVÉS DA INICIAÇÃO A DOCÊNCIA EM UM CLUBE DE CIÊNCIAS E CULTURA

Autores

  • Rubens Francisco Ventrici de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Sertãozinho
  • Fabiane Elidia Dias Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Sertãozinho

Palavras-chave:

Clube de Ciências e Cultura, popularização da c iência, formação de professores

Resumo

O Clube de Ciência e Cultura do IFSP – Campus Sertãozinho propicia um ambiente alternativo de ensino, popularização da ciência e aperfeiçoamento de professores de ciências. Nele, estudantes do ensino fundamental e médio das escolas públicas da cidade de Sertãozinho e da região podem participar de projetos de iniciação científica infanto-juvenil, sob orientação de uma Equipe de Colaboradores que inclui professores e estudantes do Curso de Licenciatura em Química do IFSP – Campus Sertãozinho. Essa interação contribui positivamente para a educação científica de crianças e adolescentes e também para o desenvolvimento profissional de futuros professores de Ciências da Educação Básica. Os primeiros têm a oportunidade de vivenciar um processo de ensino-aprendizagem de ciências e cultura diferenciado daquele que normalmente é ministrado na escola, baseado em atividades e projetos que visam à iniciação científica e a cidadania crítica. Enquanto isso, estudantes de licenciatura têm a oportunidade de discutir fundamentos teóricos metodológicos relacionados à educação em ciências, elaborar material didático, estratégias educativas e participar ativamente de pesquisas na área de Educação em Ciências, tendo oportunidade de vivenciar a construção de uma nova/outra cultura de formação, que consiste em adquirir experiência profissional, atendendo um número significativo de crianças e adolescentes da comunidade, obtendo desenvolvimento e identidade profissional nopercurso da formação inicial.

Referências

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Artigos Científicos