“Navegar é preciso”: texto, hipertexto e prática educativa no contexto da cibercultura
Palavras-chave:
cibercultura, prática educativa, antropofagiaResumo
O artigo a seguir tratará da necessidade de adequação da prática educativa ao ambiente da cibercultura. Essa adequação não será visualizada como simples assimilação de meios tecnológicos e seu uso na sala de aula. O que buscará ser pensado será de como dispor de concepções já existentes, tanto as que dizem respeito ao texto, quanto ao papel da escola e do professor – a partir de uma postura antropofágica - para elaborar uma nova ação frente aos desafios de aprender/ensinar leitura à interatores/as.Referências
ANDRADE, Oswald, Manifesto da poesia pau-brasil. In: TELES, G, M. Vanguarda europeia e modernismo brasileiro. Rio de Janeiro: Vozes, p. 326-331, 1997.
ANDRADE, Oswald, Manifesto Antropófago. In: TELES, G, M. Vanguarda europeia e modernismo brasileiro. Rio de Janeiro: Vozes, p. 353-360,1997.
BARTHES, Roland. Aula. São Paulo: Cultrix, 12 ed. 2004 a.
_______________ . O rumor da língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004 b.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf pag. 30
CAMPOS, Haroldo de. Uma poética da radicalidade. In: ANDRADE, O. Obras completas de Oswald de Andrade–Pau- Brasil. São Paulo: Editora Globo, 1990.
COMPAGNON, Antoine. O Demônio da Teoria: literatura e senso comum. Belo Horizonte: UFMG, 2001.
DELEUZE, Gilles. Crítica e Clínica. São Paulo: 34 ed., 1997.
________________. Conversações. São Paulo: editora 34, p. 219-226, 1992.
________________; PARNET, Claire. Diálogos. São Paulo: Escuta, 1998.
DEMO, P. Desafios Modernos da Educação. Petrópolis: Vozes, 1993.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.
____________. Educação & atualidade brasileira. São Paulo: Cortez, 2001b.
____________. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
GADOTTI, M. O ciberespaço na formação continuada-educação a distância com base na Internet. Verbo de Minas, Juiz de Fora, v. 1, n.2 p.125-145. 1999.
JARDILINO, J.R.L.; HORIKAWA, A.Y. A formação do prof essor: desafios à educação na pós modernidade. Verbo de Minas, Juiz de Fora, v. 1, p.207-213. 1999.
LIBÂNEO, J.C. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 1998.
MIRANDA, Carlos Eduardo A. Uma educação do olho: as imagens na sociedade urbana, industrial e de mercado. Cadernos Cedes, ano XXI, nº54, p. 28-40. agosto/2001.
MONTEIRO, André. Antropofagia: um modo de devir brasileiro. Fortaleza: Banco do Nordeste, 2005.
PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S. G. ( org.) Saberes pedagógicos e atividade docente.
São Paulo: Cortez, 1999. p. 15-34.
ANDRADE, Oswald, Manifesto Antropófago. In: TELES, G, M. Vanguarda europeia e modernismo brasileiro. Rio de Janeiro: Vozes, p. 353-360,1997.
BARTHES, Roland. Aula. São Paulo: Cultrix, 12 ed. 2004 a.
_______________ . O rumor da língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004 b.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf pag. 30
CAMPOS, Haroldo de. Uma poética da radicalidade. In: ANDRADE, O. Obras completas de Oswald de Andrade–Pau- Brasil. São Paulo: Editora Globo, 1990.
COMPAGNON, Antoine. O Demônio da Teoria: literatura e senso comum. Belo Horizonte: UFMG, 2001.
DELEUZE, Gilles. Crítica e Clínica. São Paulo: 34 ed., 1997.
________________. Conversações. São Paulo: editora 34, p. 219-226, 1992.
________________; PARNET, Claire. Diálogos. São Paulo: Escuta, 1998.
DEMO, P. Desafios Modernos da Educação. Petrópolis: Vozes, 1993.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.
____________. Educação & atualidade brasileira. São Paulo: Cortez, 2001b.
____________. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
GADOTTI, M. O ciberespaço na formação continuada-educação a distância com base na Internet. Verbo de Minas, Juiz de Fora, v. 1, n.2 p.125-145. 1999.
JARDILINO, J.R.L.; HORIKAWA, A.Y. A formação do prof essor: desafios à educação na pós modernidade. Verbo de Minas, Juiz de Fora, v. 1, p.207-213. 1999.
LIBÂNEO, J.C. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 1998.
MIRANDA, Carlos Eduardo A. Uma educação do olho: as imagens na sociedade urbana, industrial e de mercado. Cadernos Cedes, ano XXI, nº54, p. 28-40. agosto/2001.
MONTEIRO, André. Antropofagia: um modo de devir brasileiro. Fortaleza: Banco do Nordeste, 2005.
PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S. G. ( org.) Saberes pedagógicos e atividade docente.
São Paulo: Cortez, 1999. p. 15-34.