O MULTILETRAMENTO MIDIÁTICO: NOVAS FRONTEIRAS E NOVAS POSSIBILIDADES

Autores

  • Keity Cassiana Seco Universidade Estadual de Londrina - UEL

Palavras-chave:

Multiletramento, canção, Língua Portuguesa, Livros Didáticos

Resumo

O objetivo primordial deste ensaio é refletir sobre o multiletramento e ampliar a discussão sobre as novas responsabilidades e habilidades que esta nova perspectiva didática requer do professor de Língua Portuguesa bem como dos autores de Livros Didáticos desta área. Tais questões abordam as especificidades teóricas e pedagógicas que o professor de linguagem precisa adquirir, para trabalhar com a leitura e a produção discursiva destes gêneros textuais, constituídos por duas ou mais linguagens como a canção, a novela, a Hq, a propaganda, o blog etc. Estes são textos sincréticos veiculados pelos aparelhos eletrônicos (TV, rádio, computadores etc.), que permitem as interações sociais num mundo cada vez mais global e virtual. Ao final, são apontados alguns desafios e avanços, em relação ao ensino-aprendizado dos gêneros midiáticos musicais, como também as dificuldades metodológicas que ainda permeiam os materiais pedagógicos que contemplam estes gêneros.

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