O PERFORMATIVO NA FORMAÇÃO ACADÊMICA – RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE
Palavras-chave:
Performance, Arte, Educação, Teoria Crítica, EstéticaResumo
Relato de experiência docente, no curso de Pedagogia. Propõe pensar a importância do texto performativo no ensino de artes, na graduação, para ampliar o universo artístico dos alunos, tendo observado o contraste entre o que se percebia como pouco envolvimento das turmas, no primeiro bimestre da disciplina, e o aumento observado no envolvimento delas no segundo bimestre, quando passaram das aulas teóricas para as atividades performáticas. Os dados obtidos são objetos de um debate teórico entre a experiência formativa abordada pela Teoria Crítica e teóricos de outras linhas, que mencionam processos cognitivos correspondentes ao tipo de experiência em questão. As idéias de Adorno, Becker, Azanha e Teixeira Coelho são trazidas para a reflexão sobre a educação para a criatividade, considerando que a linguagem performativa contempla a multiplicidade de formas de entendimento, de produção e percepção da experiência, e que uma educação para a emancipação perpassa pela emancipação da linguagem.Referências
ADORNO, T.W., BECKER, H. Educação – para quê?. In: Educação e emancipação. Tradução de W. Leo Maar Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. p. 139-154.
AZANHA, J.M.P. Uma idéia em pesquisa educacional. São Paulo: EDUSP, 1992.
COELHO, Teixeira. O que é ação cultural.. São Paulo: Editora Brasiliense, 1989.
CAZNOK, Y.B. Música: Entre o Audível e o visível. São Paulo: Ed. UNESP, 2003.
AZANHA, J.M.P. Uma idéia em pesquisa educacional. São Paulo: EDUSP, 1992.
COELHO, Teixeira. O que é ação cultural.. São Paulo: Editora Brasiliense, 1989.
CAZNOK, Y.B. Música: Entre o Audível e o visível. São Paulo: Ed. UNESP, 2003.